Cultura
Ópera em casa | Veja Shakespeare nos palcos
Publicado
3 anos atrásem
Por
Pedro Pessanha
Essa semana o Met traz Shakespeare nos palcos de ópera. A princípio, a programação conta com três adaptações de peças do Bardo, duas delas pelo compositor italiano Giuseppe Verdi. Além disso teremos também obras de Wagner, um Puccini encenado no velho Oeste e duas das principais óperas de Gounod. Além disso, trago também a indicação de dois canais do Youtube de apresentações nacionais com direito à legendas em português e ótimos programas. Em seguida, a programação:
O Barbeiro de Sevilha – Rossini – 20/07
Segunda-feira teremos a famosa comédia de Rossini, Il Barbiere di Siviglia, em uma montagem de 2014. A comédia de Rossini estreou em 1816, e apesar de a estréia ter sido um fracasso, a partir da segunda montagem foi conquistando enorme popularidade, sendo hoje uma das obras mais montadas. A ópera foi baseada na peça de teatro de mesmo nome do autor Pierre Beaumarchais. Aliás, é a primeira peça da Trilogia de Fígaro, famoso personagem do autor, personagem também da famosa “As Bodas de Fígaro” de Mozart, inspirada na segunda peça da trilogia. Ironicamente as óperas hoje são mais conhecidas e encenadas do que as peças de teatro que tiveram origem.
Tannhäuser – Richard Wagner – 21/07
Wagner novamente na programação, com montagem de 1982 com condução de James Levine. A obra é do início da carreira de Wagner, conta ainda com a estrutura tradicional, mas mostra já as intenções do artista de música contínua, dando um aperitivo do que viria. A saber, a história se passa no mundo germânico medieval em torno de um concurso de canto. Wagner, que também escreveu o libreto – ou poema, como preferia chamar – utiliza-se de lendas medievais do folclore germânico para contar um história de “amor trágico”.
Macbeth – Giuseppe Verdi – 22/07
Todos conhecem a história de Macbeth, sobre ganância, poder e até onde o ser humano vai para conseguir e manter o que quer. A tragédia de Shakespeare foi transposta para os palcos da ópera por Verdi. E não por acaso, Verdi possuía toda dramaticidade e potencial trágico necessário para tal feito. Composta no início da vida do compositor, só viu os palcos em 1847 em Florença. A montagem que será exibida é de 2008 e foi conduzida pelo maestro James Levine.
Roméo et Juliette – Charles Gounod – 23/07
A história de Romeu e Julieta dispensa apresentações. Já foi adaptada à todas mídias possíveis, geralmente obtendo muito sucesso onde passa. Nos palcos de ópera não seria diferente. A adaptação é de Charles Gounod, que por conta dessa ópera ficou conhecido como compositor do amor. A adaptação é parte da tradição operística francesa, uma ópera com 5 atos de música sensível e geralmente com presença de bailarinos no palco. O libreto segue a peça do Bardo, apenas dá maior ênfase nos momentos com o casal título juntos, para que apaixonados duetos sejam possíveis. A montagem apresentada é de 2007, com Anna Netrebko, Roberto Alagna e condução de Plácido Domingo.
Falstaff – Giuseppe Verdi – 24/07
Para encerrar a participação Shakespeariana da semana temos Falstaff. A ópera foi a última de Verdi, foi composta em segredo, pois o compositor temia morrer antes de conseguir concluí-la. Falstaff foi também a única comédia de sucesso do compositor, e composta segundo o modelo Wagneriano de música contínua. Verdi nos entregou em seu último trabalho uma obra prima, saindo de sua zona de conforto e experimentando formas diferentes mesmo no fim da vida.
Apesar de não ser título de nenhuma peça, Falstaff foi personagem querida e cativante de várias peças do Bardo. Teve sua primeira aparição em Henrique IV – parte 1. A peça base para a ópera foi “As alegres comadres de Windsor”. Falstaff estreou em 1893, no Teatro alla Scala de Milão, e vem sendo encenada com frequência até hoje. A montagem que será apresentada é de 1992 com condução de James Levine.
Der Rosenkavalier – Richard Strauss – 25/07
O Cavaleiro da Rosa é uma comédia do compositor alemão Richard Strauss. É uma das óperas mais celebradas de Strauss, juntamente com Salomé e Elektra. A história se passa “na época de Mozart”, segundo o libreto, e aborda o despertar do interesse sexual de um adolescente e das relações e desejos sexuais na aristocracia. Entretanto, muitas interpretações contemporâneas tem sido feitas da ópera abordando questões pertinentes ao presente. A montagem apresentada é de 2010 e conta com as vozes de Renée Fleming, Christine Schäfer, Susan Graha e Kristinn Sigmundsson.
La Fanciulla del West – Giaconno Puccini – 26/07
Essa é uma ópera não tão famosa e apresentada de Puccini. A garota do oeste se passa no oeste americano, famoso cenário de filmes western. O Western Spaghetti da ópera, com o perdão do trocadilho, é mais uma das óperas de Puccini que se passam em lugares considerados “exóticos” por ele. Estreou em 1910, justamente no Metropolitan. Foi a primeira ópera que teve estréia mundial no Met, e foi um grande sucesso nos EUA, apesar de nunca ter alcançado muito sucesso na Europa. A montagem é recente, de 2018 e conta com Eva-Maria Westbroek, Jonas Kaufmann e Željko Lučić no elenco.
As óperas são disponibilizadas diariamente no site do Met e com links no instagram.
Royal Opera’s Faust
Na última sexta (17/07) o Royal Opera House liberou em seu canal do Youtube a ópera “fausto” do compositor francês Charles Gounod. A famosa ópera segue o estilo francês, tem 3 atos e um balé no início do terceiro ato. A história se baseia na história de Fausto, do escritor alemão Goethe, onde um Homem, Fausto decidido por se matar acaba por vender sua alma à Mefistófeles em troca de conhecimento e juventude. A trágica história é um clássico na literatura e nos palcos de casas de ópera no mundo todo.
Montagens brasileiras
O canal do Youtube do Theatro Municipal de São Paulo e do Theatro São Pedro vem disponibilizando também algumas óperas e apresentações em seus canais. Do Theatro Municipal, temos algumas óperas (com legendas em português), Récitas para orquestra e coro, além de todas as sinfonias de Beethoven. As montagens das óperas e balés são muito bem feitas, e vale um especial destaque aos programas, também disponibilizados em PDF. São muito completos, com textos críticos, informações da obra e do elenco e o libreto completo na língua original e em português.
O Theatro São Pedro também está disponibilizando material. As primeiras óperas que puseram em seu canal não contavam com legendas, porém as mais recentes estão legendadas e a captura de áudio e vídeo são muito bem feitas. Além de clássicos, estão disponíveis também algumas composições contemporâneas de compositores brasileiros que estrearam no próprio Theatro.
Afinal, tanto o Municipal como o São Pedro postam novas montagens, mas sem uma frequência fixa, ou seja, vale a pena seguir seus canais e ficar de olho!
Ademais, leia mais:
Ópera Gratuita | Confira a programação da semana
Em seguida, Marcélli Oliveira usa o teatro para falar sobre suicídio
Philip Glass e “The Portrait Trilogy” | Einstein na praia e a revolução da ópera no século XX
Historiador, mestrando em história do Brasil. Se interessa por arte de todo tipo e suas ligações com história, política e com a vida.

Você pode gostar
Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta no Theatro Municipal
Ballet | ‘O Lago dos Cisnes’ volta ao Theatro Municipal a partir de 20 reais
As controvérsias de Richard Wagner, a estrela da ópera de graça da semana
Semana especial de Mozart no Met | Ópera grátis
Semana Puccini no Met | Ópera de graça
Bel Canto ganha semana especial | Ópera gratuita
1 Comentário
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cultura
Anime Friends completa 20 anos e traz ao Brasil atores de séries japonesas dos anos 80
Takumi Tsutsui, o inesquecível ninja Jiraiya, será um dos convidados
Publicado
3 dias atrásem
30 de maio de 2023Por
Redação
Os fãs das séries do estilo chamado tokusatsu, live-actions japoneses de super-heróis, uma febre no Brasil nos anos 80 estão em polvorosa. O Anime Friends, maior evento de cultura pop oriental da América Latina, acontecerá entre os dias 13 e 16 julho, no Anhembi, em São Paulo, e vai trazer pela primeira vez ao país alguns dos protagonistas de séries de sucesso que povoaram as TVs de tudo do passado.
A princípio, há confirmação das presenças de Mai Oishi, a Change Phoenix da série Esquadrão Relâmpago Changeman; Makoto Sumikawa, a Lady Diana de Spielvan; e Kiyomi Tsukada, a eterna Anrí de O Fantástico Jaspion. Além disso, os atores japoneses Takumi Tsutsui, o inesquecível ninja Jiraiya, e Takumi Hashimoto, que interpretou o personagem Manabu na mesma série, também estarão na edição comemorativa de 20 anos do evento, produzido pela Maru Division, e que deve reunir cerca de 100 mil pessoas.
Por fim, o público poderá conferir mais de 50 atrações nacionais e internacionais, e uma programação com bate-papos, áreas temáticas, exibição de animes, os tradicionais concursos de cosplay e muito mais.
SERVIÇO:
Anime Friends 20 Anos
De 13 a 16 de julho de 2023
Horários: Quinta-feira: das 10h às 21h | Sexta-feira e Sábado: das 10h às 22h | Domingo: das 10h às 21h
Local: Distrito Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo
Ingressos: A partir de R$ 65,00 (meia-entrada | 3º lote)
Mais informações: https://animefriends.com.br/sao-paulo/


Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha | Show acontece no Cesgranrio

Museu do Amanhã exibirá filmes da Mostra Ecofalante de Cinema durante a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente 2023

EO – O mundo visto pelos olhos de um burro

‘A Era de Ouro’, cinebiografia do produtor que lançou Kiss, Donna Summer e Village People, ganha nova data de estreia | Veja o trailer
Cultura


Anime Friends completa 20 anos e traz ao Brasil atores de séries japonesas dos anos 80
Takumi Tsutsui, o inesquecível ninja Jiraiya, será um dos convidados


Benjamin, o palhaço negro | Uma homenagem ao primeiro palhaço negro do Brasil
Parece até piada que notícias como a do racismo sofrido pelo jogador de futebol Vini Jr. ou um aplicativo que...


Sucessos da DreamWorks são tema de exposição imersiva que chega a São Paulo
DreamWorks Animation: A Exposição - Uma Jornada do Esboço à Tela


‘Cinderela’ estreia no Teatro Miguel Falabella com trilha sonora diferenciada
Informações e ingressos antecipados com desconto pelo whatsapp 2199596-2747.
Crítica


EO – O mundo visto pelos olhos de um burro
Foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023


Crítica | ‘Meu Vizinho Adolf’ uma dramédia impactante
'Meu Vizinho Adolf' aborda as consequências do nazismo em uma dramédia tocante.


Crítica | Meu Pai É Um Perigo
Comédia é leve, diverte e ainda traz algumas críticas de classe


Crítica | ‘A Pequena Sereia’ desenvolve os personagens melhor que a animação
Hans Christian Andersen: "Mas uma sereia não tem lágrimas, e, portanto, ela sofre muito mais"
Séries


Aruanas | Segunda temporada apresenta poluição urbana como o inimigo
Série original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo em coprodução com a Maria Farinha Filmes, acompanha a saga de ativistas ambientais


The Sympathizer – Nova série da HBO Max traz Robert Downey Jr.
Trailer mostra que o ator interpreta vários personagens.


The Acolyte | Ilha da Madeira é cenário de nova série Star Wars sobre os Sith
Destino português recebeu parte das filmagens de 'The Acolyte'


Belas Maldições – Neil Gaiman fala sobre trailer da 2º temporada
Série segue sem data de estreia mas agora temos noção de quando o trailer pode sair.
Literatura


Conheça a biografia do controverso Vladimir Putin em HQ
Obra da Conrad é uma leitura importante para quem quer entender as complexidades da política russa e suas estratégias globais


A Voz do Tempo | Conheça a história real de uma paixão entre um padre beneditino e uma jovem aristocrata
Escritora Lenah Oswaldo Cruz transforma em autobiografia manuscritos que encontrou do pai sobre o romance que chocou as sociedades paulista...


A plenitude do ser: O guia para uma vida transformada | Conheça a filosofia de Tina Turner
"Acredito que cada um de nós nasce com uma missão particular, com um propósito de vida que só nós podemos...


A Feira do Livro | Evento recebe Patricia Hill Collins, uma das mais potentes vozes do feminismo negro
Socióloga estadunidense, uma das mais importantes vozes da intelectualidade contemporânea, vem ao Brasil em junho
Música


Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha | Show acontece no Cesgranrio
No dia 02 de junho, a multiartista fará sua estreia na capital carioca


Oficina das Minas abre inscrição para aulas de violão, cavaco e percussão
Projeto Social com aulas gratuitas para mulheres


Amar e Mudar as Coisas | Daíra canta Belchior em show no Cassino Acústico
Neste trabalho, gravado ao vivo em 2016, a artista apresenta releituras intensas e autênticas de grandes sucessos


Donna Summer – Universal Music celebra a vida e obra da rainha do disco
Uma série de lançamentos com materiais inéditos estão programados para este ano
Tendências
- Cinema1 mês atrás
Crítica | Deixados Para Trás: O Início do Fim
- Cinema2 meses atrás
Crítica | O Exorcista do Papa
- Cinema1 mês atrás
Crítica | ‘Beau tem Medo’ é bizarramente bom
- Cultura2 meses atrás
Abba The Show chega ao Brasil com turnê de 11 shows
- Cinema2 meses atrás
Crítica | ‘Herói de Sangue’ é destaque no Festival Filmelier
- Cinema1 mês atrás
‘Ninguém é de ninguém’ faz pré-estreia no RJ
- Cinema1 mês atrás
Crítica | A morte do demônio: A ascensão
- Música2 meses atrás
Francisco, el Hombre | Novo show da turnê de 10 anos acontece no Circo Voador
Erica
21 de julho de 2020 at 11:47
Muito bom! 👏🏼👏🏼