O 17º Niterói em Cena – Festival Internacional de Teatro acontece de 24 a 28 de setembro, com a Mostra Peças no Teatro Popular Oscar Niemeyer e na Praça João Saldanha. Sob a direção de Fabio Fortes, o evento reúne produções do Brasil, Moçambique, Alemanha e Peru, destacando espetáculos como “Dance Machines”, “Ngati”, “O Figurante” com Mateus Solano e “Tom na Fazenda”. O festival oferece ingressos gratuitos em troca de doação de alimentos. As senhas começarão a ser distribuídas duas horas antes do horário marcado para o início de cada sessão.
Em seguida confira a programação do 17º Niterói em Cena:
24/09 – Terça-feira
Mostra Peças (Dance Machines)
Sinopse: Experiência multimídia de dança, na qual o mundo analógico e virtual se misturam. É, ao mesmo tempo, uma coreografia, uma imersão e uma experiência de realidade virtual que utiliza ferramentas como óculos de RV e fones de ouvido, apresentando novas formas de pensar, enxergar e sentir a dança.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 11h30 (sessão 1) e 14h (sessão 2)
Classificação: livre
Duração: 1h40
Mostra Peças (Ngati)
Sinopse: “Ngati”, que significa sangue, é uma performance solo criada em solidariedade e memória às vítimas do genocídio na província de Cabo Delgado, localizada ao norte de Moçambique. Unindo música e dança tradicionais moçambicanas, simboliza uma profunda ligação com a terra e seu povo.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 20h
Classificação: 16 anos
Duração: 40 min
25/09 – Quarta-feira
Mostra Peças (O Figurante)
Sinopse: Augusto (Mateus Solano) é um figurante dedicado, experiente e acostumado a servir em produções audiovisuais. Vive uma rotina previsível como se fosse figurante de sua própria história. Aos poucos, ele vai despertando e questionando a importância de seu trabalho e de sua vida. Como ressignificar sua existência?
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 20h
Classificação: 12 anos
Duração: 1h10
26/09 – Quinta-feira
Mostra Peças (Antes do ano que vem)
Sinopse: Hilária e impulsiva, com “psicologia própria”, Dizuite distribui conselhos de esperança por telefone para mulheres com dores emocionais e mostra a capacidade de se reinventar para contornar os desafios da vida e que vale a pena viver, que ainda dá pra ser feliz antes do ano novo chegar.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 20h
Classificação: 12 anos
Duração: 1h10
27/09 – Sexta-feira
Mostra Peças (Beringela, A Grande)
Sinopse: Brincadeira circense onde Berinjela, que possui mania de grandeza, deseja realizar seu sonho: apresentar seu próprio show! Com a ajuda da plateia, ela rege o público em uma brincadeira musical, realizando fantásticas façanhas com bambolês, equilibrando-se sobre uma bola e desafiando a gravidade diante dos olhos de todos.
Local: Praça João Saldanha
Horário: 14h às 17h30 (festa para as crianças) / 16h às 17h (apresentação)
Classificação: livre
Duração: 40 min
Mostra Peças (Tom na Fazenda)
Sinopse: Após a morte do companheiro, Tom viaja ao interior rural, para uma última despedida. Lá, conhece sua mãe, que desconhece a orientação sexual do filho falecido, e seu irmão, um camponês viril e violento que insiste que esconda o relacionamento da mãe enlutada. Mentir é condição de sobrevivência.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 20h
Classificação: 18 anos
Duração: 2h
Festa Evoé
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer (foyer térreo)
Horário: após a peça Tom na Fazenda
28/09 – Sábado
Mostra Peças (Pelada – A hora da Gaymada)
Sinopse: Uma comédia musical sobre um embate entre dois times pelo uso do Campo do Furão, antes que uma empreiteira o destrua. De um lado, um time de futebol que joga junto desde a sua fundação, há 40 anos; do outro, um time LGBTQIAPN+ de queimado, que tem o desejo de realizar o 1° Campeonato de ‘Gaymada’ da região.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: 20h
Classificação: 12 anos
Duração: 1h10
Resenha de Sábado
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer (foyer térreo)
Horário: após a peça Pelada – A hora da Gaymada
29/09 – Domingo
Caruru com Samba
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer (foyer térreo)
Horário: 12h às 18h
Endereços:
Teatro Popular Oscar Niemeyer (454 lugares)
Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº – Centro, Niterói/RJ
Praça João Saldanha – Santa Barbara, Niterói/RJ
Por fim, além do 17º Niterói em Cena, leia:
Crítica | ‘O que sobrou’ relembra ditadura de forma frenética
Sentença de Vida | Comédia baseada em livro ressignifica a vida com HIV