Conecte-se conosco

Cultura

Exposição Konexon traz três grandes nomes da arte de Cabo Verde e Guiné-Bissau

Publicado

em

HJC, artista. Arte de CAbo Verde

A arte de Cabo Verde respira. Numa verdadeira noite de cabo-verdianidade, no último sábado (03/10), o Hotel Pestana Trópico na cidade da Praia, Cabo Verde, foi palco da exposição denominada de Konexon. Resultado de uma forte ligação entre três artistas plásticos, que apesar de apresentarem estilos diferentes, têm vindo a trabalhar em conjunto em muitos projetos. São eles: Tutu Sousa, Helder Cardoso (HJC) e Sidney Cerqueira.

Arte de Cabo Verde e Guiné
Tutu Souza, Sidney Cerqueira e HJC

A princípio, estes artistas demonstram o fortalecimento do que se pode chamar de “herança histórica” entre Cabo Verde e Guiné-Bissau, visto Tutu Sousa e Helder Cardoso serem cabo-verdianos e Sidney Cerqueira, guineense. Para além dessa vertente histórica, os artistas partilham o mesmo mundo, o da arte. Daí a amizade e a partilha constante de experiências estarem na base desta Konexon (Conexão).

Para a exibição os artistas apresentaram trabalhos característicos dos mesmos, contudo, em formatos e conceitos distintos.

Por exemplo, Tutu Sousa expôs as suas peças feitas com troncos de árvores.

Enquanto Helder Cardoso buscou inspiração nesta nova era mundial originada pela pandemia e pelo facto de ter sido pai recentemente, para mostrar a nova coleção, onde demostra uma reflexão crítica do nosso dia a dia.

Já Sidney Cerqueira quis representar e explorar África, como o próprio refere.

Contudo, houve também um “casamento” de estilos entre Helder e Sidney, numa única tela. Afinal, para quem não teve a oportunidade, a exposição é permanente e conta com uma variedade de peças que podem serem vistas no Hotel Pestana Trópico, na zona da Prainha, Cidade da Praia, Cabo Verde.

Ademais, conheça mais da arte de Cabo Verde:

HJC pinta a cultura africana | Conheça o artista plástico de Cabo Verde
45 anos da Independência de Cabo Verde | Diversidade cultural africana
5 álbuns de mulheres de Cabo Verde para ouvir durante a quarentena
 

Cultura

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino – São Gonçalo com a
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
acontece em 30 de março

Publicado

em

jardim catarina

Haverá um concerto gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, dia 30 de abril, às 17h

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

A princípio, no dia 30 de março de 2023, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.

As aulas começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Esforço coletivo no Jardim Catarina

“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.

Por fim, a criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências