Wednesday, October 21, 2020

Oloture Por uma vida melhor | Quando uma jornalista vira garota de programa

Oloture – Por uma vida melhor (Òlòtūré, 2019) é  um drama policial que conta a história de uma jornalista que tenta investigar um esquema brutal de tráfico de mulheres da Nigéria. Para isso, ela se infiltra no meio de prostitutas para conhecer a realidade em que vivem e tentar descobrir os chefes do esquema e seus feitos. No entanto, ela acaba colocando sua vida em risco, tendo que se sujeitar às intempéries de uma vida de exploração, violência e total descaso.

A princípio, ela conhece a rotina das garotas de programa e consegue adentrar em algumas particularidades, o que possibilita facilidades no processo investigativo. Aliás, o filme traz em seu elenco atores e atrizes reconhecidos pelo público nigeriano, como Sharon Ooja, que é a protagonista da saga e mais alguns nomes do cinema. Dentre eles, Beverly Osias, Ada Ameh, Omowumi Dada, Blossom, Chukwujekwu e Omoni Oboli. Oloture – Por uma vida melhor tem direção de Kenneth Gyang, sobre roteiro de Yinka Ogun e Craig Fremont.

Vida na Nigéria

A saber, a Nigéria é um local demarcado por alto índice de trabalho voltado a prostituição devido à péssima condição de vida dos seus habitantes. Possui também um alto índice de desemprego e escassez econômica. Em alguns casos, esse trabalho é visto como uma espécie de escravidão ou servidão, com um mínimo de proteção, moradia e, em troca, se deve atender as exigências, regras e normas de um cafetão/cafetina. Com isso, muitas mulheres acabam se inserindo nesse mercado por cumprirem as exigências estabelecidas por essa troca. Muitas vivem em total insatisfação por se depararem com uma vida não muito atrativa ou com o mínimo de conforto, mas ainda assim, são levadas a cederem aos apelos e imposições de traficantes.

Na Nigéria, especificamente, a quantidade de mulheres que emigram para países europeus é bem elevada e deve haver um investimento para que isso ocorra. As meninas pagam um preço de tabela ou herdam algum tipo de dívida para serem traficadas, e sempre com promessas de ascensão financeira e social.

Oloture – Por uma vida melhor possui uma linguagem bem simples e cotidiana e procura evidenciar a trajetória dessas jovens desde seus lugares de origem até chegarem a seus destinos. O filme tem muitos momentos de tensão devido a brutalidade que se dá no tratamento das nigerianas. Afinal, é algo abaixo ou pior que o tratamento de animais. O filme tem cenas fortes e está em cartaz na Netflix.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, leia mais:

Aliás, conheça a luta de Zumbi dos Palmares em HQ
Educom Guarani | Conheça as produções audiovisuais de uma comunidade indígena
A Pedra Rara da Capa Comics

Escreve o que achou!