Conecte-se conosco

Literatura

‘Currículo e Diferença na Educação Básica: diálogos nos colégios de aplicação’ é obra política que fala da cultura escolar

Publicado

em

Currículo e Diferença na Educação Básica. Saiba mais no Vivente Andante Jornalismo Cultural.

Currículo e Diferença na Educação Básica: diálogos nos colégios de aplicação está sendo lançado pela Editora CRV. A saber, o livro reúne professores pesquisadores dos colégios de aplicação da UERJ e da UFRJ em um interessante diálogo. Além disso, conta com diversos exemplos de acontecimentos em salas de aula. A organização ficou a cargo das professoras doutoras Danielle Bastos Lopes e Talita Vidal Pereira. O livro sai pela Série: Temas em currículo, Docência e Avaliação, sob coordenação de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo.

A obra é composta por diversos artigos escritos por docentes que tem como foco de trabalho escolas experimentais. Ou seja, escolas que são formadoras e que podem e devem surpreender o cotidiano, pois podem e devem arriscar propostas diferenciais e diferentes, de múltiplas facetas, para além do comum, do pré-estabelecido. O livro busca ser um convite à leitura-prazer e à leitura acadêmica.

Currículo e Diferença na Educação Básica: diálogos nos colégios de aplicação tem a virtude de reunir dois espaços de cultura escolar importantíssimos na sociedade carioca, dois colégios de aplicação públicos, que fazem parte de universidades públicas emblemáticas. Aliás, o lançamento ocorre em um momento importante, em que essas instituições de ensino estão sendo seriamente atacadas. Os professores aceitaram o desafio de narrar experiências vividas nessas escolas mostrando que o currículo e a diferença são espaços de disputa e criação a serem discutidos e analisados permanentemente.

Currículo e Diferença na Educação Básica. Saiba mais no Vivente Andante Jornalismo Cultural.
imagem: Editora CRV

Obra Política

Danielle Bastos Lopes é docente adjunta (Dedicação Exclusiva) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Educação Básica (PPGEB). Doutora em Educação (PROPED – UERJ), Mestre em História Social (PPGHS – UERJ) e possui graduação em Pedagogia pela mesma universidade. Além disso, é coordenadora do projeto Educação Descolonizadora – CAp-UERJ. Ela deu um depoimento com exclusividade para o Vivente Andante.

“É uma obra que revisita as perspectivas dos colégios de aplicação. É uma obra política nesse momento em que a educação básica está sendo tão atacada. Organizar, a princípio, foi um trabalho interessante, mas desafiador ao mesmo tempo. Porque os professores dos colégios de aplicação atuam na educação básica, na extensão e na pesquisa da universidade. Ou seja, têm um tempo muito corrido, mas a gente conseguiu. Esse livro tem um forte e relevante impacto político.”, declarou Danielle Bastos.

A outra organizadora foi Talita Vidal Pereira, docente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC – FEBF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED – UERJ), docente do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF – UERJ). Doutora em Educação (PROPED-UERJ). Mestre em Educação pelo PPGE-UFRJ. Líder do grupo de Pesquisa Currículo: conhecimento e cultura (CNPq).

O livro pode ser encontrado no site da Editora CRV.

Ademais, leia mais:

Aliás, conheça a luta de Zumbi dos Palmares em HQ
Alma Artificial | Antologia de ficção científica ganha campanha
Pedro Gerolimich luta para democratizar a leitura | “A gente quer oferecer uma possibilidade diferente”

Literatura

Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta

Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

Publicado

em

Capa Magus alquimia e filosofia oculta


‘Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta’, de Francis Barrett, fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo

A Barany Editora está agora com o Selo Editorial Pentáculo, cujo foco é em obras de filosofia esotérica, ocultismo e espiritualidade, ficção e não ficção. Como obra inaugural, o Selo publica o clássico ocultista Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta, de Francis Barrett, de 1801.

A obra busca revelar informações sobre a Cabala, Magia Natural, Magia Celeste e Cerimonial, Alquimia e Magnetismo.

Dividido em três partes, ou três livros, são ao todo 400 páginas.

A princípio, na parte 1, tem a explicação exaustiva do que é a Magia Natural. Mostra que, operando manualmente os ativos e os passivos, realizam-se muitos fenômenos maravilhosos, essencialmente naturais. Traz o entendimento da arte Constelatória ou Talismânica, onde demonstra plenamente o poder e a eficácia dos Talismãs, tão comentados e tão pouco entendidos pela maioria dos homens.

Em seguida, na parte 2, um tratado completo sobre os mistérios da Cabala e Magia Cerimonial. Revela como fazer o bem aos seus semelhantes, curando os males e ajudando os desafortunados e angustiados, e fala longamente de sonhos proféticos e visões, fornecendo as tabelas completas de correspondências cabalísticas.

Por fim, na parte 3, uma completa biografia da magia, baseada nos autores mais antigos e em alguns manuscritos raros e valiosos, resultado de muito trabalho e investigação. Orienta àquele que deseja beneficiar-se destes estudos livrar-se da sonolência da vaidade mundana, de toda a leviandade fútil, indolência e intemperança para usar merecidamente o conhecimento adquirido pelos seus esforços.

Aliás, saiba mais sobre magia no podcast abaixo, e siga lendo:

Para o autor Francis Barrett é tudo Filosofia, cuja prática é a Magia. Talvez hoje pudéssemos denominar vários os capítulos do livro como Química, Física, Parapsicologia, Medicina, Matemática. Para Francis, todo o conhecimento verdadeiro é mágico ou toda a magia é o conhecimento verdadeiro da Natureza e suas causas, incluindo nesta Natureza o Homem, o Universo e a Causa das Causas.

A saber, o autor nasceu por volta de 1765 e viveu até 1825. É o herdeiro de uma vasta tradição ocultista europeia. Foi um estudioso da química, metafísica, filosofia natural e oculta e sua importância é o de ser a ponte entre o legado anterior da feitiçaria ocidental e o renascimento mágico do século XIX. Sua base foram as tradições orais vindas do oriente e as obras e manuscritos de homens como Abade Tritemo e Cornelio Agripa.

Ficha técnica de Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta:

Autor: Francis Barrett
ISBN: 978-65-89790-04-4
Assunto: Ciências ocultas, Alquimia, Cabala, Espiritualidade, Magia
400 Páginas; Preço: 82,00 reais
Capa: brochura; Formato: 16 x 23 cm
Selo Editorial Pentáculo, 2023
Onde comprar: www.baranyeditora.com.br

Ademais, leia mais:

Prêmio Machado DarkSide anuncia seus ganhadores

‘Carmilla’ tão delicada… e perigosa | Conheça o livro da Darkside que inspirou Drácula

Conheça ‘Damas Noir’, livro da Darkside Books somente com autoras

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências