Cultura
As controvérsias de Richard Wagner, a estrela da ópera de graça da semana
Publicado
2 anos atrásem
Por
Pedro Pessanha
Richard Wagner é o tema de mais uma semana de óperas online. Essa semana o Met trará às nossas telas toda a grandiosidade e megalomania do polêmico e controverso alemão. Indubitavelmente, ele é um dos nomes mais importantes da história da ópera, se não o mais importante.
Figura polêmica, com opiniões fortes e controversas, Richard Wagner nasceu em Leipzig em 1813. Famoso por suas óperas, ou dramas musicais, como ele mesmo denominou. Porém, era também poeta, ensaísta, entusiasta de política e das artes como um todo.
Arte total e Bayreuth
Seu amor pelo drama se deve ao seu conceito de Gesamtkunstwerk, ou em português, Obra de arte total. A ópera possibilitava-o de juntar em uma só obra o teatro, a música, as artes plásticas, a poesia e, posteriormente, até a arquitetura, afinal, criou um teatro dedicado à exibição de suas óperas. Esse teatro foi o famoso Bayreuth, que segundo Nietzsche é a representação perfeita do compositor e sua grandiosidade.
Polêmicas e problemas
Wagner era um nacionalista fervoroso. Procurava basear-se sempre em lendas medievais germânicas ou nórdicas e em seus respectivos folclores. Além disso, era notoriamente anti-semita e suas obras tem a marca de um sexismo exagerado. Uma constante em suas obras é a morte da mulher como expiação dos pecados do homem e a representação feminina como “depravada”. A apreciação de Hitler e da ideologia nazista por Wagner é mais um ponto que torna sua obra problemática para uma análise não estética.
Inegável importância
Contudo, é inegável sua importância para a música ocidental e principalmente para a ópera. Absolutamente nada foi a mesma coisa depois dele. Suas experimentações foram essenciais para o progresso da música e sua dedicação ao drama teve extrema influência em como a ópera seria pensada e exibida.
Não por acaso Wagner é um dos carros chefes da casa e suas montagens são sempre esperadas e prestigiadas. Seria impossível em uma semana exibir todas as obras importantes do alemão. Contudo, o Met fez uma boa seleção e exibirá algumas das mais importantes obras em montagens extremamente consagradas. Segue algumas obras que serão exibidas.
Tristan und Isolde
Essa é talvez a ópera (isoladamente) mais importante do compositor, ou pelo menos o ápice de sua técnica. Baseada numa lenda medieval com libreto de Wagner, que teve como inspiração também questões pessoais que envolviam o amor e os sentimentos de luxúria que nutria por Mathilde, um amor proibido por conta dos casamentos de ambos. Além disso, tem forte inspiração na obra do filósofo Arthur Schopenhauer.
Essa ópera é um marco não só na história da ópera, mas para toda música ocidental. Isso se deve ao fato de que Wagner levou a tonalidade, ponto central da música até então, ao seu limite. Assim, foi em Tristão e Isolda que Schöenberg e os outros músicos do início do século XX viram a possibilidade da atonalidade e de toda a revolução musical que resultou essa quebra. A herança de Tristan und Isolde para a música é enorme.
Tannhäuser
Tannhäuser e o torneio de trovadores de Wartburg, como o nome já diz, é uma ópera que narra um torneio de trovadores. Como é habitual o libreto é do próprio Wagner, e a temática também não foge ao padrão do alemão. Assim, trata-se de uma ópera da segunda fase do compositor, quando as temáticas mais preocupadas com uma nacionalidade e com o folclore alemão tornam-se mais presentes. Apesar de ainda ter o esquema de “números musicais”, começa a ficar evidente uma tendência à música contínua, que à partir daí tornar-se-ia marca registrada do compositor.
Ciclo do Anel – Der Ring des Nibelungen
Obra máxima de Wagner, é a representação de seu conceito de Gesamtkunstwerk, em português, obra de arte total. O ciclo do Anel dos Nibelungos é composto por quatro obras: : Das Rheingold (O Ouro do Reno), Die Walküre (A Valquíria), Siegfried e Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses). A intenção do compositor era que fossem sempre apresentadas de forma sequencial, e não vistas como obras individuais. Trata-se de um projeto artístico megalomaníaco, até para os padrões de Wagner.
O ciclo baseia-se em mitos da cultura e do folclore nórdico e no poema medieval alemão “A Canção dos Nibelungos”. Nas óperas da quadrilogia Wagner abandona por completo os recitativos e adota a música contínua, o drama musical. Além disso, seus famosos leitmotiv assumem importância vital. Esses identificam os personagens e aparecem em todas as quatro óperas.
Aqui Wagner atingiu sua megalomania por completo, quando escreveu as letras, compôs as músicas, dirigiu e até construiu o teatro ideal para a apresentação das óperas. A obra de arte total ganha aqui sua personificação. A montagem que o Met exibirá é um dos melhores registros do ciclo. Teve encenação entre 1989 e 1990 e direção musical e regência de James Levine, talvez o maior especialista vivo em Wagner.
Parsifal
Última ópera de Wagner, como não poderia deixar de ser, chocou muitas pessoas. Inclusive seu (ex)amigo , o filósofo Friedrich Nietzsche, que teria rompido amizade com Wagner pelo conteúdo casto e o fervor religioso da obra. Baseada na lendária busca ao Santo Graal do cavaleiro Arthuriano Parzival (Percival). A ópera apresenta uma imagem feminina de depravadas, o que não é lá uma grande novidade em sua obra. Aliás, em geral, tem a marca de um sexismo bem reacionário. Além disso, o moralismo da ópera é um ponto que se destaca na apreciação pelos nazistas.
Contudo, é uma ópera que costuma agradar , pois sua música altamente inspirada por religiosidades tende a passar uma sensação de êxtase e altas doses de sinestesia. Aliás, durante muitos anos monopólio de Bayreuth, o Met encenou a primeira apresentação fora do teatro Wagneriano em 1903.
Enfim, a programação:
05/10 – Wagner – Tristan und Isolde
Estrelando: Nina Stemme, Ekaterina Gubanova, Stuart Skelton, Evgeny Nikitin e René Pape. Condução: Sir Simon Rattle. 08/10/2016.
06/10 – Wagner – Tannhäuser
Estrelando: Eva-Maria Westbroek, Michelle DeYoung, Johan Botha, Peter Mattei e Günther Groissböck. Condução: James Levine. 31/10/2015.
07/10 – Wagner – Das Rheingold
Estrelando: Christa Ludwig, Siegfried Jerusalem, James Morris e Ekkehard Wlaschiha. Condução: James Levine. 23/04/1990.
08/10 – Wagner – Die Walküre
Estrelando: Hildegard Behrens, Jessye Norman, Christa Ludwig, Gary Lakes, James Morris e Kurt Moll. Condução: James Levine. 08/04/1989.
09/10 – Wagner – Siegfried
Estrelando: Hildegard Behrens, Siegfried Jerusalem e James Morris. Condução: James Levine.26/04/1990.
10/10 – Wagner – Götterdämmerung
Estrelando: Hildegard Behrens, Christa Ludwig, Siegfried Jerusalem e Matti Salminen. Condução: James Levine. 05/05/1990.
11/10 – Wagner – Parsifal
Estrelando: Katarina Dalayman, Jonas Kaufmann, Peter Mattei, Evgeny Nikitin e René Pape. Condução: Daniele Gatti. 02/03/2013.
Por fim, o Met disponibiliza as óperas diariamente às 19h no site metopera.org.
Ademais, veja mais:
O Leilão do Lote 49 | Conheça Thomas Pynchon e a paranoia pós moderna
Centenário de Charles Bukowski | O velho, o vô e pessoas que não são boas
Enfim, Philip Glass e “The Portrait Trilogy” | Einstein na praia e a revolução da ópera
Historiador, mestrando em história do Brasil. Se interessa por arte de todo tipo e suas ligações com história, política e com a vida.

Você pode gostar
‘PASTRANA – A MULHER MAIS FEIA DO MUNDO’ | Peça gratuita
Alma Despejada | Peça com Irene Ravache ganha curta temporada online
Semana especial de Mozart no Met | Ópera grátis
Semana Puccini no Met | Ópera de graça
Pós-F | As contradições e a potência de Fernanda Young com Maria Ribeiro e Mika Lins
Bel Canto ganha semana especial | Ópera gratuita
1 Comentário
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cultura
Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita
Publicado
20 horas atrásem
21 de março de 2023Por
Redação
Com coreografia e direção do artista e bailarino Ronaldo Damas, espetáculo retrata o universo feminino
No dia 29 de março, quarta-feira, às 17h, o Musical Mulheres. Somos assim! ganha apresentação no Galpão da Seropec, em Santa Sofia, Seropédica. A inspiração do espetáculo é na MPB e tem entrada gratuita, com limitação de vagas.
Dirigido e coreografado pelo bailarino Ronaldo Damas, o musical conta com bailarinas do Projeto Dança Fazendo Mudanças, gerido pelo próprio Ronaldo. Para ele, mirar no universo feminino é fortalecer lutas e desafios das mulheres pelo direito igualitário de exercerem o melhor de suas habilidades.
Afinal, para saber como assistir, entre em contato com (22) 98751-7318.
Serviço:
Musical Mulheres. Somos assim!
Dia: 29 de março – quarta-feira
Horário: às 17h
Entrada: gratuita
Local: Centro de Distribuição Seropec
Endereço: Rua C – QD 7 LT 1 Loteamento Vivendas da Flórida Boa Esperança, Seropédica.
Além disso, leia mais:
Crítica | ‘Regra 34’ traz reflexões impactantes sobre liberdade e moralidade
Mulheres no comando de motorhomes | Entenda
Crítica | ‘A Mulher Rei’ faz o público se arrepiar


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação

Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Macaé ganha primeira loja da rede Bio Mundo
Cultura


Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita


‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Cheia de humor e com forte subtexto político, a nova edição sai pela coleção HQ Para Todos.


Madrugada Amiga na Rádio Catedral FM fala de Quaresma e São José
O jornalista Alvaro Tallarico comanda a Madrugada Amiga Shalom na Rádio Catedral FM


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos
Crítica


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional


Crítica | Em ‘Shazam! Fúria dos Deuses’ a diversão se sobrepõe aos problemas
Mesmo com problemas vindos do universo que Zack Snyder estava construindo, 'Shazam 2' consegue manter seu brilho


Oscar 2023: Quem vai levar o principal prêmio?
Hoje é a noite da 95ª cerimônia do Oscar. Um dos prêmios mais famosos da indústria cinematográfica. Um dos favoritos...
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”


Páscoa | Conheça 4 livros para entender Jesus
Confira uma seleção de obras literárias para compreender a história de Cristo


Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
Evento gratuito contará com rodas de conversa, oficina de fanzine e exposição de editoras, cartunistas e ilustradores
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis


Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta na Sala Cecília Meireles
Na apresentação de abertura, a OSB interpretará obras de Edino Krieger, Sergei Rachmaninoff e Ludwig van Beethoven sob a regência...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Cultura6 dias atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Gastronomia5 dias atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cinema4 semanas atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema3 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
- Música5 dias atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
Pingback: Resenha | Tristão e Isolda em Cordel