Livro apresenta pensamentos do filósofo espanhol Xavier Zubiri

A PAULUS Editora lança a obra “Introdução a Xavier Zubiri – Pensar a realidade”, título da coleção “Como ler Filosofia” e escrito pelo teólogo Matheus da Silva Bernardes. De acordo com o itinerário intelectual de Xavier Zubiri, filósofo contemporâneo espanhol, a realidade supera palavras e pensamentos, sua riqueza é inesgotável. Ou seja, para ele, a grande aventura do pensamento humano consiste precisamente em

“pensar a realidade a partir da própria realidade”.

Nesta perspectiva, conforme a presente publicação, Zubiri realiza uma leitura própria da história da filosofia, dividindo-a em três grandes momentos: o primeiro, da mobilidade, o segundo da criação, e o terceiro, da imbricação. Este último contempla a obra de Xavier Zubiri, que dedicou-se em unir o ato de inteligir as coisas e sua realidade. Sobretudo, num esquema filosófico que ficou conhecido ora como realismo radical, ora como noologia, estudo apresentado nesta obra, que percorre sua biografia e o essencial de seu pensamento.

Biografia

Xavier Zubiri nasceu no dia 04 de dezembro de 1898, em San Sebastián, País Basco, Espanha. A obra ressalta que muito provavelmente seu primeiro idioma foi o basco (euskara); de todo modo, era muito conhecido e, por isso, sua gramática não respeita totalmente a lógica indo-europeia. Segundo o autor, mais tarde, Zubiri acusará a filosofia ocidental de ter projetado sobre a realidade o logos indo-europeu (sujeito, verbo e predicado). Dessa acusação surge o seu projeto metafísico: pensar a realidade sem pressupostos.

Para o autor, trata-se de um projeto bastante compartilhado por diversos pensadores do século XX, entre eles o filósofo Martin Heidegger, que tentou reavivar história da filosofia em sua época. Xavier Zubiri também recebeu influência de José Ortega Y Gasset e Edmund Husserl, além de ser um leitor atento de Aristóteles.

No livro “Introdução a Xavier Zubiri – Pensar a realidade”, o autor Matheus da Silva Bernardes percorre a biografia deste grande filósofo para extrair o essencial de seu pensamento.

Capítulos

No conteúdo da obra, o leitor encontrará cinco capítulos com os seguintes temas: “Vida e influências”; “A realidade e a inteligência senciente”; “A realidade humana”; “Para além de Xavier Zubiri” e “Bibliografia primária e secundária”.

Aliás, segundo o autor, a grande motivação do filósofo era a superação do racionalismo e do idealismo, que tanto marcaram a filosofia ocidental a partir do século XVII. Além disso, seu pensamento também tem marcas dos avanços da ciência contemporânea, sobretudo da física. Por suas contribuições que se expandem pelas várias áreas do saber, Xavier Zubir é considerado um grande filósofo do século XX.

Matheus da Silva Bernardes é presbitero da Arquidiocese de Campinas, graduado em Teologia pela PUC-Chile, mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia da PUCSP, especialista em Teologia Pastoral pela Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia (FAJE) e doutorando em Teologia Sistemática na mesma instituição. Atualmente, é professor da PUC Campinas e membro dos grupos de pesquisa Teologia e Pastoral (FAJE) e Teologia Litúrgica e Inteligência Senciente (PUCSP).

Ademais, veja mais:

Confira 7 livros para o Dia Internacional da Mulher | Maria Madalena e companhia

Em seguida, confira 6 dicas de livros que levam esperança para 2021

Entrevista com o escritor Juan Molina Hueso | ‘Ansiedade é pecado no sentido de falta de confiança, incredulidade’

Escreve o que achou!