Trem das Onze vem aí com Adoniran Barbosa no cinema

O documentário de Pedro Serrano sobre o sambista Adoniran Barbosa chega aos cinemas em 23 de janeiro de 2020. Adoniran , autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, possui o título de maior sambista paulista de todos os tempos. A cidade de São Paulo era a grande personagem de suas canções e radionovelas. Através de muitas imagens de arquivos raras e nunca vistas antes, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, é redescoberto pelo público.

Confere o trailer e depois desce mais um pouco para ver um curta-metragem completo que conta mais um pouco sobre esse grande artista brasileiro:

Então, como prometido, também tem o filme ‘Dá Licença de Contar’, que recria personagens e locais das canções de Adoniran Barbosa. Aliás, esse curta-metragem foi vencedor na categoria ‘Júri Oficial’ do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas 2016. Em formato de flashback, narra episódios das músicas do sambista, com personagens como: Joca, Mato Grosso, Iracema e Arnesto. O elenco traz nomes como Gero Camilo e Gustavo Machado.

‘Dá Licença de Contar’ mostra um Homem de Chapéu, gravata borboleta e bigode tomando cachaça num boteco, enquanto conta a um garçom sobre sua juventude naquele local. Relembra da maloca e seus dois amigos: Joca e Mato Grosso. O primeiro deles um mulherengo e o segundo, um bêbado. Os vários “causos” do homem descrevem também as rodas de samba que participavam; desde o amor de Mato Grosso por Iracema; até um samba para o qual foram convidados, mas que ao chegarem não havia ninguém; e, por fim, um dos mais emblemáticos e melancólicos episódios, com a demolição da maloca em que viviam.

O curta ‘Dá Licença de Contar’ você confere COMPLETO abaixo:

Veja mais sobre cinema
Entenda a Direção de Fotografia nessa entrevista com Flávio Ferreira
Pureza | Filme emociona público no Festival do Rio
Crítica – Crime Sem Saída
Anúncios
Show More

Escreve o que achou!

Instagram