O Porto nas Vozes da Lusofonia | Podcast fala com estudantes de países lusófonos

A ideia de fazer um podcast surgiu durante uma aula em que a ideia seria desenvolver um projeto que pudesse ser colocado em prática com os recursos imediatos, ou seja, à nossa disposição, o mais eficazmente possível. O nome do podcast foi escolhido obviamente em função do tema: O Porto nas Vozes da Lusofonia. Passo a explicar, sou estudante da Faculdades de Letras da Universidade do Porto. Enquanto estudante proveniente de um país lusófono, Cabo Verde, senti o compromisso de passar uma mensagem positiva e realista sobre o que é estudar no Porto e na Universidade do Porto (UP).

Assim, o programa O Porto nas Vozes da Lusofonia encontra-se enquadrado no projeto cultural Casa Comum da Universidade do Porto. É uma nova plataforma desenvolvida pela Reitoria da UP. Ela consiste na divulgação de podcasts e outros conteúdos que visam retratar e refletir diversos aspetos presentes no nosso cotidiano. Então que assuntos esse podcast aborda? Basicamente o programa O Porto nas Vozes da Lusofonia é um espaço dedicado à partilha de histórias de estudantes oriundos de países lusófonos e que se encontram a estudar na Universidade do Porto. O intuito é darem a conhecer as suas vivências na cidade do Porto e realçarem os aspetos culturais que mais lhes saltam à vista no contacto com a cidade.

Estatísticas

De acordo com as estatísticas a universidade do Porto tem recebido cada vez mais estudantes de diferentes nacionalidades. São diferentes programas e os estudantes lusófonos fazem parte deste amplo leque. Assim, a integração desses
estudantes é um dos principais fatores para a realização deste podcast, pois a integração é fundamental para o desempenho académico e também para que se sintam em casa. Neste momento o programa conta com quatro episódios, em que quatro alunos de quatro países lusófonos diferentes revelam os seus “segredos” que a cidade do Porto guardou. Para todos os estudantes provenientes de países que têm a língua portuguesa em comum, desfrutem da cidade do Douro, pois ser estudante do Porto é…

Afinal, escute:

Ademais, conheça outros podcasts:

Vai pra Cuba | Confira uma viagem pela ilha polêmica
Além disso, tem Marcelo Monteiro falando de Cosmogonia Africana
Por fim, Ana Catão fala sobre dança afro
Anúncios

Escreve o que achou!