Dino D’Santiago lança novo álbum | Ouça ‘Kriola’

Desde do dia 3 de abril que as redes sociais do artista natural de Cabo Verde, Dino D’Santiago, têm sido epicentro da explosão do seu novo álbum. Isto tudo porque ninguém estava à espera desse boom. Dino D’Santiago lançou ‘Kriola‘ como um álbum surpresa. Aliás, resultante de sucessivas viagens a Londres, o trabalho final é uma verdadeira “cachupa instrumental”, como refere o próprio artista. O álbum apresenta várias misturas de ritmos como o batuque, coladeira, funaná, entre outros ritmos.

As músicas do ‘Kriola‘ podem ir do crioulo cabo-verdiano ao português, passando pelo inglês. A obra prima do artista lusófono representa a multiculturalidade existente na cidade de Lisboa, pois, segundo autor, o álbum “bebeu sabores de Santiago (Cabo
Verde), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Lagos (Nigéria) e Luanda (Angola).” Para além de nos presentear com um novo álbum em tempos difíceis, o artista cabo-verdiano residente em Lisboa fortalece ainda mais o seu lado ativista através das novas
músicas.

Nôs tudo eh Kriolu

Dino já deu entrevista em diretos do instagram para a MTV Portugal, para a Rádio Cidade FM, entre outros canais. E nestas entrevistas explicou o porque do álbum ter sido intitulado ‘Kriola’. Para ele, “Nôs tudo eh Kriolu”, o que em português significa “Todos somos crioulos”. Ele relembra que ser crioulo não é nada mais, nada menos do que o resultado da mistura entre o branco e o preto. Inclusive, Dino D´ Santiago fez um post sobre o álbum e termina dizendo:

“Kriola é revolução e emancipação cultural, é a crença de que chegou a hora de acreditarmos na riqueza rítmica das nossas claves e reclamarmos por um lugar, que é de todos nós.”

Além disso, Dino tem participado em causas solidárias, como festivais online. Já participou no Festival Iminente e neste sábado, dia 11 de abril, irá fazer uma performance no festival cabo-verdiano, Festival na Sofá, também online. Enfim, o álbum do artista encontra-se disponível em várias plataformas, como o Youtube, Spotify, iTunes, e outros.

Afinal, ouça ‘Kriola’:

*Vandira Rodrigues (@almakriola) é cabo-verdiana e jornalista 

Ademais, leia mais:

O legado da Morna segue com Donna La Perle
Marcelo Monteiro | “Cosmogonia resgata e desperta a consciência do povo negro”
5 álbuns de mulheres de Cabo Verde para ouvir durante a quarentena

Escreve o que achou!