Saturday, February 4, 2023

Maya | Peça-filme homenageia mulheres cineastas

A peça-filme Maya inspirada na obra de Maya Deren, estreia no saguão do Estação Net Rio, neste sábado (21 de janeiro), às 21h30. Além da diretora e teórica cinematográfica norte-americana o espetáculo é uma homenagem a todas as cineastas mulheres, destaca a diretora e atriz Patrícia Niedermeier, que assume o papel no monólogo.

Nesse sentido, Maya transita pela vida e obra da diretora de cinema experimental, cujo primeiro filme “Meshes of the afternoon”, é reconhecido como um marco do cinema experimental por abrir espaço para os filmes americanos de vanguarda dos anos de 1940 e 1950. Maya Deren viveu até 1961 tendo se dedicado à arte atuando ainda como coreógrafa, dançarina, poeta, escritora e fotógrafa.

Simultaneamente, o espaço receberá ainda, a exposição “As mulheres pioneiras do cinema”, a partir do dia 26 de janeiro. E, em fevereiro, a “Mostra com Filmes de Maya Deren”. Assim, a temporada segue até abril.

O espetáculo Maya tem a direção de Cavi Borges e Patrícia Niedermeier, texto de Joaquim Vicente, consultoria de Filippo Pitanga, produção executiva de Marcos Arzua, produção Marina Trindade e Video Mapping : VJ 18. Elenco: Patrícia Niedermeier.

MAYA

Estreia – 21 de janeiro

Sessões aos sábados – às 21h30

Local: Saguão do Estação Net Rio na Rua Voluntários da Pátria 35.

Ingresso: 20 reais

Duração: 50 minutos

Temporada até abril

Veja mais em:

Crítica | ‘Regra 34’ traz reflexões impactantes sobre liberdade e moralidade (viventeandante.com)

ID:Rio Festival | Segunda edição chega com shows gratuitos e desfiles (viventeandante.com)

Festival GRLS! | Saiba como ir ao evento que terá ANAVITÓRIA, Majur, Lexa, Sandy e mais (viventeandante.com)

Escreve o que achou!