Conecte-se conosco

Literatura

Forrest Gump, o contador de histórias e as boas almas

Publicado

em

Forrest Gump

Um dos filmes preferidos da minha vida, desde a primeira vez que vi é Forrest Gump – O Contador de Histórias. Se estiver passando eu paro para ver. Passou esses dias em um canal da TV a cabo e vi de novo. Vai passar na TV aberta, pela milésima vez. Talvez esteja lá novamente esse jornalista assistindo.

Sempre me emocionei vendo e talvez a idade não esteja ajudando na minha frieza. Pois, apesar de já ter visto tantas e tantas vezes, continuo ficando com os olhos cheios de água em diversas cenas. Acho até que isso piorou. Mesmo sabendo o que vai acontecer e quando acontece, vejo aquela atuação magistral de Tom Hanks no papel principal, e choro nas perdas que o personagem sofre, nas derrotas e vitórias. Os amigos que faz pelo caminho e aqueles que se vão.

O longe foi um grande sucesso do ano de 1994. Ganhou o Oscar de Melhor Filme, além de Melhor Diretor – e Melhor Ator, claro (e mais 3). Já via Tom Hanks em muitos longas nas sessões da tarde da vida naquela época. Várias comédias e bons filmes contavam com ele. Porém, após Forrest Gump, ele virou de vez meu ator preferido, com seu ar de bom moço e atuações emocionais.

Enfim, pode isso, Arnaldo?

Engraçado porque lembro de ler um texto do Arnaldo Jabor meio que acabando com o filme. Ele traz uma visão interessante e muito crítica ao filme.  Coloca Forrest como “o bobo digitalizado, o obediente programado, que aceita tudo que fazem com ele e que é premiado por uma boa inserção social”. Faz pensar. Realmente, o personagem chega longe simplesmente obedecendo tudo que lhe mandam fazer. Seria essa uma boa mensagem?

Mas eu continuo achando o filme maravilhoso em todas suas ironias. Um ingênuo sem muita inteligência, mas com muita bondade no coração e que, exatamente por isso, acaba por influenciar outras pessoas positivamente e alcança alguns feitos impressionantes. Inclusive, Forrest é parte de grandes momentos dos Estados Unidos e tantos outros. Sem querer, ajuda John Lennon a escrever sua obra-prima, e Elvis Presley a dançar com seu jeito único. Ainda sobrevive a uma guerra e é visto como o soldado perfeito pelos seus superiores. Aqui jaz uma grande crítica que o filme faz sutilmente.

Sim, sabemos que a vida real nem sempre é tão boa com os bonzinhos, afinal, a maldade, a ganância, o egoísmo fazem de tudo para dominar a tudo e a todos. O ser humano é uma criatura complicada. Porém, no fim do dia, Forrest dorme de consciência limpa, pensando em seu amor e na esperança de um dia ser correspondido. Gump é uma boa alma. E essas sempre vão para o céu.

A saber, o filme também está disponível na Netflix para ser apreciado.

Ademais, leia mais:

Conheça A Incrível História da Ilha das Rosas na Netflix, vida real e a Ilha das Flores

Policia e Ladrão | Netflix apresenta obra-prima curta contra o racismo

24ª Mostra de Cinema de Tiradentes define tema e homenageia Paula Gaitán

 

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Anúncio
2 Comentários

Literatura

Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta

Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

Publicado

em

Capa Magus alquimia e filosofia oculta


‘Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta’, de Francis Barrett, fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

A Barany Editora está agora com o Selo Editorial Pentáculo, cujo foco é em obras de filosofia esotérica, ocultismo e espiritualidade, ficção e não ficção. Como obra inaugural, o Selo publica o clássico ocultista Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta, de Francis Barrett, de 1801.

A obra busca revelar informações sobre a Cabala, Magia Natural, Magia Celeste e Cerimonial, Alquimia e Magnetismo.

Dividido em três partes, ou três livros, são ao todo 400 páginas.

A princípio, na parte 1, tem a explicação exaustiva do que é a Magia Natural. Mostra que, operando manualmente os ativos e os passivos, realizam-se muitos fenômenos maravilhosos, essencialmente naturais. Traz o entendimento da arte Constelatória ou Talismânica, onde demonstra plenamente o poder e a eficácia dos Talismãs, tão comentados e tão pouco entendidos pela maioria dos homens.

Em seguida, na parte 2, um tratado completo sobre os mistérios da Cabala e Magia Cerimonial. Revela como fazer o bem aos seus semelhantes, curando os males e ajudando os desafortunados e angustiados, e fala longamente de sonhos proféticos e visões, fornecendo as tabelas completas de correspondências cabalísticas.

Por fim, na parte 3, uma completa biografia da magia, baseada nos autores mais antigos e em alguns manuscritos raros e valiosos, resultado de muito trabalho e investigação. Orienta àquele que deseja beneficiar-se destes estudos livrar-se da sonolência da vaidade mundana, de toda a leviandade fútil, indolência e intemperança para usar merecidamente o conhecimento adquirido pelos seus esforços.

Aliás, saiba mais sobre magia no podcast abaixo, e siga lendo:

Para o autor Francis Barrett é tudo Filosofia, cuja prática é a Magia. Talvez hoje pudéssemos denominar vários os capítulos do livro como Química, Física, Parapsicologia, Medicina, Matemática. Para Francis, todo o conhecimento verdadeiro é mágico ou toda a magia é o conhecimento verdadeiro da Natureza e suas causas, incluindo nesta Natureza o Homem, o Universo e a Causa das Causas.

A saber, o autor nasceu por volta de 1765 e viveu até 1825. É o herdeiro de uma vasta tradição ocultista europeia. Foi um estudioso da química, metafísica, filosofia natural e oculta e sua importância é o de ser a ponte entre o legado anterior da feitiçaria ocidental e o renascimento mágico do século XIX. Sua base foram as tradições orais vindas do oriente e as obras e manuscritos de homens como Abade Tritemo e Cornelio Agripa.

Ficha técnica de Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta:

Autor: Francis Barrett
ISBN: 978-65-89790-04-4
Assunto: Ciências ocultas, Alquimia, Cabala, Espiritualidade, Magia
400 Páginas; Preço: 82,00 reais
Capa: brochura; Formato: 16 x 23 cm
Selo Editorial Pentáculo, 2023
Onde comprar: www.baranyeditora.com.br

Ademais, leia mais:

Prêmio Machado DarkSide anuncia seus ganhadores

‘Carmilla’ tão delicada… e perigosa | Conheça o livro da Darkside que inspirou Drácula

Conheça ‘Damas Noir’, livro da Darkside Books somente com autoras

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências