Saturday, November 26, 2022

Peça teatral ‘Momentos’ está na Mostra Regional de Artes Cênicas do Sesc, em junho

A Trupe Teatral Cômicos Anônimos está de volta aos palcos, com a peça teatral “Momentos” na Mostra Regional de Artes Cênicas do Sesc RJ. O espetáculo, criado durante a pandemia, em formato online, foi recentemente adaptado para palco italiano ou semi arena e tem estreia marcada para dia 17 de junho (sábado), às 20h, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis. No dia 24 (sexta-feira), a Trupe se apresenta às 19h30 no Sesc Teresópolis e no dia 30, às 19 horas, no Sesc de Nova Friburgo. A classificação etária indicativa é de 16 anos e o grupo recomenda o uso de máscaras durante os espetáculos.

O texto, de autoria da atriz e diretora teatral Daniela Santi, fala de quatro amigas, todas acima dos 50 anos de idade, que se encontram em uma situação inusitada. Depois de tanto tempo sem se ver, relembram histórias, algumas até engraçadas, trocam confidências, de forma leve, e esclarecem rusgas do passado.

Com prosa e poesia, as atrizes em cena Daniela Santi, Nivea Semprini, Scheila Santiago e Verônica Bello expõem as almas femininas de suas personagens, revelando vivências de dor e felicidade; falam sobre sensualidade e sexualidade, do preconceito que ainda nega esse direito às mulheres maduras.

Passa rápido

Para a supervisão da encenação, o SESC convidou a diretora, produtora e atriz Ana Paula Abreu. E por ser a música também um importante elemento nas montagens teatrais, Daniela Santi convidou o músico e integrante da trupe para tocar ao vivo as melodias e sons que criou especialmente para a peça, que tem duração aproximada de 50 minutos, reunindo 15 momentos diferentes, um espetáculo indicado para pessoas a partir dos 16 anos.

Segundo Daniela, “a peça pretende mostrar que a vida passa rápido demais e como é importante ter na memória momentos vividos em épocas diferentes. É o que vivemos ontem que se transforma no que é vivido hoje. Voltar ao passado, para quem tem mais de 50 anos, é uma boa reflexão sobre uma época frutífera, que a nossa geração representa uma mudança na história quando o assunto é preconceito, libertação sexual e luta pelo prazer”. E acrescenta: “é uma provocação aos jovens, em especial, para conhecerem como surgiram muitos dos direitos que são usufruídos hoje. Nossa geração viveu a ditadura na pele e essa ‘época ruim’ perdurou até os anos 80”.

Serviço:

Mostra Regional de Artes Cênicas do Sesc

Peça Teatral “Momentos”

com a Trupe Teatral Cômicos Anônimos

17 de junho (sexta-feira), às 20h – Sesc Quitandinha (Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, Petrópolis)

24 de junho (sexta-feira), às 19h30 – Sesc Teresópolis (Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea)

30 de junho (quinta-feira), às 19h – Sesc Friburgo (Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro

Classificação etária indicativa: 16 anos.

Ademais, veja mais:

Líquida | Conheça o espetáculo com inspiração nas simbologias de Iemanjá

As mães são muitas | Livro de Katixa Agirre atualiza a tragédia grega Medeia

Manual da infância | Livro ensina como criar filhos melhores para o mundo

Escreve o que achou!