Espetáculo que surgiu a partir de uma notícia de jornal, cuja manchete dizia que uma mulher do interior havia destrinchado o marido, a peça Carne de Segunda volta à cena teatral embalada por mãos femininas. A montagem escrita por Marina Monteiro e dirigida por Natasha Corbelino segue até 19 de março na Sala Rogério Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim, sob interpretação de Tatjana Vereza.
A peça conta a história de uma moradora de uma cidade pequena que decide ser açougueira, profissão incomum para mulheres. Num lugar onde todos sabem da vida de todos, não é segredo que ela vive fugindo do marido por conta da violência doméstica. Ao longo da encenação, a plateia descobre a trajetória dessa mulher açougueira, que durante muito tempo usou seu instrumento de trabalho para destrinchar carnes.
“Da notícia, me chamou a atenção o fato de que todos os vizinhos relataram que o marido a perseguia em volta da casa com um machado e ninguém fazia nada, mas para condená-la estavam todos a postos. Fiquei com isso na cabeça e os elementos do texto foram chegando. Um misto de tragédia com grupo do WhatsApp, fofoca de vizinho com coro grego. Os tempos se misturando. Curioso é que não salvei a matéria e nunca mais consegui encontrá-la. Não sei mais se foi delírio, mas foi daí o início. Acho que essa questão da sutileza e delicadeza misturadas com a força vêm muito no trabalho com a linguagem, buscando uma dramaturgia que ofereça ambiguidade, abertura, espaço para a atriz, pra diretora, pro público”, sintetiza Marina sobre a dramaturgia desenvolvida a partir de sua ideia.
SERVIÇO:
“CARNE DE SEGUNDA” – @carnedesegundaoficial
Temporada: 24 de fevereiro a 19 de março
Dias da semana: Sexta-feira e sábado às 19h; domingo às 18h
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia-entrada)
Link de vendas: www.funarj.eleventickets.com
Local: Sala Rogério Cardoso / Casa de Cultura Laura Alvim
Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema
Informações: (21) 2332-2016
Lotação: 53 lugares
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 50 minutos