Conecte-se conosco

Música

Luedji Luna, o trovão estronda a Lapa

Publicado

em

A cantora Luedji Luna encantou a Lapa, Rio de Janeiro.

Luedji Luna apresentou seu show “Corpo no Mundo” na última sexta-feira (07), na Fundição Progresso, na Lapa (RJ). Primeiramente, DJ Nyack, que remixou o álbum dela com estilo hip hop, entrou no palco e, como um mestre de cerimônias, chamou Luejdi Luna, que entrou abraçando o público com “Acalanto” por volta de 0h. Posteriormente, oferecendo a todas as mães pretas, cantou a melancólica “Cabô” sob uma iluminação vertical com toques providenciais de vermelho. A canção é sobre dor e perda.

Quem vai pagar a conta?
Quem vai contar os corpos?
Quem vai catar os cacos dos corações?
Quem vai apagar as recordações? (eh, eh)
Quem vai secar cada gota?
De suor e sangue
Cada gota de suor e sangue
De suor e sangue
Cabô

Já havia presenciado um show da Luedji no Circo Voador, em 2019, muito bom por sinal. Certamente, ela manteve a qualidade e as participações especiais que gosta. Inclusive, Stefanie MC havia aparecido no show do Circo e voltou novamente nesse levantando a galera com sua pergunta: “Quem gosta de ver mulher cantando rap ae?”. Assim, uniram-se na “Saudação Malungo”.

Luedji Luna chamou Stefanie MC para o palco da Fundição Progresso.

Luedji Luna chamou Stefanie MC para o palco (foto: Alvaro Tallarico)

Lenda do Rap

Logo depois, a grande surpresa da noite surgiu. Um preto em movimento entrou traficando informação. Era a lenda do rap do Rio de Janeiro: Mv Bill. A lotada Fundição foi ao delírio. DJ Nyack pegou um microfone e cantou ao lado dele. A seguir, o rapper de Porto Alegre, Zudizilla, veio acompanhar Luedji Luna no seu maior sucesso “Banho de Folhas”. Certamente, energizaram a tradicional casa de shows carioca.

Luedji Luna, MV Bill e DJ Nyack na Lapa, Rio de Janeiro.

MV Bill, rapper, ator, escritor e ativista brasileiro, ao lado de Luedji e DJ Nyack (foto: Alvaro Tallarico)

Então, todos que participaram se juntaram no palco, lindamente iluminado, em “Iodo”. Nessa forte e crítica canção, ela diz: “As políticas/ Uterinas / De extermínio / Dum povo que não é / Reconhecido como civilização”, entre outros versos que clamam por uma sociedade melhor e mais justa, e deixa claro que sabe ser trovão. Aliás, ficou claro que ela é trovão, estrondando a Fundição Progresso e arrancando palmas que corroboravam. Além disso, sem deixar cair, ainda veio com sua versão de “Ready or Not”, dos Fugees.

O show, redondinho, terminou, para, em pouco tempo, Liniker e os Caramelows entrarem, mantendo a qualidade lá no alto (aliás, saiba aqui como foi, por Kelly Lima). Enfim, ficou já a saudade das belas e contundentes mensagens, da voz, e da força de Luedji Luna, que reverbera, levanta e faz pensar.

Ademais, veja mais:

Negra Jaque | “Rap é mão preta de interferência na sociedade”
Ana Catão | “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”
Liniker e os Caramelows deixam Fundição Progresso em êxtase

Cultura

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino – São Gonçalo com a
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
acontece em 30 de março

Publicado

em

jardim catarina

Haverá um concerto gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, dia 30 de abril, às 17h

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo.

A princípio, no dia 30 de março de 2023, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.

As aulas começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Esforço coletivo no Jardim Catarina

“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.

Por fim, a criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências