O Brazil é um país sério? | Livro analisa reputação internacional do país

O País que no início do século parecia decolar com a perspectiva de se tornar uma das grandes potências do mundo perdeu o rumo em menos de uma década. Nos últimos anos o Brasil viu seu prestígio cair consideravalmente. Dessa forma, o jornalista e pesquisador em imagem internacional do Brasil, Daniel Buarque, fez a obra O Brazil é um país sério? (editora Pioneira), que ganha lançamento em julho de 2022.

O livro conta com uma coletânea de ensaios e artigos do autor ao longo de mais de uma década. A saber, foram retrabalhados para o novo livro. O lançamento apresenta e propõe ao leitor reflexões sobre os diferentes aspectos relacionados ao status do País perante o mundo. A princípio, com foco na reputação política e econômica entre os anos 2010 e 2020. Ou seja, o especialista analisa a percepção externa desta década por meio de aspectos teóricos e práticos.

Imagem

O intuito do autor é mostrar como a reputação mudou ao longo dos anos e como esta oscilação impactou diretamente na imagem do Brasil. Para a produção da obra O Brazil é um país sério?, o autor reuniu ensaios escritos a partir de artigos acadêmicos, artigos de opinião, análises, crônicas, posts de blog, reportagens e entrevistas sobre a imagem do País no exterior. O material foi produzido em sua maioria entre 2015 e 2021, e é formado e influenciado pela atuação profissional e acadêmica de Daniel Buarque em torno do tema, que ocorre desde 2006.

“Os textos foram retrabalhados e atualizados para consolidar uma narrativa mais coesa do período em que a reputação do Brasil desabou, além de explorar as raízes do interesse nacional pelo tema e analisar os impactos disso para o País. A coletânea trata de diversos aspectos da percepção do Brasil no exterior e permeia a discussão sobre essa possível seriedade do País. Seria o Brasil um país sério?”, questiona Daniel Buarque em um dos trechos do novo livro.

Aém disso, o autor ainda complementa: “É fácil ver a oscilação de imagem citada acima. Houve um momento de ascensão em que o Brasil era visto como uma Nação cada vez mais séria, mas a sucessão de crises que pioraram sua reputação no mundo voltou a pôr em dúvida essa seriedade”.

SERVIÇO

Título: O Brazil é um país sério? – Ensaios sobre a imagem internacional, da euforia à depressão

Autor: Daniel Buarque

Editora: Pioneira

Páginas: 208

Ano: Julho/2022 – Lançamento

ISBN: 9786587933047

Preço Sugerido: R$ 69,90

Escreve o que achou!