A arte de Cabo Verde respira. Numa verdadeira noite de cabo-verdianidade, no último sábado (03/10), o Hotel Pestana Trópico na cidade da Praia, Cabo Verde, foi palco da exposição denominada de Konexon. Resultado de uma forte ligação entre três artistas plásticos, que apesar de apresentarem estilos diferentes, têm vindo a trabalhar em conjunto em muitos projetos. São eles: Tutu Sousa, Helder Cardoso (HJC) e Sidney Cerqueira.
A princípio, estes artistas demonstram o fortalecimento do que se pode chamar de “herança histórica” entre Cabo Verde e Guiné-Bissau, visto Tutu Sousa e Helder Cardoso serem cabo-verdianos e Sidney Cerqueira, guineense. Para além dessa vertente histórica, os artistas partilham o mesmo mundo, o da arte. Daí a amizade e a partilha constante de experiências estarem na base desta Konexon (Conexão).
Para a exibição os artistas apresentaram trabalhos característicos dos mesmos, contudo, em formatos e conceitos distintos.
Por exemplo, Tutu Sousa expôs as suas peças feitas com troncos de árvores.
Enquanto Helder Cardoso buscou inspiração nesta nova era mundial originada pela pandemia e pelo facto de ter sido pai recentemente, para mostrar a nova coleção, onde demostra uma reflexão crítica do nosso dia a dia.
Já Sidney Cerqueira quis representar e explorar África, como o próprio refere.
Contudo, houve também um “casamento” de estilos entre Helder e Sidney, numa única tela. Afinal, para quem não teve a oportunidade, a exposição é permanente e conta com uma variedade de peças que podem serem vistas no Hotel Pestana Trópico, na zona da Prainha, Cidade da Praia, Cabo Verde.