A 1ª edição do Festival Internacional de Cinema de Paraty acontecerá na cidade de Paraty, Estado do Rio de Janeiro, entre 01 e 04 de Agosto de 2024. O festival tem o objetivo contribuir para a promoção artística, fomentar o turismo local, propor ações culturais através de fóruns, palestras, debates, e encontros com profissionais do setor. Além disso, pretende incentivar reflexões sobre os diferentes gêneros e formatos audiovisuais e discutir estratégias para a distribuição dos filmes do festival.
Assim, o festival anunciou neste sábado, primeiro de junho, a abertura das inscrições para as mostras do evento. A inscrição de filmes para as mostras e para todas as atividades paralelas são gratuitas. Além disso, serão exclusivamente online.
Regulamento
Quem quiser inscrever seu filme para o festival, precisa ir até o site do Festival Internacional de Cinema de Paraty e clicar na aba “Regulamento“. Lá encontrará toda explicação e cadastro para inscrição. Poderão ser enviados filmes produzidos a partir de 2022. Além disso, serão aceitos somente os filmes enviados de 01 de Junho de 2024 até às 23h59min (horário de Brasília) de 16 de Junho de 2024.
As categorias são as seguintes:
- Animação;
- Curta-metragem ambiental brasileiro;
- Curta-metragem acessibilidade, inclusão social e diversidade brasileiro;
- Curta-metragem ficção internacional;
- Documentários;
- Longa-metragem brasileiro;
- Longa-metragem documentários;
- Longa-metragem internacional.
O processo de inscrições e envio de mídia acontece em formato digitalizado e gratuito. Os filmes escolhidos pela curadoria do Festival serão divulgados no site www.festivaldecinemadeparaty.com.br entre os dias 25 e 27 de Junho de 2024.
Intercâmbio de culturas
A programação do festival apresentará uma diversidade de temas representados pelas regiões brasileiras. Esse é o grande propósito do festival: respeitar e incentivar a legitimidade de cada obra, garantindo um espaço para que a livre expressão de um idealizador tenha a oportunidade de chegar ao público.
A saber, o festival busca aprimorar o intercâmbio para a produção audiovisual entre as cidades brasileiras, contribuindo para a formação de plateia para o cinema local e brasileiro.
POR FIM, LEIA MAIS:
Angra dos Reis | Saiba mais sobre a Trilha Porã e o Observatório Nuclear
Casa Poéticas Negras foi o grande destaque da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty
355 anos de Paraty | O patrimônio brasileiro que respira arquitetura