Com participações de Nilze Carvalho, Gema 4, Hércules Gomes, entre outras, o grupo revisita 11 faixas do compositor e faz show na Sala Cecília Meirelles
Em 2023, completam-se 50 anos da morte de Pixinguinha, ou Pizindim, como era chamado pela avó. Ele foi um dos maiores gênios da música brasileira e desafiou normas e regras sociais sendo um homem negro, artista, compositor e instrumentista, atuando na cena cultural do Rio de Janeiro do início do século XX.
Sendo assim, após fluir por grandes referências da música brasileira como Carmen Miranda e Aldir Blanc, o septeto vocal Ordinarius lançará dia 3 de março de 2023 o seu novo álbum: “Pizindim”, uma homenagem ao grande Pixinguinha. Com produção musical e arranjos originais de Augusto Ordine, fundador do grupo, o disco traz onze faixas. Claro que há grandes sucessos como “Carinhoso”, “Lamentos”, “Um a Zero” e “Vou Vivendo. Além disso, canções menos conhecidas como “Benguelê” e “Os Cinco Companheiros”. O grupo segue um estilo de gravação com as vozes no comando da melodia, apoiadas pela percussão. O primeiro single a ganhar videoclipe será “Um a Zero”, no dia 10 de março.
O Ordinarius vai lançar o disco com um show inédito dia 4 de março, sábado, às 19h, na abertura da temporada 2023 da Sala Cecília Meirelles. No repertório, as músicas de “Pizindim” e outros clássicos da MPB. Ingressos a $20 (meia) e R$40 (inteira) à venda no link: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/ed8aba894599df8cbda22c0a8be59a2ab4af2d41
Um dos destaques de “Pizindim” são as participações: o festejado grupo vocal cubano formado por mulheres, Gema 4, em “Os Cinco Companheiros”; Nilze Carvalho fazendo a voz solo em “Carinhoso”; o pianista Hércules Gomes em “Parangolé”; a sanfona do compositor Marcelo Caldi em “Naquele Tempo”; e Ricardo Vieira no violão em “Benguelê”. O Ordinarius é formado por Augusto Ordine, Maíra Martins, Fabiano Salek, Matias Correa, Beatriz Coimbra e Antonia Medeiros nas vozes e por Mateus Xavier na percussão.
Em seguida, veja o clipe do Ordinarius, “Os Cinco Companheiros”:
Após “Pizindim”, o Ordinarius – que tem como referência musical o grupo inglês The Swingle Singers (hoje, The Swingles) e o argentino Buenos Aires 8 – investirá em seu trabalho autoral com novas músicas previstas para 2023.
Por último, leia mais:
Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)