Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Filme "Helen" tem exibição na CineOP
Cinema e StreamingCulturaEventosNotícias

“Helen” é selecionado para 15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto | Festival gratuito online

Por
Redação
Última Atualização 19 de março de 2023
4 Min Leitura
Share
divulgação (Foto: Alzir Barbosa)
SHARE

Escrito e dirigido por André Meirelles Collazzo, o filme Helen foi selecionado para a 15ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (15ª CineOP). A saber, o evento acontece este ano de forma virtual, no site oficial. Devido ao isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A 15ª CineOP ocorre gratuitamente até 7 de setembro, e “Helen” ficará disponível para exibição durante todos os dias.

Helen conta a história de uma menina de 9 anos que leva uma vida simples no bairro do Bixiga, em São Paulo. Ela segue uma vida simples, vai para a escola e brinca no cortiço onde vive. Porém, os problemas financeiros e sociais aparecem ao seu redor. Então, Helen encontra diferentes maneiras de juntar dinheiro para comprar uma caixa de maquiagem de presente de aniversário para a sua avó, Dona Graça, com quem mora.

Bixiga

Com produção da Prosperidade Content e distribuição da ELO Company, Helen aborda um outro lado do Bixiga, bairro conhecido por suas cantinas e tradições italianas. O diretor mostra o aspecto cultural do local, que abriga cortiços e foi um dos primeiros quilombos da capital paulista.

O longa é inspirado na história real de Agata Helen Garcia Almeida e Maria das Neves de Almeida. Dona Maria – no filme como Dona Graça – é uma senhora que migrou de Paraíba para São Paulo aos 14 anos. Atualmente, vive no Bixiga, onde vende churrasco na calçada, recolhe aluguéis para o dono do cortiço onde mora e faxina outros imóveis do mesmo proprietário. Dona Maria criou sozinha sua neta, Agata Helen – Helen, personagem principal do longa -, que nasceu quando seu filho tinha apenas 14 anos, e a mãe da menina 13. Tendo como fonte de renda os trabalhos informais, pagou os estudos de seus filhos e também de Agata Helen, de quem nunca desgrudou.

O filme também já foi selecionado para o Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, em 2020. Além disso, também para o 35º Cine en Construcción Tolouse e para o Festival Ojoloco, ambos em 2019. Ainda por cima, teve seu o roteiro finalista do GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa 2017, em Lisboa.

Sinopse

A princípio, Helen é uma menina de 9 anos moradora de um cortiço no Bexiga – famoso bairro da cidade de São Paulo por suas características afro-ítalo-nordestina. Nascida numa família humilde e desestruturada, a menina vive com a avó, Dona Graça, que também cumpre o papel mãe e pai e sustenta a família a partir de trabalhos informais.

Entre uma brincadeira de rua, as aulas na escola e as tarefas para ajudar a avó no trabalho, Helen vive intensamente o cotidiano do bairro, transitando livremente pelas redondezas. Contudo, ainda muito ingênua, ela passa os dias alheia à dureza de sua realidade e sua principal preocupação no momento é juntar dinheiro para comprar um presente para a avó: um kit completo de maquiagem. Agora, a menina fará de tudo para juntar a quantia necessária e garantir o presente para o aniversário. Afinal, é a partir dessa busca que Helen, em uma aventura urbana, desvenda o cotidiano típico de quem vive nos cortiços, construindo uma história coletiva a partir da teia de relações que a menina estabelece.

Ademais, veja o curta-metagem “Na Beira”:

15ª CineOP | Festival gratuito traz performance audiovisual, debate, filme e live show musical
Enfim, confira Nódulo | Nova animação brasileira
Cine Ceará | Festival acontece em formato presencial e digital 
Tags:15 cineop15a cineopAndré Meirelles Collazzoaulas de cinemabairro do bixigabixigacine opcine ouro pretocine outro pretocinema brasileiroCinema gratuitocinema minas geraiscinema nacionalcinema outro pretocineopfestival de cinemafestival de cinema de ouro pretofilme helenfilme online gratuitofilmes onlinefilmes online gratuitosgrazi medradohelenmostra de cinema de outro pretooficinasoficinas gratuitas de cinemaoutro pretoraquel hallackRaquel Hallakuniverso produção
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

NotíciasCinema e StreamingCrítica

Crítica | ‘O Homem do Norte’ é arrebatador

Felipe Novoa
5 Min Leitura
Wisdom of Trauma no Aquarius
Cinema e StreamingCríticaNotícias

Wisdom of Trauma | Filme traz abordagem de ressignificação da dor

Alvaro Tallarico
4 Min Leitura
Jurassic Park Ebook Michael Crichton
Literatura e HQNotícias

Jurassic Park | Conheça o livro que rendeu 5 bilhões em bilheteria e mudou estudo genético

Redação
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?