Fórum das Letras celebra 15 anos e parceria com Bienal do Livro

O tradicional Fórum das Letras, evento promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto está de volta, em uma versão online, entre os dias 7 e 18 de dezembro. A grande novidade desta edição é a programação conjunta com a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo. Além disso, neste ano o Fórum homenageia Clarice Lispector, seu centenário e tem como tema o título de sua obra, A Hora da Estrela (1977).

A princípio, graças a uma parceria com o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, o Fórum e a Bienal apresentam mesas que irão debater os pontos de contato entre a nossa Clarice e a França, o primeiro país a publicar a escritora, em 1956, com a obra Perto do Coração Selvagem.

Nesses encontros haverá discussão de pontos de contato entre as obras de Clarice Lispector, e as escritoras francesas Marguerite Duras e Nathalie Sarraute. As traduções das obras de Clarice para o francês, bem como os desafios na edição delas, no Brasil e na França, são tema nas mesas do Fórum das Letras que entrarão na programação da Bienal de São Paulo.

Além das mesas em parceria com a Bienal, o Fórum das Letras de 2020 terá uma vasta programação que irá debater a obra e a vida de Clarice Lispector, contando com seus tradutores, editores do Brasil e da França e especialistas como Nadia Batella Gotlib e Teresa Montero.

Aliás, dentre os convidados deste ano, encontram-se alguns internacionais, como o pensador Roger Chartier e estrelas como Nélida Piñon, Mario Magalhães, Betty Milan, Ricardo Lísias, Tiago Ferro, entre outros.

Muita história em 15 anos

Desde sua estreia, em 2005, o Fórum das Letras tem festejado o livro e suas mais diversas faces, promovendo debates sobre literatura, edição, tradução, crítica, leitura e toda a cadeia produtiva e de circulação do livro. Nesses 15 anos, o Fórum foi e é palco das principais discussões sobre o Brasil e o mundo por meio da literatura.

Em todos esses anos, grandes nomes do cenário cultural brasileiro desfilaram pelas ladeiras e salas de Ouro Preto. Nomes como Conceição Evaristo, Adélia Prado, Nélida Piñon, João Ubaldo Ribeiro, Milton Hatoum, Emicida, Férrez e MV Bill.

Além disso, Adriana Calcanhoto, Leonardo Sakamoto, Paulo Lins, Mario Magalhães, Paulo Markun, José Miguel Wisnik, Arnaldo Antunes, Tony Belloto, João Moreira Salles, Elisa Lucinda, Eduardo Jardim, e tantos outros.

Participaram também grandes autores internacionais, como Jean-Paul Delfino, Roger Chartier, Asne Seierstadt e portugueses e africanos de língua portuguesa, como Pepetela, Luandino Vieira, Valter Hugo Mãe, José Luiz Peixoto, Luísa Coelho, Carlos Fino, Arnaldo Saraiva, Francisco Viegas, entre outros.

Por fim, a programação do evento é inteiramente gratuita e será divulgada em breve no link: www.forumdasletras.com

Ademais, veja mais:
Contos de Amor | Editora Solar dos Livros lança obra sensível e criativa
Prêmio Literário Afeigraf 2020 | O deleite da poesia
Enfim, a Pedra Rara da Capa Comics

Escreve o que achou!