Thursday, September 23, 2021

Policia e Ladrão | Netflix apresenta obra-prima curta contra o racismo

Policia e Ladrão (Cops and Robbers) é uma tentativa de respiro em meio ao sufocamento que os negros sofrem no cotidiano. A princípio, parece um rap, um clipe feito numa mescla de animação e live-action. É nostalgia e sonho, esperança e luta num texto que é ao mesmo tempo triste, belo e real.

Vidas Negras Importam e a arte é uma forma de gritar essa luta e atingir pessoas. A cor de um ser humano não pode ser motivo de diferenciação de tratamento. Não pode existir racismo. A humanidade precisa evoluir.

O curta-metragem é simplesmente lindo e fortemente pontual. O título remete a outros tempos onde essa brincadeira famosa unia crianças, ingenuidade e liberdade e fica nessa dicotomia do início ao fim, apresentando exemplos.

O narrador expressa a vontade de retornar a um passado de mais pureza na busca por um futuro possível onde as vidas negras realmente importem. A partir da ludicidade aprendemos mais sobre esse sistema injusto e cruel em que alguns sofrem mais por serem negros.

Aliás, é tudo extremamente bem feito e incrível com a utilização de vários estilos diferentes de animação. Desde a mais clássica 2-D, até o stop-motion que vem em momento especialmente emocional. São vários artistas destilando seus talentos para externar emoções reais e dar o recado.

“Nossos gritos por justiça são gritados no vazio”, clama o narrador-protagonista.

Afinal, quando Polícia e Ladrão acaba, o que fica é o silêncio gritante da mensagem que ecoa no ar.

Por fim, veja o trailer:

Ademais, veja mais:

Sankofa, A África que te Habita chega na Netflix entre o lúdico e a ancestralidade
Além disso, tem Angola Janga | Conheça a luta de Zumbi dos Palmares em HQ
Enfim, Marcelo Monteiro | “Cosmogonia resgata e desperta a consciência do povo negro”

 

3 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: