Conecte-se conosco

Cultura

Confira a programação do CCBB RJ para a 17ª edição da Primavera dos Museus

O tema deste ano é “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”

Publicado

em

primavera dos museus ccbb

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro está realizando uma programação especial em comemoração à 17ª edição da Primavera dos Museus. Esta semana especial ocorre de 18 a 24 de setembro de 2023, com o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”.

Durante esta semana, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro destaca diversas atrações. A princípio, a exposição “Heitor dos Prazeres é Meu Nome” celebra a cultura negra e o trabalho do multiartista Heitor dos Prazeres, que retratou a felicidade e o cotidiano do povo negro. A exposição, que já recebeu mais de 270 mil visitantes, está em seu último dia, 18/09, e agora possui um espaço especial de celebração no hall da biblioteca no 5° andar.

Além disso, a nova exposição “Um Certo Brasil – na visão de cinco fotojornalistas” está em exibição no 4° andar, junto ao Museu Banco do Brasil. Ela apresenta fotografias do acervo que destacam uma população frequentemente invisibilizada e esquecida.

Babilônica Tropical

Por outro lado, no teatro, o espetáculo “Babilônia Tropical: A Nostalgia do Açúcar” aborda as contradições de gênero, classe e raça que persistem até hoje, explorando a Recife do século XVII. Haverá também um debate especial com o tema “Como ver a cultura no Brasil Colonial que Insiste em Existir” em 24/09, domingo, às 15h, com a participação da pesquisadora Aza Njeri e membros do elenco e equipe do espetáculo.

Por fim, o CCBB Educativo está organizando um painel temático especial em 23/09, sábado, às 14h, com três convidadas debatendo sobre “Memória e Democracia”. Entre as participantes, estão a atriz Melissa Coelho, a artista Agrippina Manhattan e a Professora Doutora Ione do Carmo.

A saber, a Primavera dos Museus é uma iniciativa anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que envolve museus e instituições culturais em todo o Brasil. O tema deste ano, “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, busca reconhecer e valorizar a contribuição desses grupos na produção de suas próprias memórias. A 17ª edição ocorre de 18 a 24 de setembro.

Afinal, Você pode encontrar mais informações e a programação completa no site: bb.com.br/cultura

Ademais, mais:

Saiba como foi a Rio Innovation Week 2022

Crítica | I Wanna Dance with Somebody: A História de Whitney Houston

José Araújo lança clipe de ‘Ciranda’, filmado no Quilombo Cafundá Astrogilda

Cultura

CSI: Vegas estreia com exclusividade na AXN

A série é um spin-off de CSI: Crime Scene Investigation.

Publicado

em

Grissom e Sara em CSI: vegas

Quem hoje é viciado em podcasts e séries de crimes reais decerto foi ávido espectador de séries policiais. Pois uma das primeiras séries dos anos 2000 está de volta. Na verdade. Está com um spin-off. Dia 5 de outubro estreia CSI: Vegas, série derivada do primeiro CSI: Crime Scene Investigation, que também se passava na cidade. A produção acompanha as investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, nos Estados Unidos. O programa popularizou o gênero ao redor do mundo, tornando-se a série mais assistida dos EUA em 2005 e arrebatando seis prêmios Emmy em mais de uma década de história.

Nova trama, velhos personagens

Após sete anos sem novos episódios, a equipe está de volta, com uma ameaça que coloca o laboratório criminal em perigo. Põe, também, em cheque casos solucionados no passado. O novo time de investigadores retorna à cidade do pecado, onde tudo começou, e vai implementar técnicas forenses de ponta para preservar e servir a justiça no local.

Gil Grissom (William Petersen), entomologista forense e encarregado do Laboratório Criminal de Las Vegas nas primeiras nove temporadas do programa original, vai sair de sua aposentadoria iniciada em 2008 e voltar ao laboratório após um grande amigo sofrer um atentado e precisar da sua ajuda. Quem também está de volta é Sara Sidle (Jorja Fox). Ela havia renunciado ao cargo de diretora do Laboratório para se reunir com seu ex-marido Grissom, mas a mesma situação a faz retornar para a equipe em busca de justiça e respostas.

Elenco renovado

Porém, novos profissionais irão se unir à Grissom e Sara. Na verdade, os veteranos irão se juntar à equipe atual. Maxine “Max” Roby (Paula Newsome) é a supervisora do turno noturno do Laboratório e atual comandante dos CSIs. Joshua Folsom (Matt Lauria) é o investigador nível III que lidera os casos de perícia. Completam o time Allie Rajan (Mandeep Dhillon), uma imigrante que parte para Las Vegas para realizar o sonho de se tornar uma CSI nível II, como também Chris Park (Jay Lee), nível I que vai auxiliar o time nos novos desafios.

Quem aí já está doido pra ouvir as primeiras notas de “Who Are You”, da banda britânica The Who, e sentir os pelos arrepiarem? CSI: Vegas, criada por Anthony E. Zuiker, chega ao Brasil com exclusividade no AXN na, quinta-feira, às 22h.

Por fim, leia mais:

Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil

Conheça ‘Toda luz que não podemos ver’, a nova minissérie da Netflix

Direção de Fotografia, o que é e para que serve

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências