Extermínio, publicado pela Editora Planeta, é um tipo de imersão no passado violento do Brasil. Cientista social e mestre em Ciência Política, Viviane Gouvêa apresenta evidências de que a violência atual no país não surgiu sem motivo, e busca a origem desta sociedade hostil. Por isso, o protagonista desta obra é o Estado, aquele que deveria proteger os cidadãos, mas tem uma tendência a equacionar conflitos com o uso da força, do tiro e da tortura.
Passados os duzentos anos da Independência, a escritora procura usar uma linguagem acessível para expor partes macabras do passado, e, dessa forma, revelar feridas que hoje refletem na sociabilidade nacional. Viviane Gouvêa explica que, apesar de contemplar os períodos ditatoriais, concentrou a pesquisa em episódios do regime democrático “raramente debatidos, à luz das limitações inerentes a uma democracia de fachada, sempre válida para poucos”.
A obra é se divide em oito capítulos-chave com casos em que o Estado agiu para manter em silêncio os que o desafiavam. Vai do sistema escravagista e genocídio indígena à Cabanagem e assassinatos de trabalhadores rurais, a exemplo do massacre de Carajás em 1996. Para ela, casos como estes sempre objetivaram defender interesses privados e manter uma ordem excludente. Por isso, reforça a importância de entender as origens do ódio e violência para que possam ser superados.
Trata-se, verdadeiramente, de buscar uma sociedade democrática, que não existe enquanto um Estado não reconhece suas próprias leis.
A democracia formal não passa disso – uma forma sem conteúdo – se vivemos em uma sociedade em que uns são mais brasileiros que outros; aliás, em que uns são mais gente que outros. (Extermínio, p. 233)
Para ilustrar cada caso, Viviane reúne registros públicos e privados, encontrados em órgãos como Funai, Biblioteca Nacional e também no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, onde atua como pesquisadora há mais de 15 anos. Extermínio é uma obra de difusão científica, sem cunho acadêmico, uma leitura para estudantes e todos que querem entender as origens do ódio e violência que assolam o país.
Aliás, leia aqui E-book Extermínio 🙂
FICHA TÉCNICA
Título: Extermínio: duzentos anos de um Estado genocida
Autora: Viviane Gouvêa
Editora: Planeta
ISBN/ASIN: 978-65-5535-828-5
Formato: 16cm x 23cm
Páginas: 255
Preço: R$ 61,90
Onde comprar: Editora Planeta e Amazon (eBook)
Ademais, veja mais
Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Crítica | ‘A Última Noite’ mostra o último Natal
Influencer Isaac Amendoim será Chico Bento em novo filme da Turma da Mônica