Wednesday, September 22, 2021

O clássico “O Carnaval dos Animais” ganha nova versão nos palcos

O espetáculo O Carnaval dos Animais, peça do compositor francês Camille Saint-Saëns, ganhou uma versão teatral voltada para o público infantil. Produzida pela escola de piano Artmanhas do Som em parceria com o Espaço Musical Ricardo Breim e com o Coletivo Avuá, a obra tem a participação de dois pianistas e um narrador que utiliza elementos do teatro e do circo para ilustrar os movimentos da suíte musical de forma lúdica e interativa. A estreia será no dia 27 de março (sábado), às 16h, com transmissão gratuita pelo YouTube e Facebook da Artmanhas do Som e do Espaço Musical Ricardo Breim.

Longe de ser uma inocente peça musical, como parece à primeira vista, O Carnaval dos Animais foi composto com objetivo de fazer uma crítica ao cenário musical europeu no fim do século XIX. A obra é formada por 14 movimentos em forma de suíte, cada um em alusão a um bicho diferente. Originalmente para pequena orquestra e dois pianos solistas, é aqui apresentada em uma versão adaptada para piano a quatro mãos. O narrador, por sua vez, envolve o público com contação de histórias dos animais de um zoológico imaginário, em que cada espécie alude a um arquétipo que compõe a sociedade contemporânea.

Foto: Divulgação

Entre os movimentos, está a imponente marcha real do leão, representada por um ritmo de dança majestoso tocado pelos pianos. O elefante também marca presença em um pesado solo na região grave do piano. E não poderia deixar de aparecer um bicho muito exótico e raro, o pianista, que também integra o divertido zoo com suas escalas e arpejos técnicos, como se ainda estivesse aprendendo a tocar. Cisne, canguru e asno completam essa fantasia instigante que agrada ao público de qualquer idade.

“A dramaturgia desta versão d’O Carnaval dos Animais esclarece ao ouvinte as diversas imagens associadas entre animal e política. Visto por este viés, é também uma peça para adultos, mas é essencialmente um espetáculo infantil pelo entretenimento que o ator Lucas Pradino traz com sua interpretação delicada e cômica. E a maravilhosa música de Saint Saens completa a magia do espetáculo.”, conta a pianista Lucia Amato. Uma arte para todas as idades, misturando teatro, música, circo e poesia.

SERVIÇO:

O Carnaval dos Animais
Temporada: de 27 de março a 18 de abril
Aos sábados e domingos, às 16h
Onde assistir: YouTube e Facebook da Artmanhas do Som; YouTube e Facebook do Espaço Musical Ricardo Breim
Ingressos: Gratuito
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Release: Artmanhas do Som

Ademais, leia mais:
Além disso, tem Marcelo Monteiro | “Cosmogonia resgata e desperta a consciência do povo negro”
Por fim, Ana Catão do Cosmogonia Africana| “Nossa missão é trazer essa história que foi varrida para debaixo do tapete”
Eu, Moby Dick | Espetáculo de extrema poesia visual estreia on-line

Escreve o que achou!