N.OVO | Foodtech quer revolucionar a produção de alimentos no Brasil

Pioneira no Brasil ao produzir e oferecer um substituto para ovos, a N.OVO nasceu dentro do Grupo Mantiqueira, em 2019. A princípio, Amanda Pinto, que na época atuava dentro da empresa, observava as tendências globais e percebeu que alimentos plant based poderiam ser uma solução para grandes problemas globais que são gerados pela forma com que os alimentos são produzidos.

Dessa forma, com a ideia de inovar dentro do mercado alimentício, convenceu a Mantiqueira a sair na frente para liderar essa discussão e oferecer a primeira alternativa de produto substituto para ovos em receitas no Brasil. Hoje, a foodtech é uma spin off do grupo e segue visando seu crescimento rápido, que em 2021 dobrou seu número de colaboradores e cresceu em torno de 60%, comparado ao ano anterior. E para 2022, sua expectativa é que esse número cresça em 10x, com a ampliação de sua oferta de produtos que substituem os alimentos de origem animal.

“A decisão de apartar as empresas e nos tornarmos uma startup independente faz parte de nossa estratégia de crescimento. Com autonomia em nossa operação, agora temos maior abertura para focar no desenvolvimento do negócio e na criação de mais produtos inovadores, atingindo nosso objetivo de ser uma linha completa de alimentos plant based e estimular ainda mais a mudança de hábitos alimentares e atitudes das pessoas”, explica Amanda Pinto, fundadora da N.OVO.

Modernidade

Todos os produtos são elaborados com as mais modernas tecnologias do setor alimentício, para replicar sabor, textura, cheiro e aparência das comidas de origem animal, trazendo nutrição com inovação ao prato dos brasileiros.

Foi em 2017, quando ninguém ainda falava sobre a inovação em alimentos à base de plantas no Brasil, que Amanda passou a olhar para este mercado. “Na época, eu era head de marketing e inovação da Mantiqueira e sempre me perguntava qual era a melhor forma de produzir comida, considerando, além de nutrição e sabor, o uso de terras e bem estar animal. Passei a pesquisar sobre o assunto, fui até o Vale do Silício e visitei diversas startups para adquirir mais conhecimento e entender como trazer essa ideia para o Brasil”, comenta Amanda.

A N.OVO tem o propósito de levar soluções melhores em alimentos sustentáveis, nutritivos, saborosos e com preços acessíveis, gerando impacto positivo na saúde do consumidor e no planeta. Segundo dados da Campanha Segunda Sem Carne, o impacto gerado, ao trocar produtos de origem animal em apenas um dia, chega a reduzir a emissão de CO2 em 14kg, equivalente a 100 km rodados em um carro, e 3.400 litros de água, cerca de 26 banhos de 15 minutos. Além disso, uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, pois reduz o consumo de gorduras saturadas e colesterol, consequentemente diminuindo o risco de diabetes, infartos e/ou outras doenças cardiovasculares, e até alguns tipos de câncer.

Cada vez mais as pessoas estão buscando novas maneiras para reduzir esses impactos e dietas mais saudáveis, com vegetais e menos carnes. Uma pesquisa realizada em fevereiro de 2021, pela consultoria Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), reforçou esse avanço flexitariano – quando as pessoas optam por reduzir o consumo de carnes e derivados de produtos animais – revelando que que 46% dos brasileiros acima dos 35 anos pararam de consumir carne, ao menos uma vez por semana, por vontade própria.

“O mundo está em constante mudança: mudamos nossa forma de se comunicar, de trabalhar, de nos transportar, mas nossa alimentação continuou a mesma por muito tempo. A N.OVO faz parte de um movimento importante que traz a evolução dos alimentos. Por isso nos dedicamos na criação de melhores soluções para gente, para o mundo e para os animais”, finaliza Amanda.

Produtos oferecidos

– N.ovo Receitas: Substituto vegetal para ovos, em pó, para aplicação em receitas, como bolo, massas e etc…

– N.ovo Mexido: Substituto vegetal para ovos mexidos e omeletes, em pó.

– Linha de Maioneses: Com opções de sabor tradicional, lemon pepper, ervas finas e trufadas, replica a mesma aparência, textura e sabor das maioneses feitas à base de ovos.

– Linha de Frangos: À base de ervilha e fibra de broto de bambu, a linha de frangos vegetal N.OVO contém 3 produtos que replicam as mesmas características do produto de base animal. São eles: Filé de peito empanado, Coxinha, Empanadinhos (nuggets).

Ademais, leia mais:
Bandolim Vegan Cult Bar | Rio de Janeiro ganha novo restaurante e casa de cultura
Receita de café da manhã saudável | Tapioca com Tofu Defumado e Goiabada
Aprenda a fazer Doce de Leite de Castanhas

Escreve o que achou!