Mandato coletivo no Rio de Janeiro? | Conheça A Liga

Uma tentativa de mandato coletivo no Rio de Janeiro vem dando o que falar: A Liga. Conversamos com Janaína Bemvindo, que procurou explicar sobre essa candidatura. Ela é da capoeira e diretora na Associação de Cultura e Artes Casa de Bambas, a qual atende famílias de comunidades vulneráveis através de atividades socioeducativas tendo como base a arte e cultura brasileira. Ela faz parte desse grupo de ativistas sociais – e amigos – vindos de locais diferentes da cidade e com suas próprias histórias.

A princípio, são todos apaixonados pela cidade maravilhosa e reclamam muito da administração governamental. A partir disso resolveram se juntar nessa candidatura para uma vaga na Câmara de Vereadores. A saber, são cinco pré-candidatos (ou co-candidatos, como dizem) com maior foco em educação e cultura, são eles: Pedro Gerolimich, Roberto Anderson, Janaína Bemvindo, Kely Louzada e Mariana Basílio, envolvidos em causas complementares como educação, cultura, urbanismo e sustentabilidade.

Aliás, se liga na conversa com Janaína Bemvindo:

Janaína fala sobre a ideia de unir forças em prol de mudar a política atual que é implementada na cidade do Rio de Janeiro. Há alguns meses atrás o Vivente Andante entrevistou também Pedro Gerolimich, outro integrante da A Liga. Ele é professor, escritor e Mestre em Comunicação pela UERJ, idealizou os projetos Booktruck e Livro de Rua. Conversamos antes da pandemia do novo coronavírus se espalhar pelo mundo. O papo aconteceu dentro da reformada Biblioteca Parque Estadual que fica no Centro do Rio de Janeiro. Durante a entrevista, Pedro criticou o alto preço dos livros no Brasil. Ainda disse que busca realizar eventos em comunidades distribuindo livros gratuitamente, pedindo que, após a leitura, passem adiante, é o projeto “Libertação de Livros”.

Por fim, confira a entrevista com Pedro Gerolimich:

Ademais, leia mais:

Aliás, conheça a luta de Zumbi dos Palmares em HQ
Alma Artificial | Antologia de ficção científica ganha campanha
Evento literário enaltece autores brasileiros

 

Escreve o que achou!