Cinema
Restará sempre muito o que fazer | Documentário de Julio Adrião será exibido no YouTube
Publicado
2 anos atrásem
Por
Redação
A Usina Cultural Energisa em Nova Friburgo dá prosseguimento às comemorações dos seus 20 anos. Sendo assim, na próxima quarta-feira, 27 de outubro, às 20 horas, o público poderá assistir ao documentário afetivo do ator, produtor e diretor teatral, Julio Adrião: “Restará sempre muito o que fazer”.
O documentário produzido durante a pandemia surgiu a partir do cruzamento de antigas cartas e imagens que narram o cotidiano de um pai e um filho, cada um em seu local de trabalho, em lugares distantes da família. Com duração de 17 minutos e 30 segundos, o trabalho será exibido no YouTube da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho ( https://www.youtube.com/channel/UCgPdf3wVYJzjYbRnqI_UGdA ), mantida pela Energisa, e responsável pela gestão cultural de diversos espaços.
Quem é Julio Adrião?
Julio Adrião nasceu no Rio de Janeiro em 1960, é formado pela CAL (1987), trabalhou seis anos na Itália com treinamento físico do ator e teatro de rua, e desde sua volta ao Brasil em 1994, dirigiu espetáculos e integrou o trio cômico Cia. do Público até 2002. Com diversas participações em longas no cinema e séries na TV, ganhou o Prêmio Shell/RJ de melhor ator em 2005, com o solo narrativo “A descoberta das Américas”, de Dario Fo.
Desde 2007, Júlio ministra a oficina Narrativa física solo; no Teatro, dirigiu “Roda saia, gira vida” (Prêmio Mambembe 1994 – 10 melhores espetáculos), a Ópera “O elixir do amor”, o solo “Roliude”, “O casamento de Hermelinda” (Passo Fundo/RS) e “Blefes excêntricos”.
No cinema, trabalhou com Eduardo Nunes (Sudoeste), José Padilha (Tropa de elite 2), Juliana Reis (Disparos), Luiz Henrique Rios (Meus dois amores), Ives Rosenfeld (Aspirantes), Roberto Berliner (Nise, o coração da loucura), Mauricio Farias (Verônica), Diogo Oliveira e Bruno Laet (O homem que matou John Wayne), Ruy Guerra (Quase memória e Aos pedaços), Alex Levy-Heller (Christabel e As Polacas), Felipe Bond (Como você me vê), Geraldo Sarno (Sertânia) e Victor Furtado (A última cidade).
Na TV participou de: Amazônia (Marcos Schechtman), As Brasileiras (Tizuca Yamazaki), Poema Sujo (Silvio Tendler), Dois irmãos (Luís Fernando Carvalho), Liberdade, liberdade (Vinicius Coimbra), As melhores entrevistas do Pasquim (André Weller).
Em novembro, a Usina Cultural Energisa continua presenteando seu público com uma exposição virtual de Mário Massena, a partir do dia 1º, no site da Fundação (https://www.fundacaoormeo.org.br) e uma Oficina de Iniciação à Gaita com Isaías Mostowski no dia 03 de novembro, às 14 horas, também no canal do YouTube da FCOJB.
SERVIÇO
Documentário “Restará sempre muito o que fazer”, com Julio Adrião
27 de outubro de 2021 (quarta-feira)
20 horas
YouTube da Fundação Ormeo Junqueira Botelho
Realização: Fundação Cultural Ormeo J. Botelho, Energisa e Usina Cultural Energisa Nova Friburgo/RJ
Ademais, leia mais:
A Imagem da Tolerância | Conheça o documentário sobre um símbolo da benevolência
Casa do Triunfo | Livro aborda peregrinação e aparição de Nossa Senhora
Aparecida do Brasil | O documentário que é reportagem sobre a imagem da santa
Você pode gostar
Cinema
Irmãos Por Escolha | Filme sobre a rotina de cadetes da AMAN chega à Netflix
Longa mostra a primeira turma de mulheres da AMAN, após 210 anos de existência da Academia
Publicado
15 horas atrásem
6 de junho de 2023Por
Redação
Irmãos Por Escolha, documentário com direção de Gabriel Mattar, estreia na Netflix neste domingo (11). O longa, o primeiro a ser filmado dentro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), acompanha o cotidiano intenso de treinamento dos cadetes. São homens e mulheres que em meio aos tantos desafios, criam vínculos de amizade durante o processo de formação. Além disso, o filme também mostra a primeira turma de mulheres da AMAN, após 210 anos de existência da Academia. A produção é da Kombat Films.
Partindo da experiência do diretor, que perdeu o irmão ainda na infância, a narrativa explora a relação de irmandade entre os jovens cadetes. Com material 100% original, a história foca em alguns personagens durante os quatro anos de formação profissional dos militares.
Mattar também busca uma perspectiva sensível sobre o amadurecimento dos alunos da AMAN ao longo da graduação. Sob uma visão civil, o diretor busca estudar o comportamento e estreitamento desses laços.
Aliás, veja um trecho de Irmãos Por Escolha, e siga lendo:
“O filme aborda questões essenciais como: inteligência emocional e trabalho em grupo. O documentário atua como fomentador do debate nacional sobre o jovem, sua participação na sociedade, sua transição para vida adulta, seus potenciais e responsabilidades”, diz Mattar.
Por fim, o longa esteve nos Festivais Internacionais de Santa Fé e Flickers Rhode Island, além de receber os prêmios Global do Lift Off e Paris Awards em 2022. No Brasil, o documentário integrou o Festival de Petrópolis do ano passado.


Irmãos Por Escolha | Filme sobre a rotina de cadetes da AMAN chega à Netflix

Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró

Zona Franca | Espetáculo da Cia Suave com direção de Alice Ripoll estreia no RJ em temporada popular

Cora do Rio Vermelho | Espetáculo passeia pela vida e a obra de Cora Coralina
Cultura


Feira Carioquíssima realiza duas edições na Urca em junho com muito forró
Evento chega ao bairro nos dias 10 e 11 na Praia Vermelha e de 23 a 25 no Parque Bondinho...


Zona Franca | Espetáculo da Cia Suave com direção de Alice Ripoll estreia no RJ em temporada popular
O que acontece quando uma sociedade opta pela barbárie, pela guerra, e o indivíduo se surpreende impotente?


Cora do Rio Vermelho | Espetáculo passeia pela vida e a obra de Cora Coralina
Peça sobre a poeta, contista e doceira acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Centro Cultural Justiça...


Anime Friends completa 20 anos e traz ao Brasil atores de séries japonesas dos anos 80
Takumi Tsutsui, o inesquecível ninja Jiraiya, será um dos convidados
Crítica


EO – O mundo visto pelos olhos de um burro
Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023


Benjamin, o palhaço negro | Uma homenagem ao primeiro palhaço negro do Brasil
Parece até piada que notícias como a do racismo sofrido pelo jogador de futebol Vini Jr. ou um aplicativo que...


Crítica | ‘Meu Vizinho Adolf’ uma dramédia impactante
'Meu Vizinho Adolf' aborda as consequências do nazismo em uma dramédia tocante.


Crítica | Meu Pai É Um Perigo
Comédia é leve, diverte e ainda traz algumas críticas de classe
Séries


Aruanas | Segunda temporada apresenta poluição urbana como o inimigo
Série original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo em coprodução com a Maria Farinha Filmes, acompanha a saga de ativistas ambientais


The Sympathizer – Nova série da HBO Max traz Robert Downey Jr.
Trailer mostra que o ator interpreta vários personagens.


The Acolyte | Ilha da Madeira é cenário de nova série Star Wars sobre os Sith
Destino português recebeu parte das filmagens de 'The Acolyte'


Belas Maldições – Neil Gaiman fala sobre trailer da 2º temporada
Série segue sem data de estreia mas agora temos noção de quando o trailer pode sair.
Literatura


Conheça a biografia do controverso Vladimir Putin em HQ
Obra da Conrad é uma leitura importante para quem quer entender as complexidades da política russa e suas estratégias globais


A Voz do Tempo | Conheça a história real de uma paixão entre um padre beneditino e uma jovem aristocrata
Escritora Lenah Oswaldo Cruz transforma em autobiografia manuscritos que encontrou do pai sobre o romance que chocou as sociedades paulista...


A plenitude do ser: O guia para uma vida transformada | Conheça a filosofia de Tina Turner
"Acredito que cada um de nós nasce com uma missão particular, com um propósito de vida que só nós podemos...


A Feira do Livro | Evento recebe Patricia Hill Collins, uma das mais potentes vozes do feminismo negro
Socióloga estadunidense, uma das mais importantes vozes da intelectualidade contemporânea, vem ao Brasil em junho
Música


Leoni & Outro Futuro se apresentam no Circo Voador | Hoje é dia de Festa
Show celebra os 40 anos de carreira de Leoni e os 62 anos do artista


Itaipava Jazz & Blues Festival acontece em junho com atrações nacionais e internacionais
O Soberano Itaipava recebe a partir do dia 8 de junho a primeira edição do festival


Em Cantos de Oriṣà | Irma Ferreira lança seu novo álbum
Entre os Oríkìs e Àdúrás, o álbum mostra parte da beleza do repertório religioso afro-brasileiro do Candomblé, em uma junção...


Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha | Show acontece no Cesgranrio
No dia 02 de junho, a multiartista fará sua estreia na capital carioca
Tendências
- Cinema1 mês atrás
Crítica | Deixados Para Trás: O Início do Fim
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Beau tem Medo’ é bizarramente bom
- Cultura2 meses atrás
Abba The Show chega ao Brasil com turnê de 11 shows
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Herói de Sangue’ é destaque no Festival Filmelier
- Cinema2 meses atrás
‘Ninguém é de ninguém’ faz pré-estreia no RJ
- Cinema2 meses atrás
Crítica | A morte do demônio: A ascensão
- Música2 meses atrás
Francisco, el Hombre | Novo show da turnê de 10 anos acontece no Circo Voador
- Música3 semanas atrás
Festival Halleluya 2023 acontece no Terreirão do Samba com entrada gratuira