O Festival de Jazz Rio Montreux acontecerá de 11 a 14 de outubro no Rio de Janeiro. John Patitucci, um dos maiores baixistas de Jazz, foi confirmado como a primeira atração. Ele abrirá o evento em 11 de outubro com seu Electric Guitar Quartet, composto por David Gilmore, Steve Cardenas e Nate Smith. O repertório abrangerá sua carreira, do Classic Jazz ao Jazz-Fusion.
A princípio, com quatro Grammys e múltiplos sucessos no topo da parada Billboard Jazz, John Patitucci tem uma carreira solo ilustre. Ele já tocou ao lado de lendas do Jazz como Dizzy Gillespie, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Chick Corea e Wynton Marsalis. Além disso, suas contribuições se estendem a artistas de diversos gêneros, como Alicia Keys, Paul Simon, Bono Vox, Sting, Norah Jones, James Taylor, entre outros.
“Ter John Patitucci e seu Electric Guitar Quartet já na largada do Rio Montreux Jazz Festival reforça exatamente os conceitos que sempre pensamos para o evento: novas experiências e a valorização da música e dos artistas”, diz Marco Mazzola, CEO do Rio Montreux Jazz Festival.
A história do festival
Fundado em 1967, o festival ocorre na cidade suíça de Montreux, às margens dos Alpes e junto ao lago Genebra. A cada ano, atrai cerca de 250.000 espectadores que vêm desfrutar dos concertos e eventos culturais que se estendem por duas semanas de celebração. Durante seus ilustres mais de 50 anos de história, o Festival de Jazz de Montreux abraçou a diversidade ao incorporar novos ritmos, gêneros e expressões artísticas. Seus palcos receberam músicos icônicos do cenário global, incluindo Nina Simone, Ray Charles, Miles Davis, Adele, Stevie Wonder, Prince, Pharrell Williams, David Bowie, Phil Collins e muitos outros.
A saber, o primeiro grande nome da música brasileira a brilhar no palco de Montreux foi Gilberto Gil, liderando uma noite com temática brasileira que também contou com a participação da banda A Cor do Som e Silvinho. Desde então, o festival tem consistentemente apresentado lendas da música brasileira. O público já viu performances inesquecíveis de Elis Regina, Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Gal Costa e outros grandes nomes da música brasileira.
Ademais, veja mais:
Espetáculo ‘Mãe de Santo’ é um encontro espiritual
Kaialas | Projeto que une Brasil e Cabo Verde disputa festival em Portugal
Pretas Ruas busca oportunidades para mulheres negras
Por fim, veja um clipe em animação que une Cabo Verde e Brasil: