Conecte-se conosco

Cultura

Festa do Disco | Programa estreia na grade da programação da Rádio Nacional

A história dos grandes álbuns da música brasileira

Publicado

em

Programa Festa do Disco estreia na programação da Rádio Nacional

A Rádio Nacional está lançando uma nova atração semanal a partir deste domingo, 17 de setembro, às 20h. É o programa “Festa do Disco”, com foco no melhor da produção fonográfica brasileira. Essa estreia é o resultado do processo de seleção interna realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foram 238 propostas de novos conteúdos de funcionários de diferentes áreas. “Festa do Disco” é o primeiro projeto aprovado a ir ao ar.

O programa tem produção e apresentação pela jornalista Cibele Tenório e cada episódio abordará um álbum icônico da música brasileira. Com uma duração de uma hora, os episódios combinarão as faixas do álbum com entrevistas que exploram os bastidores e o processo criativo por trás das obras. A sonoplastia do “Festa do Disco” é de Messias Melo.

“Nem sempre o ouvinte de rádio tem a chance de se aprofundar em um álbum ou refletir sobre sua proposta, sobre o conceito pensado pelo artista ou pelo produtor musical para aquela obra. Alguns podcasts musicais até discutem o álbum, mas quase sempre sem a chance de audição das faixas do disco na íntegra. Na Rádio Nacional, que é notadamente conhecida pela qualidade da sua programação musical e pela valorização da música popular brasileira, temos o espaço pra unir esses caminhos”, conta a Cibele.

Valorização

Durante o programa, artistas, produtores e pesquisadores musicais discutirão os grandes projetos da cena musical brasileira. As conversas, intercaladas com as faixas do álbum, permitirão aos ouvintes tanto ouvir as obras quanto acessar informações, curiosidades e análises sobre produções marcantes na discografia nacional. O objetivo é valorizar a pluralidade de gêneros musicais e sotaques do Brasil.

A princípio, a primeira temporada do “Festa do Disco” inclui 13 programas que destacam grandes álbuns da música nacional. A seleção varia de clássicos intemporais como “Pérola Negra” de Luiz Melodia, que completa 50 anos em 2023, a produções mais recentes, como “No Tempo da Intolerância”, o álbum póstumo de Elza Soares, lançado um ano após o falecimento da cantora em 2022.

No primeiro episódio, Cibele Tenório conversa com o historiador e pesquisador musical Lellison de Abreu Souza sobre os 45 anos do álbum “Axé – Gente Boa Do Samba” de Antônio Candeia Filho, mais conhecido como Candeia (1935-1978). Este álbum é considerado um dos mais importantes da história do gênero e foi o quinto e último lançamento do sambista, que faleceu pouco antes do seu lançamento. O programa sobre a obra de Candeia também conta com a participação da cantora e compositora Teresa Cristina.

Ademais, leia mais sobre podcasts:

Vai pra Cuba | Confira um podcast pela ilha polêmica
A mulher da casa abandonada | Entenda por que esse podcast é genial
Por fim, podcast com Ana Catão fala sobre dança afro

Cultura

CSI: Vegas estreia com exclusividade na AXN

A série é um spin-off de CSI: Crime Scene Investigation.

Publicado

em

Grissom e Sara em CSI: vegas

Quem hoje é viciado em podcasts e séries de crimes reais decerto foi ávido espectador de séries policiais. Pois uma das primeiras séries dos anos 2000 está de volta. Na verdade. Está com um spin-off. Dia 5 de outubro estreia CSI: Vegas, série derivada do primeiro CSI: Crime Scene Investigation, que também se passava na cidade. A produção acompanha as investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, nos Estados Unidos. O programa popularizou o gênero ao redor do mundo, tornando-se a série mais assistida dos EUA em 2005 e arrebatando seis prêmios Emmy em mais de uma década de história.

Nova trama, velhos personagens

Após sete anos sem novos episódios, a equipe está de volta, com uma ameaça que coloca o laboratório criminal em perigo. Põe, também, em cheque casos solucionados no passado. O novo time de investigadores retorna à cidade do pecado, onde tudo começou, e vai implementar técnicas forenses de ponta para preservar e servir a justiça no local.

Gil Grissom (William Petersen), entomologista forense e encarregado do Laboratório Criminal de Las Vegas nas primeiras nove temporadas do programa original, vai sair de sua aposentadoria iniciada em 2008 e voltar ao laboratório após um grande amigo sofrer um atentado e precisar da sua ajuda. Quem também está de volta é Sara Sidle (Jorja Fox). Ela havia renunciado ao cargo de diretora do Laboratório para se reunir com seu ex-marido Grissom, mas a mesma situação a faz retornar para a equipe em busca de justiça e respostas.

Elenco renovado

Porém, novos profissionais irão se unir à Grissom e Sara. Na verdade, os veteranos irão se juntar à equipe atual. Maxine “Max” Roby (Paula Newsome) é a supervisora do turno noturno do Laboratório e atual comandante dos CSIs. Joshua Folsom (Matt Lauria) é o investigador nível III que lidera os casos de perícia. Completam o time Allie Rajan (Mandeep Dhillon), uma imigrante que parte para Las Vegas para realizar o sonho de se tornar uma CSI nível II, como também Chris Park (Jay Lee), nível I que vai auxiliar o time nos novos desafios.

Quem aí já está doido pra ouvir as primeiras notas de “Who Are You”, da banda britânica The Who, e sentir os pelos arrepiarem? CSI: Vegas, criada por Anthony E. Zuiker, chega ao Brasil com exclusividade no AXN na, quinta-feira, às 22h.

Por fim, leia mais:

Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil

Conheça ‘Toda luz que não podemos ver’, a nova minissérie da Netflix

Direção de Fotografia, o que é e para que serve

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências