Direito de Sonhar, documentário inédito com direção de Theresa Jessouroun, estreia no Canal Brasil no dia 20 de dezembro, às 20h. O filme retrata a realidade de jovens do Complexo do Alemão e as dificuldades enfrentadas por eles, principalmente por conta da ausência de apoio do Estado.
Os personagens presentes no longa são o reflexo do Brasil e da indignação da população carente de educação, saúde e segurança. O ponto de partida do documentário é a morte de Agatha Felix, menina de 8 anos atingida por um tiro de fuzil nas costas, disparado por um policial, quando ela se deslocava dentro de uma kombi, ao lado de sua mãe. Além disso, mostra o depoimento da mãe de Agatha.
Complexo do Alemão
O Complexo do Alemão é um conjunto que abriga o maior número de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro e por lá moram cerca de 180 mil pessoas. O documentário Direito de Sonhar mostra como a ausência do Estado, o racismo e a discriminação social afetam não apenas suas vidas e seus sonhos, como também o acesso à educação e à cultura pelas crianças.
O documentário exibe depoimentos fortes de crianças, jovens e adultos, que revelam a consciência dos entrevistados da necessidade de resistência e de luta por seus direitos como cidadãos, com mais oportunidades e segurança. A saber, antes da exibição no Canal Brasil, Direito de Sonhar esteve presente apenas na programação do Festival do Rio 2022.
Ficha Técnica
DIREITO DE SONHAR
Brasil | 2022 | 76 minutos | Documentário
Direção: Theresa Jessouroun
Classificação: 12 anos
Quando: 20 de dezembro (quarta-feira), às 20h
Por fim, leia mais:
Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil
Filmes de Helena Solberg estão disponíveis gratuitamente na Spcine Play
Confira os destaques do Canal Brasil no 56º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro