Saturday, September 24, 2022

Dia do Milho | Saiba 3 coisas importantes sobre o cereal mais cultivado do mundo

Saboroso, versátil e saudável. Essas três características só podem ser dele: o milho, o cereal mais cultivado no mundo. Com presença em diversas receitas e formas de apresentação, o milho faz sucesso em épocas festivas, como festas juninas. Entretanto, também está presente na culinária típica brasileira com as famosas pamonhas, as espigas de milho vendidas à beira da praia e nas pipocas de cinema, que apresentam aquele cheirinho marcante que contagia.

Pensando nisso, o Dia do Milho, comemorado anualmente no dia 24 de abril, busca incentivar o consumo do cereal, que é considerado um dos mais nutritivos para a alimentação. Aliás, a nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas, conta que, além de estar presente em diversas receitas, o milho é um ótimo aliado na saúde dos consumidores, seja como antioxidante ou como fonte de energia.

“A cada 100 g, o milho conta com 28,6 g de carboidratos, 138 calorias, 3,9 g de fibras, 6,6 g de proteínas e é um cereal que não contém glúten”, ressalta Graciela.

Confira outros benefícios que você não sabia:

1- Fonte de energia

Rico em carboidrato, o milho é responsável por fornecer energia para o corpo, garantindo o funcionamento adequado do cérebro e do sistema nervoso. Para quem faz academia, o milho é uma ótima opção para deixar a energia lá em cima.

2- É um alimento umami

O milho contém 106 mg de glutamato livre a cada 100 g de cereal, sendo considerado um alimento rico em umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano. O umami proporciona benefícios à saúde como o aumento da salivação, o que auxilia o processo de mastigação, além de ajudar na digestão de proteínas.

3- Contém fibras em abundância

Por fim, o milho é um excelente regulador da flora intestinal, prevenindo a prisão de ventre. Além disso, ajuda na regulação do colesterol no corpo e na redução dos níveis de açúcar no sangue.

Ademais, leia mais:
Bandolim Vegan Cult Bar | Enfim, Rio de Janeiro ganha novo restaurante e casa de cultura
Receita de café da manhã saudável | Tapioca com Tofu Defumado e Goiabada
Afinal, saiba seis motivos para dar uma chance ao leite vegano

Escreve o que achou!