Wednesday, September 22, 2021

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga estreia no Dia Internacional da Mulher

Com o intuito de ampliar a representatividade e a diversidade das alunas-instrumentistas, o Programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, criou a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga, formada exclusivamente por crianças e jovens, todas alunas da Rede Municipal de Ensino do Rio.

Composta por 47 integrantes, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga tem estreia na representativa data de 8 de março, segunda-feira, às 11 horas da manhã. Ainda por cima, conta com participação especial da cantora Elba Ramalho e transmissão pelo canal www.youtube.com/orquestranasescolas, ao vivo do Teatro da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com participação da regente convidada Priscila Bomfim. Com o batismo da nova orquestra do Programa com o nome da primeira maestrina do país, Chiquinha Gonzaga, atualizamos a mulher à frente do seu tempo que usou sua música como instrumento de voz, liberdade e oportunidade. E a estreia no Dia Internacional da Mulher simboliza a luta feminina e incentiva a reflexão sobre questões de equidade de gênero.

Equidade

Patrocinada pela Uber, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a OSJC Chiquinha Gonzaga foi criada com o intuito de ampliar as estratégias de equidade de gênero dentro do universo da música de orquestra e valorizar as instrumentistas da rede pública de ensino. Além disso, a intenção é incentivar a representatividade feminina nos mais diversos naipes de orquestra, especialmente naqueles predominantemente relacionados ao universo masculino.

A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga é uma ação especial liderada pela Daniela Maia, Presidente da Riotur, que acolheu não apenas na Cidade das Artes mas, no seu coração, a nova orquestra do Programa. Sendo a Fundação Cidade das Artes uma das maiores incentivadoras do Programa Orquestra nas Escolas, que sedia suas principais formações musicais, como a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Cidade das Artes, o Coro de Câmara Cidade das Artes e agora, também, sediará a OSJC Chiquinha Gonzaga.

Estamos com a apresentação em conformidade com os cuidados necessários para garantir a segurança das crianças e jovens integrantes da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga, bem como de seus familiares e equipe do projeto Orquestra nas Escolas.

Homenagem à Chiquinha Gonzaga

O nome da OSJC Chiquinha Gonzaga é uma homenagem à pianista, compositora e maestrina. Ela teve uma atuação corajosa e de excelência e representou um marco na música brasileira. Aliás, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, Chiquinha Gonzaga sofreu todo tipo de preconceito, mas transformou a sua música como instrumento de voz, liberdade e oportunidade.

Com a OSJC Chiquinha Gonzaga, as musicistas e alunas encontram mais um canal de identificação e oportunidade para alçarem grandes voos na música e fora dela.

Serviço:

Estreia Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Chiquinha Gonzaga

Participação especial Elba Ramalho

Data: 8 de março de 2021 | 2ªf

Horário: 11h da manhã

Local: transmissão ao vivo do Teatro Cidade das Artes

YouTube: https://www.youtube.com/orquestranasescolas

Redes sociais:

Facebook: facebook.com/orquestranasescolas/

Instagram: @orquestranasescolas

YouTube: https://www.youtube.com/orquestranasescolas

Ademais, leia mais:

Pequena Poesia Presente | Bruna Caram lança o 2º livro de poesias
Crua | Cantora Anis divulga seu primeiro single com clipe original
FARO | Fabiane Pereira apresentará programa na Nova Brasil FM

Escreve o que achou!