Fico | Monólogo sobre dia histórico estreia no Paço Imperial com entrada franca

“Fico” é um espetáculo solo do Tryo Teatro Banda com música ao vivo, baseado no livro “Recuerdos del Pasado” do chileno Vicente Perez Rosales (1807/1886). Num período em que se comemora o bicentenário da independência dos países latino-americanos, a peça mostra o então jovem, carismático e temperamental Príncipe Regente português Pedro às vésperas de um grande decisão. Permanecer no Brasil e torná-lo um país livre, ou regressar a Portugal e devolvê-lo à condição de colônia?

Ou seja, a base é o dia do Fico que, em janeiro de 2022, completou 200 anos. O ano é o de 1821 e o então jovem chileno Vicente Pérez Rosales, testemunha real e casual dos acontecimentos se torna, nessa versão, um amigo íntimo de Pedro, sem saber que ele é o próprio príncipe, tornando-se fiel confidente de um homem dividido entre seu espírito liberal e seu caráter autoritário.

Música e narração

O espetáculo segue uma estrutura de solo narrativo, acompanhado de um trio de cordas e um violão, que executa musica autoral escrita especialmente para a obra. O ator chileno Francisco Sanchez conta essa história a partir do ponto de vista de um estrangeiro mundano, que só descobre a real identidade de seu amigo Pedro, ao presenciar o ato do dia 09 de janeiro de 1822, no Paço Imperial do RJ.

Contemplado pelo Edital Iberescena 2020/21 e com estreia no Chile em dezembro de 2021, “Fico” é fruto de uma coprodução da Julio Adrião produções artísticas com a cia chilena Tryo Teatro Banda.

Por fim, “Fico” tem sua estreia no Brasil na sala dos Archeiros do Paço Imperial, o palácio no Rio de Janeiro que foi palco original do dia do Fico.

SERVIÇO

Datas: Sábado 28/05 às 16h, domingo 29/05 às 11h e 16h [duas sessões], sábado

04/06 às 16h e domingo 05/06 às 11h e 16h [duas sessões]. Total de 6 apresentações.

Local: Paço Imperial | Sala dos Archeiros – Praça XV de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro

Tel.: (21) 2215-2093

Classificação indicativa: Livre

Capacidade: 60 participantes por sessão

Duração do espetáculo: 55 minutos

Ingresso: Entrada Gratuita

Escreve o que achou!