Conecte-se conosco

Cinema

Filme de Pedro Almodóvar abre o Festival do Rio em 2021

Publicado

em

Na noite de ontem (09) teve início o Festival do Rio, que nesta edição retorna às salas de cinema. A saber, o evento reúne mais de 90 filmes, entre longas e curtas nacionais e internacionais, exibidos entre os dias 9 e 19 de dezembro. Na seleção nacional, os filmes estão divididos na ‘Premiére Brasil’ entre ‘Novos Rumos’, ‘Hors Concours’, ‘Especial’ e ‘O Estado das Coisas’.

Por outro lado, na seleção internacional, as categorias são ‘Panorama Especial’ e duas ‘mostras homenagem’, uma para o cineasta chinês Wong Kar-Wai, e outra para a revista de cinema francês ‘Cahiers du Cinema’.

Abertura

O filme escolhido para a sessão de abertura foi o aclamado ‘Madres Paralelas’, dirigido por Pedro Almodóvar. Portanto, esta é mais uma parceria vitoriosa do diretor com Penélope Cruz, que protagoniza a obra que aborda a maternidade. Mas, vale lembrar que a película estreará apenas em 2022 na Netflix e em alguns cinemas selecionados.

ALIÁS, VEJA O TRAILER DE ‘MADRES PARALELAS’

Festival do Rio traz seleção diversa

Ademais, a seleção de filmes contempla os mais variados temas e perspectivas cinematográficas. Assim, na sexta-feira (10) será exibido o novo filme de Glória Pires, chamado “A Suspeita”, com direção de Pedro Peregrino. Além disso, na seleção internacional, chega às telas o longa “Nove Dias”, dirigido pelo brasileiro Edson Oda e que tem no elenco Winston Duke e Benedict Wong.

Contudo, o final de semana promete ser concorrido, pois serão exibidos “Chico Mário – A Melodia da Liberdade”, dirigido por Silvio Tendler; “Os Primeiros Soldados”, de Rodrigo de Oliveira e com Johnny Massaro no elenco; e “Antígona 442 A.C”, dirigido por Maurício Farias e estrelado por Andréa Beltrão. Portanto, programe-se para não perder nenhum deles.

Andréa Beltrão em cena de ‘Antígona 442 A.C’ (Reprodução)

Logo, para você não ficar perdido, saiba que o Festival do Rio se concentrará entre os cinemas Reserva Cultural (Niterói), Cinépolis Lagoon, Estação NET Gávea 5, Estação NET Botafogo 1 e Estação NET Rio. Aliás, nestes dois últimos acontecerão os debates no dia seguinte às noites de gala de cada filme da mostra competitiva Premiere Brasil.

PORTANTO, CONFIRA A LISTA COMPLETA DE FILMES AQUI

As ‘mostras homenagem’

O Festival do Rio também apresenta duas ‘mostras homenagem’. Sendo assim, o rigor visual do cineasta chinês Wong Kar-Wai, ganha uma mostra com cinco filmes que serão exibidos novamente nas salas de cinema, em cópias 4K restauradas. Com isso, poderemos ver os premiadíssimos “Felizes Juntos” e “Amor à Flor da Pele”.

Além disso, a revista Cahiers du Cinema, que gestou uma geração de cineastas na França e refletiu sobre o fazer cinema ganha uma exposição, bem como uma mostra em sua homenagem.

Aliás, a lista de cineastas na seleção impressiona e dá ao público a oportunidade de assistir ou reassistir grandes obras do cinema: Louis Malle, Costa Gavras, Robert Bresson e Jean-Luc Godard. Portanto, entre os filmes selecionados, está o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1970) e Prêmio do Júri em Cannes (1969) “Z”, de Costa Gavras.

VEJA A LISTA DE FILMES DA MOSTRA

Por fim, confira o Circuito do Festival do Rio 2021

Cinépolis Lagoon
Av. Borges de Medeiros, 1424 – Lagoa
Estação NET Gávea 5
Rua Marquês de São Vicente, 52
(Shopping da Gávea) – Gávea
Estação NET Botafogo 1
Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo
Estação NET Rio
Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo
Cinema Reserva Cultural
Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói

Ademais, veja mais:

Amor, Sublime Amor | Novo filme de Spielberg é mais dinâmico que o original

CCXP 2021 | Highlights do segundo dia

‘Os Primeiros Soldados’ é um contundente drama LGBT | Crítica

 

 

Cinema

Irmãos Por Escolha | Filme sobre a rotina de cadetes da AMAN chega à Netflix

Longa mostra a primeira turma de mulheres da AMAN, após 210 anos de existência da Academia

Publicado

em

Irmãos por Escolha

Irmãos Por Escolha, documentário com direção de Gabriel Mattar, estreia na Netflix neste domingo (11). O longa, o primeiro a ser filmado dentro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), acompanha o cotidiano intenso de treinamento dos cadetes. São homens e mulheres que em meio aos tantos desafios, criam vínculos de amizade durante o processo de formação. Além disso, o filme também mostra a primeira turma de mulheres da AMAN, após 210 anos de existência da Academia. A produção é da Kombat Films.

Partindo da experiência do diretor, que perdeu o irmão ainda na infância, a narrativa explora a relação de irmandade entre os jovens cadetes. Com material 100% original, a história foca em alguns personagens durante os quatro anos de formação profissional dos militares.

Mattar também busca uma perspectiva sensível sobre o amadurecimento dos alunos da AMAN ao longo da graduação. Sob uma visão civil, o diretor busca estudar o comportamento e estreitamento desses laços.

Aliás, veja um trecho de Irmãos Por Escolha, e siga lendo:

“O filme aborda questões essenciais como: inteligência emocional e trabalho em grupo. O documentário atua como fomentador do debate nacional sobre o jovem, sua participação na sociedade, sua transição para vida adulta, seus potenciais e responsabilidades”, diz Mattar.

Por fim, o longa esteve nos Festivais Internacionais de Santa Fé e Flickers Rhode Island, além de receber os prêmios Global do Lift Off e Paris Awards em 2022. No Brasil, o documentário integrou o Festival de Petrópolis do ano passado.

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências