Sample | Saiba o que é e se liga na criatividade e união musical

“E aí, Marquinho DJ, faz um sample de guitarra”. Talvez essa tenha sido a primeira vez que você ouviu essa palavra, mas você sabe o que é o sample?

Sample é uma amostra, é a reutilização de uma parte da gravação de som em outra gravação, normalmente remixada, cortada ou até de forma direta. Isso é muito comum principalmente na cultura hip hop, mas presente em várias outras culturas como rock, eletrônico, pop e etc. 

A princípio, essa é a definição que melhor se adequa para o entendimento, mas você conhece alguma música que teve sample de outra? Provavelmente SIM, pois isso e mais comum do que pensamos. Aliás, vou dar exemplos práticos, tanto atuais quanto antigos. 

Esse sample, reconhece? 

Eternizado aqui pelo KL Jay. 

Uma música mais recente, de 2003, embalando os vídeos Traxx da vida! 

Emprestou para o sucesso do ano passado.

Acredito que um dos primeiros Traps BR que bombaram

Remixada por um dos grupos mais famosos da cena. 

Rei do Blues.

Um dos melhores atuais.

Álbum digital – 2006 

Uma das promessas perdidas em 2018

Afinal, esses são apenas alguns dos muitos exemplos que temos de músicas “sampleadas”, o Termo  foi criado em 1940 por Pierre Henry e Pierre Schaeffer.

Isso é apenas uma das formas de se criar uma música, pode ser feito tanto num beat (batida) original quanto em um sample. Importante destacar que isso fortalece o Artista original que tem seus direitos garantidos e recebe pelo uso do seu sample, bom pelo menos deveria, a justiça as vezes é acionada e ai resolvida as questões. Normalmente há um número de notas iguais permitidas, mas não é regra.

Então o melhor a se fazer para evitar dores de cabeça e uma multa milionária, é falar com o proprietário da música e pedir permissão, uma vez lançado sem permissão, as chances de você perder são imensas.

Por fim, para nós apreciadores, resta ver a magia que a mixagem eletrônica faz, seja modificando a música ou aprendendo a unir a um novo gênero musical. 

Ademais, leia mais:

Urban ou Progressive R&B? | Racismo no Grammy
Tekashi 6ix9ine e suas polêmicas | Por Sérgio Menezes
Desejo Sombrio | Ex-RBD Maite Perroni vem com traição e luxúria

 

Escreve o que achou!