O 16º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, com o tema “Uma Viagem através das Raízes, dos Olhares e das Conexões” acontece entre os dias 24 de outubro e 01 de novembro em diversos locais importantes do Rio de Janeiro.
A edição deste ano traz o tema “Uma Viagem nas Raízes, Olhares e Conexões,” com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a África por meio de suas conexões culturais. A curadoria, liderada por Laza Razanajatovo e um coletivo de cineastas, recebeu mais de 730 inscrições, estabelecendo um recorde.
Madagascar
A abertura do evento apresentará dois filmes africanos, um de Madagascar e outro da Tanzânia, juntamente com o filme “Deixa”, dirigido por Mariana Jasper. A edição deste ano também marca uma parceria entre o Centro Afro Carioca e o Encontro de Filmes Curtos de Madagascar, incluindo exibições especiais e uma residência dedicada à animação stop motion. A programação inclui a exibição do filme “Alma no Olho” de Zózimo Bulbul, que celebra seu 50º aniversário e aborda a história da África antes da invasão europeia até a vida dos negros na sociedade brasileira.
Essa nova relação reforça o compromisso com a diversidade e o alcance global do Encontro de Cinema Negro. Além disso, está previsto um intercâmbio cultural entre cineastas de Madagascar e o Brasil, fortalecendo os laços entre os dois países. O evento celebra a importância de estudar o passado para preservar o futuro.
Onde?
O evento será realizado em diversos espaços na cidade do Rio de Janeiro, incluindo o Cine Odeon, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), além do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Parte da programação será levada ao Centro Cultural Leão Etíope do Meier, um espaço importante na Zona Norte.
O Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul também oferece atividades formativas durante o Encontro de Cinema Negro, através do Gira Afro.Lab, que tem o objetivo de fortalecer a inserção de projetos com narrativas negras no circuito comercial do audiovisual brasileiro. Além disso, o Encontro contará também com pitching e uma premiação de R$5 mil para o projeto que ficar em 1° lugar, e consultoria para o 2° e 3° lugares, e a imersão em animação para 10 pessoas.
Serviço
16ª Edição do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul
Entre os dias 24/10 e 01/11
Locais de exibição
Cine Odeon – Praça Floriano, 7 – Centro, Rio de Janeiro
Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna (MAM) – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro
Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) – Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro
Leão Etíope – R. Dias da Cruz – Méier, Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita
Ademais, veja mais:
‘Corpos Invisíveis’ é uma obra que transcende a tela e penetra na alma
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Festival do Rio 2023: Othelo, o Grande e a Resistência Negra na Cinelândia