Conecte-se conosco

Gastronomia

O Fouet | Cafeteria no Porto traz sabor de Minas Gerais

Publicado

em

O Fouet

O Fouet. A saber, fouet (fala-se fuê) é aquele utensílio de cozinha conhecido também pela alcunha de batedor de ovos, é usado para bater claras, cremes, massas e afins. Contudo, em frente à Praça da República, na cidade do Porto, em Portugal, fouet ganhou um novo significado. Uma semana antes do início do isolamento total em Portugal, no mês de março de 2020, dois brasileiros compraram uma loja. Ricardo Duarte e Flávia Peixoto, ambos de Belo Horizonte encontraram esse local já pronto, que era de outros dois brasileiros que estavam deixando o país europeu.

Luso-brasileira

O Fouet é uma cafeteria e doceria com bolos caseiros feitos artesanalmente. Aliás, eles têm um dos melhores pães de queijo do Porto – o fato de ser feito por uma oriunda de Minas Gerais ajuda. As especialidades nesse local são os quiches funcionais, as tostas com ingredientes frescos, o tradicional pão de queijo mineiro, claro, e os bolos. “Temos opções saudáveis, sem açúcar, ou bem docinhas a sua escolha, com várias propostas para os nossos convidados mais gulosos – prove as nossas sobremesas e os nossos deliciosos bolos. Também pode provar um pequeno-almoço saboroso para si, com tostas, croissants e sanduíches. E podes compartilhar suas experiências com seus amigos utilizando a nossa Wi-Fi gratuita”, declara Flávia.

Ricardo Duarte e Flávia Peixoto

Além disso, com exceção do Pastel de Belém, do croissant e dos pães, é tudo feito pela Flávia Peixoto. Ela escolheu o nome O Fouet para fortalecer essa referência a algo feito artesanalmente. Ela era bancária no Brasil, mas fez um acordo com o banco e saiu para seguir outro caminho. No O Fouet é possível almoçar um conjunto de sopa, salada com omelete, bebida e café por 6 euros.

Comi um Quiche de Espinafre, o qual estava com a massa no ponto certo e recheio bem temperado. A psicóloga Juliette Luís, brasileira, também estava por lá. “Ambiente acolhedor e produtos frescos. Prezo sempre isso. Além disso, me sinto segura porque estão seguindo todas as normas de segurança por causa do coronavírus. Aqui tem um gosto de lar, sabor caseiro. Recomendo o quiche de alho francês e o bolo de cenoura”, disse Juliette.

Os brasileiros no Porto, cada vez mais, movimentam a economia da região e abrem novas possibilidades. O Fouet é mais uma dessas iniciativas – e funciona.

Ademais, veja mais:

Salpicos Verdes | Conheça um dos melhores restaurantes do Porto
Zezé Burguer | Da depressão ao sucesso
Aprenda a fazer um Carreteiro Vegetariano | Medicina da Cozinha

Anúncio
1 Comentário

1 Comentário

  1. Jones Duarte

    7 de setembro de 2020 at 08:08

    Muito boa a matéria, rica em detalhes.

Escreve o que achou!

Gastronomia

CCBB recebe o Festival Gastronomia Preta enaltecendo a negritude na culinária

Publicado

em

ccbb rj programação

O Festival Gastronomia Preta, marcado para os dias 25 e 26 de novembro de 2023, é um evento voltado para enaltecer o papel destacado das pessoas negras na culinária. Será realizado no CCBB RJ e na Praça da Pira, apresentando uma série de atividades gratuitas para o público.

Dentro do CCBB, o destaque fica por conta da Cozinha Show Benê Ricardo, onde chefs renomados como Katia Barbosa, Aline Guedes e Paulo Rocha preparam pratos ao vivo para os presentes, convidando a plateia a degustar essas delícias ao termo das projeções. Além disso, o Ciclo de Debates Mussum oferecerá mesas redondas com profissionais negros de diversas áreas, discutindo temas como raça, diversidade e gastronomia, com a presença de nomes como Rochelly Rangel, Edson Leite e Lucas Corazza. O Espaço Omô, liderado pelo movimento Mães Negras do Brasil, sediará jogos de tabuleiro africanos e uma discussão sobre “Alimentação do Futuro”, envolvendo as mães na abordagem sobre o ODS 2 e a realidade da insegurança alimentar no país.

Na Praça da Pira, uma Praça de Alimentação diversificada recebe expositores de alimentos e bebidas que evidenciam a riqueza da gastronomia negra brasileira. Um palco será montado para shows e a cerimônia de entrega do Prêmio Gastronomia Preta, proporcionando entretenimento e emoção ao público.

Prêmio

A concepção do Festival nasceu após o sucesso da primeira edição do Prêmio Gastronomia Preta em 2022. O retorno positivo indicou a necessidade de um evento mais amplo, abrangendo não só a premiação, mas também outras expressões da cultura negra, como música, conversas e encontros , refletindo a diversidade dentro desse setor profissional.

Uma parte crucial do Festival é a formação profissional. O curso “Pretonomia – formação profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade”, em parceria com a UFRJ, MPT-RJ e Hilton Copacabana, teve um impacto significativo, capacitando 21 pessoas da região metropolitana do Rio de Janeiro no ramo gastronômico.

O Prêmio Gastronomia Preta celebrará os melhores profissionais da Gastronomia em todo o Brasil, revelando os vencedores em 26 categorias e prestando três homenagens especiais.

A segunda edição do Prêmio Visa destaca a presença feminina na Gastronomia, com o tema “Mulheres Pretas” para 2023. A categoria “Chef” apresenta exclusivamente mulheres como finalistas, em busca de equidade de gênero. O prêmio abrange diversos envolvidos na experiência gastronômica, com cerimônia de estreia agendada para 26 de novembro, no Festival Gastronomia Preta.

A realização do Festival Gastronomia Preta é da ONG SAV Social, do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e da FGP Eventos Gastronômicos.  

Serviço 

Festival Gastronomia Preta 

25 e 26 de novembro de 2023 

Das 12h às 20h 

Entrada Gratuita. Sujeito a lotação. 

Ingressos: saiba mais em bb.com.br/cultura

Cozinha Show Benê Ricardo, Ciclo de debates Mussum e Espaço Omô
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Palco, feira gastronômica e premiação
Local: Praça da Pira, Orla Conde – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Ademais, leia mais:

Veja documentários sobre a reflexão racial no mês da Consciência Negra

Conheça ‘Vozes à Flor da Pele’ e a jornada inspiradora de uma humanitária brasileira

Uma noite memorável com o espetáculo ‘Meu Corpo Está Aqui’

 

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências