Wednesday, December 7, 2022

Encontro das Nações de Povos Tradicionais RJ | Confira a programação

1º Encontro das Nações de Povos Tradicionais do RJ acontece neste domingo, 27 de novembro, no Museu da República, com entrada gratuita. O evento contará com a participação de mais de 60 expositores, palestras, workshops e rodas de jongo, capoeira e cigana.

Simultaneamente, haverá a entrega da Medalha Zélio Fernandino de Moraes, outorgas a ícones da Cultura Afro-Brasileira. Bem como, apresentações dos Tambores Sagrados de Cuba com Leo Leobons, do Afro Orunmila e a Roda do Sambastião para encerrar o 1º Encontro das Nações de Povos Tradicionais do RJ.

Além disso, o evento é uma realização do Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa às Tradições Afro (ICAPRA) e marca o início das celebrações pelos seus 25 anos. O Encontro é patrocinado pelo Edital “Povos Tradicionais” do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e apoio do Museu da República.

Então, confira a programação completa do 1º Encontro das Nações de Povos Tradicionais do RJ:

RODA DE CAPOEIRA:

10h – Roda de Capoeira com Comunidade de Estudos e Pesquisas da Capoeira (instrutor Fernando Ferreira e professor Pica-Pau)

HOMENAGENS:

11h20 – Homenagem a Indígenas e Caboclos
APRESENTAÇÃO RODA CIGANA:

11h40 – Grupo Encanto Cigano

RODA DE JONGO:

12h20 – Roda de Jongo com o Grupo Filhos de Benedito

PALESTRAS TEMÁTICAS:

10h – “A Origem e as Tradições do Povo Cigano” com Katja Bastos (Sacerdotisa da Encantaria Cigana do Povo do Oriente e Iyalorixá), Alexsander Lepletier (Tarólogo) e Nancy de Oyá (Iyalorixá)

11h – “A História das Religiões Afro no Brasil, sua Implantação e Desenvolvimento” com José Beniste (Ogan, escritor e pesquisador) e Mejito Marcos D´Bessen (Sacerdote, escritor e pesquisador) 

12h – “IFÁ, Cultura e Importância para a Humanidade” com Alexandre Okana Oturale (Oluwô Ifá Ni Lorun), Okedipe Popoola Alagbe (Babalawô Ibadan) e Dr. Ivanir dos Santos (Bbalawô e professor).

13h – “Os Jeji no Brasil e seus personagens de ontem e de hoje” com Mãe Toqueno D´Aziri (Sacerdotisa e professora), Mejitó Helena D´ Dan e Ogan Buda de Bobosa (Ogan do Seja-Hunde – Bahia).

14h – “Povo Bantu, sua influência em nossa sociedade, cotidiano e resistência” com Mametu Rose Madozã e Walter N´Kosi.

15h – “Afrodiálogos: A importância da Literatura e da Mídia Negra na Afirmação da Identidade Religiosa Afro-Brasileira” com Mestre Vandelir Camilo (Pesquisador, escritor, professor e autor do Selo Editorial da Plataforma Afrodiálogos), Dra. Lucimar Felisberto dos Santos (Pesquisadora, escritora, professora e administradora da Plataforma Afrodiálogos e Dr. Alexandre de Salles (Pesquisador, escritor, professor e colaborador da Plataforma Afrodiálogos).

16h – “Umbandas Brasileiras” com: Filipi Brasil (Sacerdote Umbandista, escritor e pesquisador), Luiz Fernando Barros (Dirigente Espiritual e coordenador do Movimento Intrarreligioso de União Afro (MIRUA)) e Pai Luiz (Dirigente da Casa do Caboclo Ubirajara).

TARDE DE AUTÓGRAFOS:                                                

Ao mesmo tempo, durante toda a tarde, os escritores e escritoras estarão autografando seus mais recentes lançamentos:

Mãe Márcia Marçal, Professor José Beniste, Pai Márco D´Jagun, Ekede Débora D´Ayrá, Vodúngán Kelly de Oyá e a Sacerdotisa da Encantaria Cigana do Povo do Oriente e Iyalorixá Katja Bastos.

SHOWS:

13h – Leo Leobons e os Tambores Sagrados de Cuba

14h40 – Afro Orunmila

16h – Roda do Sambastião

Foto: divulgação

SERVIÇO:

EVENTO DE ENCERRAMENTO DO 1º ENCONTRO DAS NAÇÕES DE POVOS TRADICIONAIS DO RJ

Dia 27/11/2022 – Das 10h às 18h

LOCAL: MUSEU DA REPÚBLICA

ENDEREÇO: RUA DO CATETE, Nº 153 – CATETE – RIO DE JANEIRO – RJ

ENTRADA FRANCA – Sugestão levar 1kg de alimento não perecível para doação a quem precisa

Por fim, veja mais em:

Conheça a HQ sobre Angela Davis, ativista que marcou a história (viventeandante.com)

Filmes Negros Importam | Mostra acontece no Estação Net Rio
Cem ruínas na esquina da poesia | Livro viaja pela fé

Escreve o que achou!