Cultura, gastronomia e natureza formam um conjunto irresistível para quem busca destinos próximos, acessíveis e cheios de personalidade. Com 20 países e uma diversidade impressionante de paisagens e experiências, a América Latina segue entre as regiões preferidas dos brasileiros, seja para lazer, estudo ou negócios.
Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Buenos Aires, Santiago e Montevidéu estiveram entre as cidades mais visitadas pelos brasileiros em 2023. Há boas razões para isso e, abaixo, estão sete delas para colocar os destinos latinos no topo da lista das próximas férias.
Viajar pela América Latina é mais fácil: voos mais curtos e menor impacto ambiental
Viajar pela América Latina significa passar menos tempo no ar e gerar menos poluição. Buenos Aires está a apenas duas horas de voo de cidades como Curitiba e São Paulo, o que reduz a emissão de CO? e torna a viagem mais sustentável.
Custo-benefício mais atraente
Em países latinos, a força do real pesa a favor do viajante. Restaurantes renomados e experiências gastronômicas acessíveis tornam destinos como o Peru opções mais econômicas do que cidades europeias ou norte-americanas.
Natureza diversa e impressionante
Da Patagônia às praias caribenhas, a região reúne alguns dos ecossistemas mais ricos do planeta. Montanhas, geleiras, florestas tropicais e litoral paradisíaco formam um cardápio variado para todos os estilos de viagem. Tem desde o Salar de Uyuni, deserto esplêndido na Bolívia até a marcante Machu Picchu, no Peru.
Oferta hoteleira para todos os perfis
A América Latina vive um momento de expansão e qualificação de sua hotelaria. Redes globais ampliam investimentos na região e diversificam as opções de hospedagem. Felipe Mihovilovich, diretor de Expansão da Minor Hotels nas Américas, destaca o potencial estratégico do continente, onde a empresa opera cerca de 60 hotéis de marcas como NH Hotels, NH Collection, Avani e nhow.
Riqueza cultural, histórica e gastronômica
Civilizações ancestrais como maias, incas e astecas deixaram marcas profundas na cultura da América Latina. Arqueologia, centros coloniais preservados e tradições vivas formam uma experiência cultural única. A gastronomia amplia ainda mais essa riqueza. Ceviches, empanadas, tacos, arepas, asado, pupusas e uma infinidade de pratos típicos revelam sabores autênticos e acessíveis.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!
Mais conectividade
A LATAM Airlines tem ampliado a malha aérea na América Latina. Em 2025, a companhia inaugurou rotas como Guarulhos–Bariloche, Guarulhos–Córdoba, Guarulhos–Rosário e Galeão–Ezeiza, além de conexões saindo de Porto Alegre, Belém, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Curitiba. Em 2024, a empresa já havia retomado e ampliado voos internacionais estratégicos.
Facilidade com o idioma
A proximidade entre o português e o espanhol facilita a comunicação e permite maior imersão cultural. Para muitos brasileiros, a adaptação ao idioma é mais simples e a experiência de viagem se torna mais fluida.
Pessoalmente, na América Latina, recomendo lugares como a Bolíva e o Peru. Não são caros e há muita coisa, em especial, de natureza.
Um livro que celebra a força da hotelaria latino-americana
A importância da região no turismo mundial também aparece no livro “Com Propósito: Do Backstage Técnico da Hotelaria à Liderança Global”, do brasileiro Willians da Rocha. A obra se tornou best-seller na Amazon Brasil e alcançou o topo das vendas nos Estados Unidos na categoria Transformação Pessoal.

Com linguagem acessível e foco na liderança com propósito, o autor apresenta bastidores da hotelaria e defende que tecnologia, sensibilidade e empatia são fundamentais para elevar a experiência do hóspede. Com mais de 14 anos de atuação em diferentes redes hoteleiras e projetos de destaque em países como Argentina e Chile, Willians mostra como a região pode se tornar referência mundial na área.
O livro está disponível em formato digital e físico na Amazon Brasil e nos Estados Unidos.



