Entrevistas
Gui Fleming | “A psicanálise me influenciou a pensar que arte e loucura tem tudo a ver”
Publicado
4 anos atrásem

Esquisito, diferente, um bom maldito, isso é Gui Fleming? Fizemos uma entrevista completa com esse músico que tem uma persona no palco, onde joga sua expressividade para fora, buscando memórias de seu passado. Aqui ele fala sobre como faz suas canções, juntando as experiências que teve na psicanálise e trabalhando com saúde mental e as conexões entre a arte e a loucura.
Comenta sobre o selo Porangareté e suas diferentes peças e também fala da sua relação com a cantora e compositora Agatha – como Valsa e Baião – e a vida alternativa em São Pedro da Serra, mais simples e orgânica. Além da comparação financeira entre a área metropolitana do Rio de Janeiro e a região serrana, onde possui a vantagem de ter tempo para escrever e compôr.
Aliás, ouça a entrevista completa:
Primeiro clipe, “Zezé”
No dia 1 de abril estreou o primeiro clipe do cantor e compositor Gui Fleming, “Zezé”. Apresenta todo um estilo psicodélico e o ar natureba de São Pedro da Serra. A saber, “Zezé” é uma das faixas do álbum Bom Maldito, lançado recentemente por Gui Fleming através do selo Porangareté, com apoio LabSonica/Oi Futuro. A canção fala sobre o nó entre a loucura e a normalidade e também sobre o amor ao próximo, e ao não tão próximo, o diferente.
O vídeo conta com a participação de Jander Ribeiro, vocalista da formação original da Plebe Rude. Além disso, atuam Rosane Amora e Martha Taruma, juntamente com o próprio Gui Fleming, que assina o roteiro. Aliás, foi inteiramente filmado em São Pedro da Serra. Todos os atores e equipe técnica residem na região serrana do Rio de Janeiro. A faixa foi produzida por Rodrigo Garcia, conhecido por seu trabalho com Cássia Eller, Cátia de França e Júlia Vargas e diretor artístico do selo Porangareté.
Afinal, veja o primeiro clipe de Gui Fleming, “Zezé”:
Créditos do Podcast:
Apresentação, produção e roteiro: Alvaro Tallarico // Edição: Fachal Júnior // Foto de Gui Fleming por Alvaro Tallarico // Siga @viventeandante no Instagram e no Twitter // No Facebook: facebook.com/viventeandante
Ademais, veja mais:
Balla e os Cristais, nova onda do Rock Brasileiro | “O futuro é amalgamar numa nova cultura brasileira”
João Mantuano | “Eu tenho medo do Bolsonaro. De ignorantes que me acham vagabundo”
Juliana Linhares – Nordeste, Cultura, Arte, Política, Pietá e Iara Ira
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.

Você pode gostar
Carlos Maia: ‘Pedágio’, de Carolina Markowicz, é um filme necessário
CCXP 23: Gigantesco evento completa 10 anos com toque carioca, confira as dicas!
‘O Grande Dia’ de Reinaldo Junior, por Danielle Delaneli
Espetáculo ‘The Boys in The Band’ faz temporada no Procópio Ferreira
‘A Transformação de Canuto’, produção indígena brasileira, vence Melhor Filme no IDFA, maior festival de documentários do mundo
Confira os destaques da FLIP 2023: Casa da Música, Casa Estante Virtual, e mais
2 Comments
Escreve o que achou!Cancelar resposta
Entrevistas
Laura Pausini lança novo álbum, ‘Anime Parallele’: ‘Não estamos vendendo sonhos, e sim realidades.’
A cantora também gravou uma música em português com Tiago Iorc.
Publicado
1 mês atrásem
30 de outubro de 2023Por
Livia Brazil
Laura Pausini lançou seu novo álbum no dia 27 de outubro. Anime Parallele, ou Almas Paralelas na versão em espanhol, é seu 12º álbum em italiano e o 11º em espanhol. O disco sai cinco anos após o último, Fatti sentire ancora, lançado em 2018. Segundo a própria, nunca ficou tanto tempo sem um álbum novo. O motivo foi por haver momentos, principalmente por causa da pandemia de covid-19, em que se sentiu paralisada. “Só me sentia segura dentro de casa”, disse Laura em entrevista coletiva na última sexta-feira (27).
Porém, Laura utilizou esses momentos para criar. Escreveu muitas músicas que não sentia nenhuma conexão, até que surgiu “Durare”. A canção deu o clique na cantora que a fez perceber sobre o que queria falar no novo trabalho. A partir de então, as outras músicas saíram mais facilmente. E todas tinham o mesmo tema: as pessoas e suas diferenças. Ou a celebração das pessoas e de suas diferenças.

16 faixas, 16 histórias
Em uma coletiva de imprensa com jornalistas brasileiros toda em português – Laura fala português fluente devido a sua longa relação com o país -, a artista explicou o conceito de Anime Parallele. São 16 músicas, e cada uma conta a história de uma pessoa diferente.
“Queria contar 16 histórias de 16 pessoas reais que vivem vidas paralelas e tentam se respeitar e não se odiar.”, afirmou. Portanto, são 16 músicas, 16 personalidades, 16 pontos de vista diferentes. Porém, o intuito do álbum é mostrar que embora as pessoas sejam diferentes, todos estão conectados pela busca da esperança através do amor. “O mundo está muito violento, então decidi colocar o amor de volta ao centro.”, disse a cantora.
Na versão deluxe de Anime Parallele, que contém 18 faixas em vez de 16, há também um livreto contando um pouco mais sobre a história de cada um dos personagens do álbum. Todavia, quem adquirir a versão em vinil também pode conhecer os rostos dessas pessoas, já que haverá os rostos deles no encarte quem o acompanha. Na versão em CD, imagens de objetos que representam os personagens. Ou seja, o projeto foi pensado em detalhes por Laura Pausini para demonstrar que todos os personagens – e também todas as pessoas que o ouvirem – têm muita importância. “Não estamos vendendo sonhos, e sim realidades”, disse a cantora sobre o projeto.
Música com Tiago Iorc
A coletiva de sexta-feira contou com uma surpresa para Laura: a participação de Tiago Iorc. O cantor brasileiro gravou com Pausini uma versão em português da música “Durare”. Em português, se transformou em “Durar (uma vida com você)”. Quem escreveu a versão foi o próprio Tiago, a pedido de Laura. “As suas canções me tocam muitos sentimentos pela forma que ele utiliza as palavras.”, disse a cantora sobre Iorc. O músico disse ter ficado muito feliz com o convite tanto para gravar a canção quanto o videoclipe da música.
Dueto emocionante
Além do brasileiro, outro dueto presente no álbum é com sua filha Paola. A música em que as duas dividem os vocais do refrão se chama “Dimora naturale”. “Paola entrou no estúdio e me pediu para ouvi-la e depois quis saber a quem eu dediquei. Disse-lhe que era para ela e ela olhou para mim feliz. Aí ela me pediu pra cantar coros comigo”, disse Laura. A canção é forte e a menina faz bonito. Canta tão afinado e emociona tanto quanto a mãe. Anime Parallele é composto de 16 músicas de diversos gêneros, com produção bastante contemporânea, porém mantendo a essência de Laura. Principalmente no que se trata das letras arrebatadoras que costuma escrever.
“Acredito que as palavras numa música são 70% dela. Para mim, o texto é muito mais importante que somente a música. Gostaria de falar para a nova geração para dar mais atenção às palavras. Hoje se preocupa muito com o ritmo, que é muito bom. Mas, ao mesmo tempo, às vezes se perde um pouco a profundidade de uma canção. Fico com a esperança de que sempre vamos fazer músicas com mensagens fortes.”
É exatamente isso que quem for ouvir Anime Parallele vai encontrar: músicas com mensagens fortes e profundas.

Por fim, leia mais:
Perotá Chingó faz show de sensações no Circo Voador
Dora Sanches e a Bomba Relógio, o amor que não é amor
Rock The Mountain 2023 é o festival mais diferenciado do país
Cultura


Zack Snyder leva exclusividade de Rebel Moon à CCXP23
Zack Snyder e elenco de Rebel Moon levam Palco Thunder à loucura na CCXP23.


‘Letícia’ tem première no Festival de Cinema de São Bernardo do Campo
Elenco e diretor estarão presentes no dia 02 de dezembro.


Mayra May: Samba e emoção no coração do Rio de Janeiro
Mayra May, cantora e compositora , apresentará seu disco, "Te Tatuei em Braille",


Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição
"Dario Argento Pânico" abre o Festival Internacional de Cinema Fantástico, que ocorre entre os dias 02 e 09 de dezembro...
Crítica


Carlos Maia: ‘Pedágio’, de Carolina Markowicz, é um filme necessário
Novo longa de Carolina Markowicz é um dos destaques do ano 2023 foi um ano agitado nos cinemas. Vimos o...


Tenho Fé: Filme mostra a arte amiga do sagrado
A grande força de “Tenho Fé”, longa documental dirigido por Rian Córdova, está, sobretudo, em seu conteúdo. Através de imagens...


Crítica | ‘O desafio de Marguerite’ mostra a potência da mulher
Filme estreia em 07 de dezembro no Brasil.


Softie | Filme delicado para mostrar as descobertas de uma criança
Filme quase autobiográfico de Samuel Theis entra em cartaz dia 07 de dezembro.
Séries


Série mergulha na trajetória do sociólogo Herbert de Souza
Produção Original Globoplay de oito episódios reúne grande elenco e estreia em 1º de dezembro.


Angélica estreia novo programa que traz conversas potentes
A série comemora seus 50 anos e recebe convidadas famosas.


Crítica: ‘Rio Connection’ é uma viagem ao mundo do crime nos anos 1970
“Rio Connection” é uma série que se passa nos anos 1970 que mostra uma rede de tráfico de heroína que...


Série ‘Anderson Spider Silva’ já está disponível na Paramount+
A série original do Paramount+, “Anderson Spider Silva”, que narra a vida do famoso lutador, agora está disponível no serviço...
Literatura


CCXP 23: Gigantesco evento completa 10 anos com toque carioca, confira as dicas!
A gigantesca CCXP completa seu décimo ano com um elenco repleto de estrelas, consolidando ainda mais seu papel de destaque...


Casa Poéticas Negras foi o grande destaque da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty
Entrar na pequena cidade histórica de Paraty, já conhecida por suas ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial, foi como ser...


A conexão entre a coloração pessoal e a Psique Humana: FLIP 2023, Casa Enjoei e Jô Souza
Em um mundo que exige constantemente conforto e auto expressão, a coloração pessoal emerge como uma ferramenta fascinante e poderosa...


Marcelo Fagerlande lança livro sobre musa da Belle Époque
Biografia sobre Bebê Lima e Castro, cantora lírica e musa belle époque carioca, tem lançamento no dia 28/11, na Livraria...
Música
Bambas do samba: Geraldo Pereira
Em ocasião do Dia Nacional do Samba lembramos a figura de Geraldo Pereira ”Geraldo Pereira, vara madura que não cai,...


Amaro Freitas e Zé Manoel fazem show na CAIXA Cultural
Dois renomados pianistas brasileiros, Amaro Freitas e Zé Manoel, vindos de Pernambuco, unem seus talentos em uma apresentação única na...


1ª FEIRA NATAL NA TIRADENTES ACONTECE NO CENTRO
No agitado primeiro fim de semana de dezembro, a Praça Tiradentes, localizada no coração do Rio de Janeiro, será transformada...


Conheça o Réveillon da Paz da Comunidade Shalom na Praia do Guido
Enquanto o ano chega ao seu epílogo, a Comunidade Shalom estende um convite especial a quem deseja viver uma experiência...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Filme ‘On Off’ conta com incrível plano-sequência e se destaca no Festival do Rio 2023
- Crítica2 meses atrás
Crítica: ‘Codex 632’ chega na Globoplay com mistérios e ponte entre RJ e Portugal
- Crítica1 mês atrás
Série ‘Fim’, do Globoplay, é engraçada e provocadora ao mesmo tempo
- Cinema4 semanas atrás
Crítica: ‘Nina: A Heroína dos Sete Mares’ encanta com mescla de aventura e mitologia grega
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Até que a música pare’ tem a força das relações humanas, por Carlos Maia
- Espetáculos1 mês atrás
Juliette anima o público do Circo Voador com show de “Ciclone”
- Cinema2 meses atrás
‘Corpos Invisíveis’ é uma obra que transcende a tela e penetra na alma
- Crítica1 mês atrás
Saiba tudo sobre ‘De Férias Com o Ex Caribe: Salseiro Vip’
Pingback: Carlos Posada e o poder da cultura | "A gente tem tudo para sair dessa 'bad'"
Pingback: Euráculo | "O isolamento de forma efetiva está sendo feito, mas e o isolamento da consciência?"