Saturday, October 1, 2022

Crítica | ‘Fetiches’ faz rir em cima de fantasias sexuais

A comédia francesa “Fetiches” (Les Fantasmes) é eficiente no que se propõe. A trilha sonora inicial na abertura do filme não deixa esconder a que veio. O tema é sexo, mais especificamente, fetiches. Em seguida, um toque de vida real, quebrando um pouco a expectativa que a introdução cria. Então começa algo que é um diferencial do longa, explicações sobre diversos fetiches, com exemplos práticos.

Acompanhamos as fantasias íntimas de seis casais e o primeiro já se destaca pelas atuações de Denis Podalydès como Vincent Lebrun e Suzanne Clément como Louise Lebrun. São engraçados em suas atuações dentro das atuações. A direção de David Foenkinos e Stéphane Foenkinos sabe utilizar o grande elenco que tem em mãos. A cena de Vincent no teatro, com a câmera por trás, e o jogo de luzes, consegue ser bonita e hilária ao mesmo tempo.

Etta

O segundo capítulo me tirou algumas gargalhadas e o conhecimento de um fetiche que nunca havia ouvido falar. E ainda tem Etta James na trilha sonora, com um de seus maiores clássicos. Em seguida, o terceiro perde um pouco o ritmo, sem gerar tanto interesse no geral, sem conexão com os personagens. Porém, o quarto traz a sempre marcante Monica Belucci numa relação lésbica temperada por um fetiche mórbido.

Karin Viard (“A Família Bélier”), Suzanne Clément (“Mommy”), Céline Sallette (“Ferrugem e Osso”), Nicolas Bedos (“Monsieur & Madame Adelman”), Alice Taglioni (“OVNIs”) e Alain Doutey (“Busca Frenética”) são alguns dos nomes que completam o elenco.

Nesse meio, o filme acaba se mostrando irregular, os contos são mais curtos, mas ainda é possível encontrar graça. Há alguns fetiches bem bizarros. Aliás, os diretores e roteiristas David Foenkinos e Stéphane Foenkinos (“A Delicadeza do Amor”) fizeram uma grande pesquisa sobre o tema, que deu numa lista com mais de 250 fantasias.

“Todos os fetiches que estão no filme realmente existem, e nossa maior preocupação foi a de mostrá-los o mais realista possível”, declararam.

Por fim, a comédia francesa “Fetiches” é eficiente no que se propõe e chega ao Brasil em 6 de maio com distribuição da Synapse Distribution. A produção estará disponível nas versões dublada e legendada para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, iTunes/Apple, Google/YouTube e Vivo Play.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, veja mais

Os Segredos de Dumbledore | Crônicas de Animais Fantásticos

A História do Olhar | É Tudo Verdade 2022

Crítica | DPA 3 – O Filme, Uma Aventura no Fim do Mundo

4 Comments

Escreve o que achou!