Depois de realizar a première mundial de Motel Destino na competição oficial de Cannes, em maio deste ano, Karim Aïnouz já tem data para mostrar o seu mais recente longa-metragem para o público brasileiro. No dia 09 de agosto, o thriller erótico abrirá o Festival de Gramado. Antecipa, assim, a sua estreia no circuito de cinemas do país, confirmada para o dia 22 do mesmo mês. O oitavo filme de ficção do cineasta chega ao evento gaúcho após grande repercussão e reverência da crítica internacional na Riviera Francesa.
“É uma grande alegria apresentar Motel Destino em Gramado. Depois de tantos anos longe do Brasil, ainda mais tempo longe do Ceará, colocar esse filme no mundo é, para mim, uma felicidade imensa. Os últimos anos foram muito difíceis, em que sobrevivemos a uma pandemia e um governo fascista. Motel Destino é uma ode ao desejo como motor da vida”, celebra o diretor.
Sensualidade
Elemento recorrente na filmografia de Aïnouz, o erotismo é o pano de fundo de Motel Destino. As cores fortes e vibrantes do litoral nordestino dão a tônica visual-narrativa da nova obra. O estabelecimento de beira de estrada que dá título ao filme é, segundo ele, “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.
“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz.
Sinopse
Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.
Motel Destino é estrelado por Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha. Por trás das câmeras, a diretora de fotografia Hélène Louvart, renomada por seu trabalho em “A Vida Invisível”, captura com sutileza as nuances visuais do filme. A montadora Nelly Quettier, reconhecida por “Beau Travail” e “Lazzaro Felice”, imprime uma precisão rítmica à narrativa. Ademais, o diretor de arte Marcos Pedroso, de “Madame Satã”, agrega uma rica expressão artística à obra ao explorar as fortes cores do nordeste. A produção foi liderada por Janaina Bernardes (Cinema Inflamável) e Fabiano Gullane e Caio Gullane (Gullane). Além dos três protagonistas já mencionados, Renan Capivara, Yuri Yamamoto, Fabíola Líper, Isabela Catão e Jupyra Carvalho completam o elenco.
POR FIM, LEIA MAIS:
‘Motel Destino’, de Karim Aïnouz, é ovacionado em Cannes
Crítica | ‘Retratos Fantasmas’ faz pensar sobre o tempo
Marinheiro das Montanhas | Karim Aïnouz entrega um FamilySearch poético