Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Mauro Mendes Dias lança Entre Baratas e Rinocerontes, livro que aborda a incorporação animal do homem
Literatura e HQNotícias

Entre Baratas e Rinocerontes | Psicanalista lança livro sobre o discurso da estupidez

Por
Redação
Última Atualização 20 de março de 2023
5 Min Leitura
Share
SHARE

O psicanalista Mauro Mendes Dias lança o livro “Entre Baratas e Rinocerontes” pela Editora Iluminuras, que chega ao leitor após lançamento de “O Discurso da Estupidez”, no qual mostra, desde a Psicanálise, como funciona do discurso da estupidez, responsável pela produção de efeitos que nomeou de vociferações, que não se reduzem a falas estúpidas ou asneiras, mas sem excluí-las.

Entre os termos que compõem o discurso da estupidez, o autor inclui no lugar do agente do discurso, o estúpido; no lugar da verdade, a crença; no lugar daquele a quem o discurso é dirigido, as vociferações; e no lugar do que esse discurso produz, desde as vociferações, inclui a barata. A causa para a instalação desse discurso está no consentimento à retirada da própria voz: o sujeito fala, sem particularidade, na medida em que, incondicionalmente, se entrega ao discurso do Outro. O psicanalista ressalta com o discurso da estupidez, a presença da barata e do rinoceronte entre nós, como já mostrou a literatura de Ian Mc Ewan, no livro “A Barata”, e o teatro de Ionesco, na peça “O Rinoceronte”.

“Os animais estão entre nós, e são cativantes para muitos. Se as baratas foram incluídas no discurso da estupidez, como produto dele, é pelo fato de que a produção de baratas retroalimenta o estúpido, fazendo-o cada vez mais asqueroso, como na literatura, e na vida – pública e privada”, afirma.

Formigas

É nessa questão que Mauro Mendes Dias se detém no novo livro. “Baratas, rinocerontes e até formigas carnívoras são encontradas no livro. Participam de uma cena social e subjetiva onde as falas e os atos humanos são, ao mesmo tempo, animalescos”. Em Entre Baratas e Rinocerontes segue a abordagem da incorporação animal do homem, da brutalização do humano.

“Não é o mesmo que andar e se expressar como eles, mas falar como um animal e andar na vida como ele. Uma coisa é dizer da presença do animal no ser humano, como analogia. Outra coisa é falar do homem pela presença do que ele conserva e admira na conduta animal. Aprendendo, então, com as baratas e os rinocerontes em busca de objetivos hediondos, destruindo o patrimônio ecológico como uma manada de rinocerontes, admirando o ataque em bando das baratas, de forma a aprender com elas as leis do esgoto”, esclarece o autor.

Em seguida, o psicanalista escreve sobre o que reconhece estar acontecendo ao nosso redor por meio do discurso da estupidez e pela incorporação animal. A princípio, o livro traz uma clara e profunda leitura do atual momento político e social que presenciamos, e nele nos inserimos com altos riscos de consequências. Fala da brutalização que atinge a todos ao ressoar da esfera política e social para o âmbito pessoal, familiar, profissional, humanitário. “Não desejo engrossar a crítica política, mas desdobrar o discurso nas subjetividades e atentar para o fato de que a disseminação e proliferação do ódio são maiores do que se quer admitir”.

Enfim, o autor alerta para consequência clínicas suscitadas pelo domínio do discurso da estupidez, animalizado, pelo poder da palavra sem considerar a reflexão, pela agressividade e violência que podem causar danos, tornando as pessoas mais brutas nos afetos.

Serviço

Lançamento/livro: Entre Baratas e Rinocerontes

Autor: Mauro Mendes Dias

Editora: Iluminuras. Número de páginas: 72. Dimensões: 13,5 x 20,5

Vendas: www.editorailuminuras.com.br/ | Valor: R$ 39,00

Ademais, leia mais:

A Imagem da Tolerância | Afinal, conheça o documentário sobre um símbolo da benevolência
Casa do Triunfo | Livro aborda peregrinação e aparição de Nossa Senhora
Por fim, Aparecida do Brasil | O documentário que é reportagem sobre a imagem da santa

Tags:discurso da estupidezeditora iluminuraspsicanálise
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Resumo Dc Fandome
CinemaCulturaEventosNotícias

Resumo DC Fandome | Confira os principais trailers como The Batman e Mulher-Maravilha

Redação
2 Min Leitura
Arthur Jafa na Serralves.
CulturaLiteratura e HQNotícias

Arthur Jafa expõe a negritude na Fundação Serralves

Alvaro Tallarico
5 Min Leitura
Bienal do Livro 2025
Literatura e HQ

Bienal do Livro 2025 tem HQ cristã, escultura de Harry Potter e Monja Coen; veja alguns destaques

Redação
5 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?