Em 2023, a ArtRio expande seu espaço e a variedade de conteúdo para os visitantes, com a participação de cerca de 75 galerias e instituições de arte. O evento ocorre de 13 a 17 de setembro, na Marina da Glória, ocupando um espaço 25% maior em comparação ao ano anterior.
Durante a semana da feira, a organização espera receber mais de 100 colecionadores e curadores convidados de várias partes do mundo, incluindo visitantes dos Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. A programação inclui visitas a museus, instituições, galerias, ateliês e coleções privadas, como parte do projeto Collectors Program, apoiado pela PRIO.
Terra e Mar
O espaço da ArtRio será dividido em duas áreas principais: TERRA, localizado no pavilhão central da Marina da Glória, e o pavilhão MAR, que teve sua área expandida na esplanada com um projeto desenvolvido pelo arquiteto Pedro Évora. Além disso, haverá um Jardim das Esculturas apresentando obras de maior escala.
O Comitê Curatorial da ArtRio 2023, responsável pela seleção das galerias participantes, é composto pelos seguintes galeristas: Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (diretora da Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte) e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).
Em seguida, conheça os programas e as galerias e instituições participantes da ArtRio em 2023.
PANORAMA
Este programa conta com galerias que têm uma presença estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.
Galerias Participantes:
- A Gentil Carioca – Rio de Janeiro
- Acervo Galeria de Arte – Salvador
- Almeida & Dale Galeria de Arte – São Paulo
- Amparo 60 – Recife
- Anita Schwartz Galeria de Arte – Rio de Janeiro
- Athena – Rio de Janeiro
- Aura – São Paulo
- Bordallo Pinheiro – Portugal
- Carbono Galeria – São Paulo
- Casa Triângulo – São Paulo
- Cassia Bomeny Galeria – Rio de Janeiro
- Dan Galeria – São Paulo
- Danielian – Rio de Janeiro
- Fólio – São Paulo
- Fortes D`Aloia & Gabriel – São Paulo / Rio de Janeiro
- Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
- Galatea – São Paulo
- Galeria de Arte Ipanema – Rio de Janeiro
- Galeria Estação – São Paulo
- Galeria Francisco Fino – Lisboa (Portugal)
- Galeria Lume – São Paulo
- Galeria MaPa – São Paulo
- Galeria Marco Zero – Recife
- Galeria Marilia Razuk – Rio de Janeiro
- Galeria Mario Cohen – São Paulo
- Galeria Movimento – Rio de Janeiro
- Galeria Murilo Castro – Belo Horizonte
- Galeria Raquel Arnaud – São Paulo
- Galería Sur – Punta del Este (Uruguai)
- Galleria Continua – San Gimignano (Itália) / Roma (Itália) Pequim (China) / Boissy-le-Châtel (França) / Havana (Cuba) / Jumeira (Dubai) / São Paulo / Paris (França)
- Gustavo Rebello Arte – Rio de Janeiro
- Hilda Araujo Escritório de Arte – Rio de Janeiro
- Inox | Galeria Radiante – Rio de Janeiro
- Janaina Torres Galeria – São Paulo
- Lemos de Sá Galeria – Belo Horizonte
- Luis Maluf Galeria de Arte – São Paulo
- Matias Brotas Arte Contemporânea – Vitória
- Mendes Wood DM – São Paulo
- Mercedes Viegas Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
- Millan – São Paulo
- Mul. ti. plo – Rio de Janeiro
- Nara Roesler – São Paulo / Rio de Janeiro / Nova York
- Paulo Kuczynski Escritório de Arte – São Paulo
- Piero Atchugarry Gallery – Miami (EUA)
- Pinakotheke – Rio de Janeiro / São Paulo / Fortaleza
- Portas Vilaseca Galeria – Rio de Janeiro
- Rodrigo Ratton – Belo Horizonte
- Silvia Cintra + Box 4 – Rio de Janeiro
- Simões de Assis – Curitiba / São Paulo
- Steiner – São Paulo
- Vermelho – São Paulo
- Zipper Galeria – São Paulo
VISTA
Este programa é dedicado a galerias mais jovens, com até 10 anos de existência, apresentando projetos expositivos desenvolvidos especialmente para a feira.
Galerias Participantes:
- ArteFASAM – Belo Horizonte
- Carcará – São Paulo
- Gisela Projects – Nova York (EUA)
- Jackie Shor Projects – São Paulo
- Martha Pagy Escritório de Arte – Rio de Janeiro
- Sergio Gonçalves – Rio de Janeiro
SOLO
Pelo segundo ano consecutivo, o curador Ademar Britto lidera o programa SOLO, com a participação de 16 galerias apresentando projetos expositivos originais dedicados a um único artista. Em 2023, o programa inclui galerias estrangeiras, ampliando a diversidade e oferecendo uma visão profunda da produção recente de artistas renomados, tanto nacionais quanto internacionais.
EXPANSÃO
A inclusão cultural, social e educacional é um pilar importante da ArtRio. O programa Expansão dedica espaço a instituições que utilizam a arte para promover inclusão de diferentes formas. As instituições selecionadas pelo comitê têm estandes onde podem apresentar sua missão, atividades e resultados, além de vender obras para apoiar seu trabalho.
Prêmio FOCO
Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio FOCO é apresentado pelo Instituto Cultural Vale e reconhece seis artistas brasileiros por seus trabalhos. Os vencedores receberão prêmios, incluindo residências artísticas no país e exposições na ArtRio 2023. O prêmio destaca artistas visuais brasileiros com até 15 anos de carreira.
Jardim das Esculturas
Uma galeria de arte ao ar livre apresentada pelo Shopping Leblon, com obras de grandes dimensões de artistas modernos e contemporâneos. As obras interagem com o cenário da Baía de Guanabara e os visitantes, incentivando novas formas de ver e interagir com a arte.
MIRA
Um programa dedicado à videoarte com curadoria da Cinemateca do MAM. A mostra “Deslocamentos” inclui obras de artistas visuais e realizadores que exploram as relações entre cinema e artes visuais.
Conversas ArtRio
Realizadas durante a feira, as Conversas ArtRio convidam curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte para discutir temas contemporâneos relacionados às artes, curadoria, colecionismo e mais.
Lançamentos de Livros
A PRIO terá um lounge no Pavilhão MAR para lançamentos de livros, encontros com autores, artistas, curadores e críticos de arte.
14/09 – Quinta-feira
- 15h30 – Lançamento do livro “Camille Kachani, o exílio como motor da obra”, de autoria de Paulo Herkenhoff, e bate-papo do curador e crítico de arte com o artista
Publicação reúne trabalhos produzidos ao longo da trajetória de 30 anos de carreira de Camille Kachani, acompanhadas de um ensaio do curador e crítico Paulo Herkenhoff, que reflete sobre o trabalho da artista a partir de um olhar envolvendo filosofia, linguística, psicanálise, ciências políticas e religião.
- 17h30 – Lançamento do livro “Bem-Vindo (ao Rio) / Welcome (to NYC)” de Marcos Chaves
A conversa entre Marcos Chaves, Maria Lago, editora e fundadora da Familia Editions, e Camila Bechelany, curadora da Galeria Nara Roesler sobre o livro-obra do artista.
15/09 – Sexta-feira
- 16h – Bate-papo com as duplas de artistas e curadores e lançamento dos livros da Coleção Subúrbio Singular: Jovens Artistas Contemporâneos
A coleção inaugura com três livros inéditos e dedicados ao trabalho dos artistas Ana Hortides, Andréa Hygino e André Vargas, que, respectivamente, acompanham um texto crítico dos curadores Pollyana Quintella, Raphael Fonseca e Silvana Marcelina.
- 17h30 – Lançamento do livro “Volume 3” de Raul Mourão e bate-papo do artista com o curador Eucanaã Ferraz sobre seu processo de trabalho
Volume 3 é a terceira edição do LIVROREVISTA de Raul Mourão, que apresenta os principais registros do percurso expositivo do artista entre 2018 e 2022. A publicação conta com textos críticos que estabelecem um panorama sobre sua produção em diálogo com questões estéticas, sociais e políticas.
16/09 – Sábado
- 16h – Lançamento do Livro “Hackeando o Poder: Táticas de Guerrilha para Artistas do Sul Global” e Bate-Papo com Carollina Lauriano, Isabel Portella e Priscila Rooxo, e mediação de Maybel Sulamita
Para o lançamento do livro organizado pela Rede NAMI e publicado pela editora Cobogó, artistas e curadoras se reúnem para conversar sobre a obra, considerada um dos marcos da virada feminista da arte brasileira no século 21. Após o lançamento, haverá sessão de autógrafos com as autoras.
17/09 – Domingo
- 16h – Lançamento de “Outros Centros – Guia Periférico Carioca das Artes Visuais” e bate-papo com Anna Luisa (Coordenadora Galpão Bela Maré) e Junior Negão (Diretor e curador Ghetto Colletiv), mediação Alexandre Silva.
O projeto “Outros Centros” chega à segunda edição, com apoio da ArtRio, compartilhando o mapeamento atualizado de iniciativas em artes visuais localizadas em territórios populares, favelas e subúrbios do Rio de Janeiro. O bate-papo vai reunir representantes do Galpão Bela Maré e do Ghetto Colletiv, situados na Favela Nova Holanda e no Engenho de Dentro, com mediação de Alexandre Silva.
Plataforma ArtRio – Calendário Anual
- CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte: Roteiro de galerias e espaços culturais com exposições, debates e visitas guiadas.
- Portal da ArtRio: Reúne eventos de arte no país, entrevistas com artistas e curadores, além do marketplace da ArtRio.
- ArtRio Social: Visitas guiadas a museus e instituições culturais com crianças e jovens de escolas públicas e ONGs.
- ArtRio Educação: Leva instalações artísticas interativas a espaços frequentados por diversos públicos, promovendo acessibilidade e estimulando o conhecimento.
- Conversas ArtRio: Encontros para debater temas relevantes para o segmento de arte no país, transmitidos ao vivo pelo Instagram.
- Intervenções ArtRio: Exposições coletivas em espaços públicos para levar a arte onde o público está.
Serviço:
ARTRIO 2023
Data:14 a 17 de setembro (quinta-feira a domingo)
13 de setembro – Preview das 13h às 21h
14 a 16 de setembro – das 13h às 21h
17 de setembro – das 12h às 20h
- Ingressos: Venda no site
Inteira R$ 80 / Meia R$ 40
- Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
- Estacionamento no local, sujeito a lotação
- Metrô: Estação Glória
Ademais, leia mais:
Kinoplex abre pré-venda do Festival Ópera na Tela 2023
Crítica | Auto da Compadecida, a Ópera
Dudamel e a Ópera de Paris | Entenda a trajetória do maestro venezuelano