Nascente Azul | Conheça uma das melhores flutuações de Bonito, em Mato Grosso do Sul

Estar imerso em um cenário único criado pela natureza, em meio a águas cristalinas, muitos peixes e plantas que formam um verdadeiro jardim subaquático. Assim é a flutuação na Nascente Azul, em Bonito.

A flutuação, considerada a de maior beleza em Bonito, acontece no Rio Nascente Azul, cujas águas são incrivelmente cristalinas e refletem lindos e intensos tons de azul graças a um fenômeno raro chamado espalhamento.

Após uma breve apresentação da atividade por um guia de turismo, o passeio começa em uma trilha acessível, sendo segura para crianças, pessoas da melhor idade e pessoas com deficiência. Ao longo de 300 metros, é possível contemplar uma cachoeira de tufas calcárias e, se você tiver sorte, animais silvestres locais, como macacos, antas, cervos e muitas aves.

Segurança

Depois, é hora de trajar os devidos equipamentos de segurança fornecidos pela Nascente Azul. Roupa de neoprene, colete salva-vidas, máscara de mergulho, snorkel e calçados adequados. Cada grupo conta com no máximo 10 pessoas, com acompanhamento permanente do guia, que ajuda na ambientação dos participantes no rio, faz o ajuste dos equipamentos e apresenta um leve treinamento.

E, então, chega o momento de entrar na água e aproveitar esse cenário natural. A primeira etapa da flutuação é a contemplação da própria nascente – aliás, esta é a única flutuação de Bonito na qual você tem a oportunidade de flutuar e mergulhar em uma nascente. Quem quiser pode realizar a apneia, mergulhando até 7 metros de profundidade para ver de pertinho onde a água nasce.

Nascente Azul
Área verde impressiona (divulgação/Nascente Azul)

Na sequência, começa a tranquila e divertida descida pelo Rio Nascente Azul. Com o colete salva-vidas, é fácil flutuar e apenas se deixar levar. Debaixo d’água, um verdadeiro espetáculo natural se apresenta diante dos presentes. O grupo é sempre acompanhado por peixes de diversas espécies, que não têm receio algum de nadar bem perto das pessoas. Uma variedade de plantas subaquáticas, de diferentes cores, tipos e tamanhos, cobrem o leito do rio e estão a um toque de distância. A água é tão cristalina que o fenômeno da fotossíntese chega a ser visível, com o oxigênio na forma de bolhas sendo liberado pelas folhas submersas.

Abundância

O entorno do Rio Nascente Azul também é de uma beleza cênica, com uma vegetação abundante e intocada. Por ser um rio largo, suas correntezas são quase imperceptíveis, o que o torna muito propício para quem nunca realizou esse tipo de atividade e não tem muita intimidade com a água. A flutuação na Nascente Azul é tão segura que até quem não sabe nadar pode participar, assim como crianças de no mínimo quatro anos. Além disso, é um passeio com acessibilidade, com acesso e adaptações de percurso para pessoas com deficiência.

A flutuação é a porta de entrada para mais de 20 atividades dentro do complexo da Nascente Azul. Muitas são inclusas no ingresso da flutuação, como trilhas curtas que levam a paisagens instagramáveis, atrações aquáticas e espaços para relaxar. A Nascente Azul é um lugar para passar o dia inteiro. Se você quiser mais adrenalina no seu passeio, pode adicionar (por um valor à parte) as atrações de aventura, como a tirolesa e o pêndulo humano, ou então o mergulho no Museu Subaquático de Bonito, atração pioneira no Brasil.

Serviço:

Nascente Azul

Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS

Para aquisição dos passeios, entre em contato com as agências locais: mkt.nascenteazul.com.br

Mais informações em: nascenteazul.com.br

Ademais, leia mais sobre turismo:

Ecoturismo | Entenda como Pantanal e Bonito podem ser roteiro combinado
Conheça 15 atrações turísticas do Litoral Norte de São Paulo
Além disso, conheça o Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes
Por fim, olha só a vez que nosso jornalista Alvaro Tallarico encontrou uma baleia encalhada na Praia do Sul, na Ilha Grande:

Escreve o que achou!