Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Andança festival do rio 2022 com doc sobre beth carvalho
CinemaMúsicaNotícias

Festival do Rio 2022 traz vários documentários sobre artistas nacionais e internacionais

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 24 de março de 2023
7 Min Leitura
Share
Beth Carvalho e companhia (divulgação)
SHARE

A Première Brasil anuncia sua seleção de filmes sobre música para o Festival do Rio 2022. O repertório conta com filmes musicais, cinebiografias de grandes lendas e documentários. Entre eles, estão “Elis & Tom, só tinha de ser com você”, de Elis Regina e Tom Jobim, “Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho”, “Elton Medeiros: o sol nascerá”, “Hallelujah: Leonard Cohen, a Journey a Song”, “Cesária Évora”, “Fausto Fawcett na Cabeça”, “Belchior – Apenas um coração selvagem”, “De você fiz meu samba” e “Êra Punk!”.

“Fausto Fawcett na Cabeça” está na mostra competitiva da Première Brasil e tem exibição marcada para sexta, dia 7/10, no NET Gávea. Com direção de Victor Lopes e produção da TV Zero, a obra é definida como um filme-transe, que mostra o trabalho do cantor, poeta e compositor de músicas ícones, como “Kátia Flávia” e “Rio 40 Graus”.

No dia seguinte (9/10), no mesmo cinema, a chave musical vira para “Belchior – apenas um coração selvagem”, de Natália Dias, Camilo Cavalcanti. Através de imagens de arquivo e depoimentos, surgem as diversas facetas do artista: o rapaz latino-americano: o peregrino, o crítico, o atemporal, o cidadão comum, o irônico, o sensual, o filosófico, o ácido, o retirante, e um homem do seu tempo (e para além dele).

Samba

Em seguida, fechando a programação musical da semana do Festival do Rio 2022, no domingo (9/10) será exibido, no NET Botafogo 1, às 17h, o documentário “De você fiz meu samba”, da diretora Isabel Nascimento Silva, que acompanha a rotina das viúvas de cinco baluartes do samba carioca – Wilson Moreira que, em um trabalho invisível, se tornaram guardiãs de parte fundamental da história musical brasileira.

O documentário “Elis & Tom, só tinha de ser com você” marca presença no Cine Odeon Claro, às 19h30. A obra se passa em Los Angeles, EUA, em fevereiro de 1974, e conta a história de Elis Regina e Tom Jobim quando se encontram para gravar um disco que se tornaria um álbum emblemático na história da música popular brasileira. O documentário mostra os bastidores da gravação deste trabalho memorável através de imagens raras e inéditas. No mesmo dia, tem “Êra Punk!” no Estação Net Gávea, às 19h. Dirigido por Flávio Galvão, o filme é uma crônica urbana de um país exposto à escalada da extrema-direita no mundo.

A música também está presente na mostra Itinerários Únicos. Dia 7 com a exibição de “Cesária Évora”. Dirigido por Ana Sofia Fonseca, o documentário mostra momentos da vida e carreira da cantora cabo-verdiana que foi da pobreza ao estrelato e sonhava apenas com a liberdade. No dia 10, é a vez de “Hallelujah: Leonard Cohen, a Journey, a Song”, dirigido por Daniel Geller e Dayna Goldfine. O filme retrata o músico Leonard Cohen por três prismas: o compositor e sua época; a jornada dramática da canção Hallelujah, da rejeição da gravadora ao sucesso no topo das paradas; e testemunhos comoventes de grandes artistas para os quais sua icônica canção tornou-se referência pessoal.

Aliás, saiba mais sobre o samba, e siga lendo:

O filme que conta a história da “Madrinha do Samba” estreia no dia 11/10, no Cine Odeon Claro, às 19h30. “Andança – Os Encontros e as memórias de Beth Carvalho” expõe a história de Beth Carvalho, uma das maiores sambistas do Brasil, que ajudou a revelar grandes nomes e a revitalizar o gênero musical. As imagens do documentário são parte do vasto acervo pessoal nas mais diferentes mídias – super-8, vh-s, mini-dv, k7 e fotos -, com o recorte único e íntimo da carreira e da vida dessa singular figura da cultura nacional.

Outro filme que marca a data é “Elton Medeiros: o sol nascerá”. Com estreia marcada no Estação Net Gávea, às 16h, a obra é um registro inédito de Elton Medeiros, um dos compositores mais representativos do samba brasileiro. Foi o principal parceiro de Paulinho da Viola, com composições antológicas com Cartola, Zé Ketti, Hermínio Bello de Carvalho, entre outros. Elton Medeiros foi protagonista negro e testemunha de grandes momentos da cena musical do país, do nascimento das escolas de samba, das grandes Gafieiras. O filme homenageia mulheres que fizeram a história da MPB, em depoimentos a Vidal Assis, seu último parceiro.

Na quarta, 12 de outubro, é a vez da exibição de “Miucha, a voz da Bossa Nova”, na categoria Hors Concurs do Festival do Rio 2022, que tem sessão no Odeon às 19h30. O filme, dirigido pordaniel Zarbos e Liliane Mutti se utiliza de gravações caseiras, depoimentos de familiares e amigos, arquivos pessoais e entre outras coisas, para mostrar um pouco da vida de de Miúcha, e seu marido João Gilberto (e seu violão), quando o casal morava nos Estados Unidos, e Cidade do México entre as décadas de 1960-70.

Além disso, aproveite ouça a entrevista completa abaixo com a cantora nordestina Maria Pérola:

Ademais, veja mais:
Antiga casa de Jacob do Bandolim vira restaurante e casa de cultura
Jacob do Bandolim | Enfim, livro conta a vida do gênio do choro
Preto de Azul | Afinal, Samba jazz que une Brasil e Cabo Verde está nas plataformas digitais
 
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
4 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Fernando Meirelles em bom filme. Crítica de Dois Papas no Vivente Andante. Por Alex Campos.
CinemaCrítica

Fernando Meirelles faz ‘Dois Papas’ além da religião. Por Alex Campos.

Alex Campos
3 Min Leitura
silenciosa
CulturaEspetáculosNotícias

Silenciosa- A Peça | Espetáculo on-line e gratuito mostra os conflitos de uma noite de natal com bom humor

Redação
3 Min Leitura
CinemaCrítica

Alma do Deserto: Filme é uma linda busca por identidade na aridez

André Quental Sanchez
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?