Conecte-se conosco

Cinema

Oloture Por uma vida melhor | Quando uma jornalista vira garota de programa

Publicado

em

Oloture

Oloture – Por uma vida melhor (Òlòtūré, 2019) é  um drama policial que conta a história de uma jornalista que tenta investigar um esquema brutal de tráfico de mulheres da Nigéria. Para isso, ela se infiltra no meio de prostitutas para conhecer a realidade em que vivem e tentar descobrir os chefes do esquema e seus feitos. No entanto, ela acaba colocando sua vida em risco, tendo que se sujeitar às intempéries de uma vida de exploração, violência e total descaso.

A princípio, ela conhece a rotina das garotas de programa e consegue adentrar em algumas particularidades, o que possibilita facilidades no processo investigativo. Aliás, o filme traz em seu elenco atores e atrizes reconhecidos pelo público nigeriano, como Sharon Ooja, que é a protagonista da saga e mais alguns nomes do cinema. Dentre eles, Beverly Osias, Ada Ameh, Omowumi Dada, Blossom, Chukwujekwu e Omoni Oboli. Oloture – Por uma vida melhor tem direção de Kenneth Gyang, sobre roteiro de Yinka Ogun e Craig Fremont.

Vida na Nigéria

A saber, a Nigéria é um local demarcado por alto índice de trabalho voltado a prostituição devido à péssima condição de vida dos seus habitantes. Possui também um alto índice de desemprego e escassez econômica. Em alguns casos, esse trabalho é visto como uma espécie de escravidão ou servidão, com um mínimo de proteção, moradia e, em troca, se deve atender as exigências, regras e normas de um cafetão/cafetina. Com isso, muitas mulheres acabam se inserindo nesse mercado por cumprirem as exigências estabelecidas por essa troca. Muitas vivem em total insatisfação por se depararem com uma vida não muito atrativa ou com o mínimo de conforto, mas ainda assim, são levadas a cederem aos apelos e imposições de traficantes.

Na Nigéria, especificamente, a quantidade de mulheres que emigram para países europeus é bem elevada e deve haver um investimento para que isso ocorra. As meninas pagam um preço de tabela ou herdam algum tipo de dívida para serem traficadas, e sempre com promessas de ascensão financeira e social.

Oloture – Por uma vida melhor possui uma linguagem bem simples e cotidiana e procura evidenciar a trajetória dessas jovens desde seus lugares de origem até chegarem a seus destinos. O filme tem muitos momentos de tensão devido a brutalidade que se dá no tratamento das nigerianas. Afinal, é algo abaixo ou pior que o tratamento de animais. O filme tem cenas fortes e está em cartaz na Netflix.

Enfim, veja o trailer:

Ademais, leia mais:

Aliás, conheça a luta de Zumbi dos Palmares em HQ
Educom Guarani | Conheça as produções audiovisuais de uma comunidade indígena
A Pedra Rara da Capa Comics

Cinema

Cinefantasy conta com a presença de diretores e realizadores

O festival, que ocorre até o dia 09 de dezembro, recebe diretores e realizadores de diversos países.

Publicado

em

Cinefantasy.

Cinefantasy está em sua 15ªa edição. O festival exibe longas inéditos no Brasil como AuxílioO Santo,  e o argentino Maria. Todos contarão com a presença de realizadores dos filmes. Auxílio receberá a diretora Tamae Garateguy. Já O Santo traz a produtora Eva Padró. Maria contará com a presença do diretor Gabriel Grieco. Além disso, o longa espanhol A Capela, também inédito no país, poderá ser visto no festival.

O 15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico – acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som) e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. A saber, um recorte da programação também está disponível online, para todo Brasil. Ao contrário do que se imagina, não há somente filmes de terror na programação do festival. Compõem o lineup, além de terror, longas e curtas de animação, distopia, fantasia, ficção científica e realismo fantástico. Confira aqui toda a programação.

Auxílio

Sinopse: Em 1931, Emília, uma jovem rebelde e desafiadora, é enviada por seu pai para um convento. Sua chegada desencadeia manifestações paranormais no local, que se tornam cada vez mais fortes para todos as internas, religiosas e detentas com doenças mentais, mas ainda mais para Emília, como um grito de socorro impossível de ignorar.

Auxílio estará em cartaz na quinta-feira, dia 07 de dezembro, às 18h no MIS.

Auxílio.
Crédito: Divulgação.

AUXILIO – THE POWER OF SIN

Ficção | Horror | 80′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina e Colômbia

Direção: Tamae Garateguy

Roteiro: Miguel Forza de Paul

O Santo

Sinopse: Esta é a história de Rubén, um curandeiro de origem humilde que atende seus pacientes em uma pequena sala comercial onde também mora. Sua fama é modesta, mas não suas técnicas de cura, que são extravagantes e perturbadoras. Com a aparição de Benjamin, sua sorte mudará: ele se tornará popular e gerará um culto ao seu redor, que crescerá e se tornará um santo aos olhos dos demais. Mas essa fama vai acabar sendo o seu próprio inferno.

O Santo também estará no MIS no dia 07 de dezembro (quinta-feira), porém às 20h.

O santo
Crédito: Divulgação.

O SANTO

Ficção | Drama, Fantasia | 86′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção e Roteiro: Agustin Carbonere

A Capela

Sinopse: A mãe da jovem Emma está em estágio avançado de uma doença terminal. Ela foge da situação concentrando seus esforços na comunicação com o espírito de uma menina que acredita que mora na capela de sua vila. Para isso, ela recorre a Carol, que dizem ser médium, na esperança de que ela possa ajudá-la a atingir seu objetivo.

A Capela estará em cartaz no dia 08 de dezembro, sexta-feira, no MIS, às 18h.

A capela
Crédito: Divulgação.

A CAPELALA ERMITA

Ficção | Horror | 105′ | Cor | 2023 | 14 anos | Espanha

Direção: Carlota Pereda

Roteiro: Carlota Pereda,  Albert Bertran e Carmelo Viera

Maria

Sinopse: Alina é engenheira de som de cinema. Um dia ela é convidada para fazer o som direto para um filme erótico no qual Maria Black, uma famosa estrela do gênero que havia se aposentado, participaria. Quando Maria tem um ataque cardíaco e morre no meio das filmagens, e os produtores decidem não chamar a polícia, é desencadeada uma série de eventos sinistros e inesperados que colocarão em risco a vida de todos.

Maria pode ser visto às 20h, no dia 08 de dezembro (sexta-feira), no MIS.

Maria
Crédito: Divulgação.

MARIA

Ficção | Ficção Científica | 70′ | Cor | 2023 | 14 anos | Argentina

Direção: Gabriel Grieco e Nicanor Loreti

Roteiro: Nicanor Loreti

Noite de encerramento

No dia 09 de dezembro, sábado, acontece o evento de encerramento do Cinefantasy. Nessa noite, haverá a première nacional do longa A Maldição do Queen Mary, de Gary Shore. Além disso, ocorrerá, também, a Cerimônia de Premiação, onde anunciarão os vencedores das mostras competitivas de longas e curtas, além do prêmio especial ao homenageado desta edição, o produtor Rodrigo Teixeira.

Fique, por enquanto, com o trailer do filme de Gary Shore:

Serviço

Quando: até o dia 09 de dezembro (sábado)

Onde:

MIS SP – Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – Jardim Europa)

Cine Bijou (Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação)

SPCine Play

Por fim, leia mais:

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

Crítica: Filme ‘Wonka’ surpreende positivamente e ganha suítes temáticas nos EUA

Zack Snyder leva exclusividade de Rebel Moon à CCXP23

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências