A Última Floresta | Filme dirigido por Luiz Bolognesi, estreia no É Tudo Verdade

“A Última Floresta”, longa-metragem dirigido por Luiz Bolognesi (“Ex-Pajé”, “Uma História de Amor e Fúria”), terá sua primeira sessão no Brasil no 26º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários (8-18 de abril 2021). O roteiro é assinado por Bolognesi e Davi Kopenawa Yanomami, escritor, xamã e líder político yanomami. A exibição acontece no encerramento do festival, dia 18 de abril. O longa teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim, sendo o único filme brasileiro presente na mostra Panorama. Em 2018, o premiado “Ex-Pajé” esteve na mesma seleção do evento.

“Estou muito feliz com a notícia de que a primeira exibição de ‘A Última Floresta’ no Brasil será no encerramento do É Tudo Verdade. Esse festival impulsionou a minha carreira quando lançamos nosso primeiro documentário, “Cine Mambembe, o Cinema Descobre o Brasil”, premiado no É Tudo Verdade, em 1999, o que possibilitou que fizéssemos o longa “Bicho de Sete Cabeças” (2000). Em 2018, “Ex-Pajé” recebeu o prêmio da crítica no festival, o que foi muito importante para seu alcance no Brasil”, afirma o diretor Luiz Bolognesi.

Yanomami

“A Última Floresta” retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado, que vive em um território ao norte do Brasil e ao sul da Venezuela há mais de mil anos. O xamã Davi Kopenawa Yanomami busca proteger as tradições de sua comunidade e contá-las para o homem branco que, segundo ele, nunca os viu, nem os ouviu.

Porém, enquanto Kopenawa tenta manter vivos os espíritos da floresta, ele e os demais indígenas lutam para que a lei seja cumprida e os invasores do garimpo retirados do território legalmente demarcado. Mais de 10 mil garimpeiros ilegais, que invadiram o local em 2020, derrubam a floresta, envenenam os rios e espalham Covid e outras doenças entre os indígenas.

O filme é produzido pela Gullane (dos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane) e Buriti Filmes (Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi), em associação com a Hutukara Associação Yanomami e o Instituto Socioambiental (ISA) e tem distribuição da Gullane. A estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

Ecofalante Play | Nova plataforma gratuita e exclusiva para professores, educadores e instituições de ensino
Malcolm & Marie | Netflix traz cinema e amor num preto e branco brilhante
Bridgerton | Netflix traz série que cativa entre fofoca, romances e o ‘selo’ Shonda Rhimes

Aliás, veja o curta “Na Beira”:

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: