Na última quinta-feira, 10 de outubro de 2024, o RioMarket foi palco de uma importante discussão sobre a evolução do setor audiovisual global, com a palestra “Expandindo as fronteiras do audiovisual”. O evento contou com a presença de Juan G. Castro, diretor da Latin Quarter, uma multinacional com sede em quatro países, e Cláudia da Natividade, sócia-gerente da Zencrane Filmes. Mais do que um debate sobre tendências e desafios, a palestra trouxe anúncios que reforçam a crescente conexão entre o Brasil e o mercado internacional.
A princípio a Latin Quarter se especializa na distribuição de filmes latino-americanos autorais, e Juan G. Castro veio ao Brasil em busca de novas oportunidades. “Celebramos esses acordos com grande alegria e vemos muito potencial no cinema brasileiro”, afirmou. A empresa, que tem sedes em Haia, Berlim, Londres e Madrid, busca expandir a presença de longas-metragens de ficção latino-americanos no cenário global.
Aliás, conversamos com o caçador de talentos da Latin Quarter, Juan G. Castro. Dê o play e continue lendo:
A palestra também discutiu como as coproduções internacionais são fundamentais para o desenvolvimento da indústria, permitindo que produtores de diferentes regiões colaborem, compartilhem recursos e reduzam riscos. Cláudia da Natividade trouxe à tona as oportunidades que as plataformas digitais e novas tecnologias oferecem, facilitando tanto a produção quanto a distribuição de conteúdo audiovisual em um mercado globalizado.
Por fim, como parte das rodadas de negócios do evento, Juan G. Castro revelou duas produções brasileiras que ganharam destaque e serão distribuídas pela Latin Quarter no mercado global. Um dos projetos selecionados foi “Ecos do Amanhã” (Echoes of Tomorrow), da roteirista Gabi Giordani, que será oferecido em pré-venda, sinalizando o potencial promissor do conteúdo brasileiro. Já “Drama Queens”, de Carien Bastos, garantiu distribuição em cinemas da Alemanha, Holanda e Reino Unido, um marco para a empresa Faro Rio.
Para Carolina la Cerda, coordenadora das rodadas de negócios do RioMarket, o sucesso deste ano é um sinal positivo para futuras edições. “Estamos muito felizes com os resultados. Nosso objetivo é sempre aumentar a qualidade e quantidade dos negócios fechados no evento, e este ano foi um excelente exemplo do nosso potencial”, destacou.
O RioMarket 2024, como parte do Festival do Rio, se reafirma como um dos principais eventos do setor audiovisual, trazendo oportunidades de networking, capacitação e inovação para profissionais do mundo todo.