Literatura
História da Páscoa | Da antiga deusa Eostre até o ovo de chocolate
Publicado
2 anos atrásem
Por
Redação
Escrito por Jumar da Silva Pedreira, especialista em gestão e engenharia de produtos e professor de história e cultura do cacau e chocolate da Castelli Escola de Chocolateria, – o e-book História da Páscoa: da deusa Eostre ao ovo de chocolate – Volume I – https://indd.adobe.com/view/3eb387cb-788a-46ea-93bf-26779b23c0b7 – aborda diversos temas como a tradição dos ovos e coelhos, símbolos modernos da Páscoa cristã que teriam origem nos cultos pagãos da mitologia nórdica da deusa Eostre, e ganharam um novo significado atribuído pelo papa Gregório I, no século XII.
Outro assunto de destaque na publicação são as diferentes origens e significados dessa festa. Para os judeus a data, conhecida como Pessach, faz referência aos primogênitos judeus salvos da 10ª praga. Ela teria sido proferida por Deus ao povo do antigo Egito e celebra o êxodo até a terra prometida de Canaã.
Páscoa
Entretanto, a Páscoa cristã, romana e ortodoxa, representa a ressurreição de Jesus Cristo e a passagem da morte para a vida, razão pela qual também está associada à ideia de “passagem”.
Além dos significados religiosos da Páscoa, o autor também aborda outros temas como a Lenda da Lebre e dos Ovos Pintados, a origem dos ovos de chocolate e outras curiosidades associadas à essa celebração de grande significado para diferentes povos e culturas.
Por fim, segundo o autor, essa publicação e a primeira parte de um trabalho de pesquisa que começou em 2020 e finaliza em 2022 com o lançamento do segundo volume que trará a história da Páscoa Moderna a partir da produção do primeiro ovo de chocolate.
E-BOOK:HISTÓRIA DA PÁSCOA: DA DEUSA EOSTRE AO OVO DE CHOCOLATE
Autor: Jumar da Silva Pedreira
Link: https://indd.adobe.com/view/3eb387cb-788a-46ea-93bf-26779b23c0b7
Distribuição gratuita
Cultura
Boy Magya Contra o Monstro do Armário – Primeira HQ de Chris Gonzatti no Catarse
Obra será lançada em junho e promete um forte teor político com muito bom humor e visual incrível.
Publicado
13 horas atrásem
30 de março de 2023Por
Rodrigo Adami
Criador do perfil ‘Diversidade Nerd’ nas redes sociais, Chris Gonzatti lança sua nova obra, a HQ Boy Magya Contra o Monstro do Armário. Mestre e Doutor em Comunicação, o foco de sua pesquisa é gênero, sexualidade e cultura pop. O autor traz muito de seus estudos em vídeos nas diversas plataformas, sempre trazendo conhecimento e lutando contra a homofobia infelizmente muito presente no meio nerd.
Basta uma olhada na campanha no Catarse que já fica claro o que podemos esperar de seu quadrinho: críticas ácidas ao ex-presidente e tudo o que ele representa, referências à cultura pop e boas risadas. Para tal, Gonzatti conta com ajuda de Guilherme Smee no roteiro e com as artes de Danverdura, Maria Olivia e Germana Viana.
A HQ tem lançamento através do Catarse, conheça a campanha clicando AQUI. Continue lendo para saber mais sobre a obra, recompensas e como funciona o apoio.

História
Boy Magya é o nome do alterego (essa coisa de ter um nome pra combater o crime na noite é tão drag) do jovem Mario, um doutorando em arqueologia na UFPE que ganhou superpoderes ao encontrar o cristal mágico da Deusa Íris.
Os poderes do cristal são ativados quando Mario tá de bem com a vida, soltando a franga e se sentindo muito feliz. Fazendo com que ele possa materializar qualquer coisa que imaginar. Como uma criança viada que cresceu nos anos 1900 e anos 2000, ele utiliza várias referências de desenhos, animes e séries que marcaram o coração de gerações pra enfrentar o seu pior inimigo: o fascismo materializado nos movimentos políticos de apoio ao ex-presidente, General Ostra.
Mario ajudou a atual presidenta, Erika, eleita democraticamente a vencer a tentativa de golpe de Ostra, porém o militar político recorreu ao último monstro do seu armário das trevas para tentar voltar ao poder, Gatilho. Dessa vez, Boy Magya se vê diante de uma ameaça aterrorizante que vai mudar a sua vida para sempre.
Recompensas para quem quiser mais boas leituras
Apoiadores tem a opção de adquirir só o quadrinho em formato físico ou digital, porém também podem adicionar brindes e outras obras. Dentre as leituras tem o livro do próprio Chris Gonzatti, Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?, um documento político e histórico de como o Brasil gerido pela extrema-direita tem perseguido as representações positivas de personagens LGBTQIA+.
Além do livro os apoiadores podem levar as HQs ‘Dobras‘, ‘D.I.V.A.S. Brasileiras‘ e ‘Só os inteligentes podem ver‘. Confira na campanha o valor do apoio para cada tipo de recompensa.
Sobre o Catarse
O Catarse é uma plataforma brasileira de financiamento coletivo para projetos criativos, que vão dos mais simples até os mais elaborados. O projeto foi ao ar no dia 17 de janeiro de 2011. Foi a primeira plataforma de crowdfunding do Brasil.
As campanhas tem diferentes formas de financiamento. Em uma campanha Flex, caso da HQ Boy Magya Contra o Monstro do Armário, o projeto é lançado mesmo sem alcançar a meta. Ou seja, nesse caso os idealizadores já tem verba para finalizar a obra e só precisam de mais uma ajuda ou usam a modalidade como pré-venda.
Por último, leia mais:
Percy Jackson – Roteiristas já começaram a trabalhar na 2ª temporada
A Cabana – Curta-metragem com Dira Paes busca financiamento no Catarse

Cultura


Confira as atrações de abril do Cine Theatro Brasil Vallourec, em BH
Veja aqui os destaques da agenda cultural da casa na primeira quinzena do mês


Peça ‘O Pequeno Herói Preto’ faz temporada gratuita em Santa Teresa
A peça ganha apresentações gratuitas no Parque das Ruínas, em Santa Teresa


Boy Magya Contra o Monstro do Armário – Primeira HQ de Chris Gonzatti no Catarse
Obra será lançada em junho e promete um forte teor político com muito bom humor e visual incrível.


Versão brasileira: a voz da mulher | 47 mulheres investigam a independência em livro, podcast e sarau
Inspirado no bicentenário da independência do Brasil, o projeto apresenta um e-pub gratuito, e muito mais
Crítica


Critica | A Primeira Comunhão
Filme do diretor espanhol Victor Garcia tem distribuição da Paris Filmes e está nos cinemas


Crítica | ‘Urso do Pó Branco’ se beneficia de um humor mais cartunesco
Filme baseado em fatos reais acerta em não se levar a sério em momento algum.


Crítica | Los Hermanos: Musical Pré-Fabricado
Musical traz a sensação de como se você estivesse lendo um livro de contos


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente
Séries


The White Lotus – Revelado local da 3ª temporada
A série de sucesso da HBO Max foi renovada e já tem novo cenário paradisíaco.


Percy Jackson – Roteiristas já começaram a trabalhar na 2ª temporada
Faltando um tempo para lançamento da primeira temporada no Disney+, Rick Riordan confirma que já está trabalhando na sequência.


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte' do Star+.


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video
Literatura


Com que realidades essas camisolas acordam? | conheça um romance-crônica sobre disparidades de gênero na moda
A escritora e antropóloga Raquel Marinho traça o perfil das mulheres multitarefas


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03
Música


Com A Bola No Pé | Pedro Rosa lança novo single
Música é bem Brasil, com jeito de pelada de rua, altinha na areia


Marcos Eiras homenageia black music brasileira em novo disco
"Outra Onda" é o nome do álbum que o cantor lança no primeiro semestre de 2023, com o single "Offline",...


Candlelight: 100 anos da Warner Bros. | Concertos especiais comemoram um século do famoso estúdio
O espetáculo traz trilhas de sucesso como O Senhor dos Anéis, Friends, Harry Potter e mais


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Cultura2 semanas atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Gastronomia2 semanas atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Música4 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música2 semanas atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema1 mês atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema2 meses atrás
Missão: Alegria em tempos difíceis | Documentário para rir e se emocionar
Pingback: Nattan lança clipe de "Te Amar foi em Vão" gravado no Rio de Janeiro